quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Do Outro Lado do Espelho (curta-metragem)



O vídeo acima, Do Outro Lado do Espelho, de 2010, é um criativo curta-metragem, numa releitura do clássico da literatura mundial Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que descobri por acaso no You Tube.
O curta conta a história de ma menina, chamada Alice, que quando os pais brigam atravessa o espelho do quarto, se refugiando num mundo imaginário. É uma interessante abordagem dos filhos como reflexos de seus pais e do comportamento espelhado os jovens têm a respeito dos adultos.
Atualmente, diante da crise familiar, que repercute na escola, outros são os espelhos que os jovens utilizam para atravessar tais situações, como TV, internet, videogames e até em casos mais drásticos, as drogas, quando os pais são omissos e/ou ausentes. Já cantara Renato Russo na canção Índios: "Nos deram espelhos e vimos um mundo doente". De nada adiante atravessar os espelhos à procura do que não encontra em casa...
O distanciamento familiar, e a escola como espelho e reflexo da sociedade. Muitas vezes os sonhos das crianças são substituídos por projeções dos pais, através de suas frustrações.
No País das Maravilhas, do outro lado do espelho, os pais de Alice são uma idealização... No mundo real, a lógica dos adultos é outra, e as relações familiares estão sujeitas e quebras de espelhos e cristais. Saber lidar com a separação é o desafio de pais que não convivem mais sob o mesmo, mas que têm filhos em comum.
"Você não vai ter um professor a vida inteira, menina. Têm coisas na vida que a gente aprende sozinha", disse tia Lu à Alice, e é fato... As maiores lições que termos um dia, serão dadas pela Dona Vida e pelo seu Tempo, dois dos maiores educadores que podemos ter.
Alice, ao subir pela chaminé, encontra no jardim da casa um curioso professor: seu avô. Este professor quer separar tudo em pedras brancas e pretas, num imenso tabuleiro de xadrez, e Alice tem uma visão de mundo mais multicolor.
Por fim, Alice entra em uma mala, do outro lado do espelho, e esta é uma passagem de volta, um rito de passagem para o mundo real, para o enfrentamento das situações do cotidiano, retornando ao seu quarto imaginário, atravessando novamente o espelho e reencontrando a sua mãe...
Um belo material para refletir no ambiente escolar sobre pais e filhos.
Vejam também outro criativo vídeo, com enfoque educacional, chamado Alice no País da Matemática (Sempre é bom lembrar que Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, além de escritor e poeta, era matemático):



Abaixo, o clássico da animação Alice no País das Maravilhas (1951):

Nenhum comentário:

Postar um comentário