domingo, 9 de dezembro de 2012

Marcos Meier: exemplos positivos e negativos aos filhos



O ótimo vídeo acima, Exemplos positivos e negativos aos filhos, trata-se de entrevista com o educador e psicólogo Marcos Meier sobre o que eu chamo de "A pedagogia do exemplo" que todo educador, seja pai ou professor, deva ter aos seus filhos/alunos.
Em um tempo em que cada vez mais as crianças tornam-se autodidatas, aprendendo por sua própria conta e risco sobre tudo e todos (via TV, web, games etc), sem a devida contextualização de pais e professores, sem conhecer valores nem limites, eis o grande desafio do educador (em sentido amplo) do século XXI.
Dialogar, contextualizar, exemplificar as coisas é o caminho melhor... Além da autocrítica, pois muitas vezes cobramos de filhos e alunos algo que não fazemos (ou se fazemos, não explicamos o seu motivo, principalmente em atividades educacionais, tipo: pra que serve isso?), e nem nos damos conta disso... A criança e o jovem exercitam a lógica pura, que o adulto, com o tempo, por conta das convenções sociais e tudo mais, passar a "flexibilizar"... Tais contradições são percebidas no ambiente escolar, e se não discutidas e exemplificadas, ou até reconhecidas e corrigidas, impedem a devida interação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário