quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Lenda do Chamado a Jogar: a corrente do bem via rede social



O vídeo acima, uma iniciativa que merece ser divulgada e que pouco aparece na grande mídia, chamada Play The Call (algo como O Chamado a Jogar), que descobri via Google + de Elenara Stein Leitão, arqueiteta de Porto Alegre, RS, Brasil, e editora do blog Arquitetando Ideias.
De acordo com Elenara: Play The Call é uma iniciativa do arquiteto e urbanista brasileiro, Edgard Gouveia Júnior que é diretor executivo da ONG Instituto Elos e faz um trabalho para mudar o mundo. E faz isso com um trabalho em equipe e ações focadas na realidade próxima, usando a mobilização via internet e redes sociais. Segundo ele, os jovens tem algumas características que devem ser respeitadas e aproveitadas:

Aproveitam os horários livres para trabalhos de curto prazo (VELOCIDADE)
Encontram soluções grátis ou quase isso (GRATUIDADE)
Diversão em grupo (DIVERSÃO)

E, ainda, segundo Elenara: "foi pensando assim que se criaram vários grupos no que ele chama de microrevoluções. E vai lançar o PLAY THE CALL, uma imensa gingana on-line onde se vai poder reunir gente e realizar várias missões que podem ir desde plantar uma árvore, reformar uma praça, limpar rios. Ou seja, se reúnem as pessoas via virtual para ações na vida real, brincando de fazer o bem. E o brincar é que faz toda a diferença."
Conforme Edgar Gouveia Junior (vejam vídeo de sua motivadora e divertida fala ao TED, mais abaixo):

“O Play The Call vai permitir que participantes do mundo todo se comuniquem e troquem experiências aprendendo uns com os outros, se incentivando mutuamente. Se você chama os amigos para trabalhar, fica difícil. Mas chamar para brincar é muito melhor”

“Só brincando somos capazes de voltar a ser crianças, nos desprender dos preconceitos e ativar o que há de melhor em nós mesmos para jogarmos juntos”

"Seja lá o que você faça, seja lá qual for o seu “chamado” no mundo, não lute por isso. Não se sacrifique. Brinque com isso. Adicione felicidade e permita que todos os seus amigos possam participar também. O mundo que a gente está sonhando construir já começa aqui e agora. Não só lá na frente. "



Iniciativas como estas estão conectadas ao potencial da atual geração, de jovens que estão conectados, que sabem compartilhar conhecimentos em rede, mas que necessitam de outras pessoas para dar sentido ao Jogo da Vida, e a receber este Chamado para a solidariedade e não apenas competirem em programas ditos Reality Show, em que pessoas ficam confinadas numa casa fazendo intrigas para ganhar um prêmio milionário. Esta lógica perversa é o oposto da lógica da rede (web) e da rede social que cada um cria, ou deveria criar. A corrente do bem começa por cada um de nós, e como dizia gandhi: "Seja a mundaça que desejas para o mundo".

Edgard Gouveia Jr. é um arquiteto especializado em bioarquitetura e tecnologia intuitiva e pós-graduado em jogos cooperativos. Fundador do Instituto Elos e do programa Guerreiros sem Armas, está na ponta da pesquisa aplicada sobre como mudar o mundo.

Um jogo cooperativo, livre e social, usando o potencial de cada um que está disponível para mudar o mundo, através de pequenas ações. Fantástica ideia. Uma verdadeira rede social com caráter e função social. Guerreiros sem armas. Demais! A dinâmica de grupo, intitulada "toco-colo" demonstra na prática como se forma uma rede social... Isto sim é um reality show... Rápido, divertido e sem botar a mão no bolso... Brincar de viver, vivendo de forma solidária.
Visitem o portal Play The Call, link abaixo, onde é possível se cadastrar para jogar este JOGO DA VIDA:

PLAY THE CALL

Play The Call, no Facebook: https://www.facebook.com/playthecall

Nenhum comentário:

Postar um comentário