sábado, 29 de dezembro de 2012

As aparências enganam: música, educação e sociedade



O vídeo acima, que descobri no You Tube, trata de apresentação do jovem Andrew De Leon (19 anos), no concurso de aspirantes a cantor Got Talent. Quando todos esperavam ouvir um som pesado (rock'n roll), Andrew surpreende com uma voz suave, melódica e afinação perfeita.
Já no vídeo abaixo, outra grata surpresa, no Got Talent da Tailândia.
Uma pessoa com duas vozes incríveis. Seu nome completo é Nuntita Khumpiramon. Segundo o You TUbe, A música que ela canta é um remix de duas canções: 1. 'Yahk roo tae mai yahk taam' por calorias Blah Blah (em sua voz feminina) 2. 'Antipático' por Mild (em sua voz masculina).



Dois vídeos que servem para motivação e, acima de tudo, reflexão no ambiente escolar e na sociedade, por que trata de valores como o respeito ao diverso de nós, de não pré-julgar apenas pelas aparências, e de ver que rótulos servem para vender produtos, e não marcar pessoas. Que as pessoas são muito mais do que aparentam à primeira vista. E que todo aluno tem um talento nato, só dependendo do devido tempo para a sua descoberta. mas que o bom educador poderá utilizar a arte e cultura para interagir com a turma em projetos educacionais, como um catalisador e motivador de trabalhos em grupo.

2 comentários:

  1. Zé, o que é isso!

    Meu caro, esse vídeo desconstrói todos. É um exemplo claro de como somos reflexo de nossa sociedade e que nossa luta por não transmitir, e/ou perpetuar seus valores, exige uma atenção constante de nossos atos. Entretanto, o sentir é mais rápido do que a sua conscientização, dessa forma, quando nos pegamos sentindo um sentimento de estigmatização nos sentimos desconcertados. Pensamos: até eu que me vigio tanto para não ser assim, não estou livre de sentir estes sentimentos.

    É a dialética de nossos sentimentos.

    Muito bom os vídeos, vou baixar pro meu arquivo pessoal.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leo.
    A vida é uma surpresa constante, principalmente quando nos surpreendemos com nós mesmos... Estes dois vídeos que achei por acaso, é um desses achados que nos provocam diversas reações, e que nos fazem refletir sobre a condição humana, acima de tudo... A emoção do Andrew, tremendo o lábio ao iniciar o canto e a emoção depois de concluir a ópera é um algo muito verdadeiro em um mundo tão dominado pelo parecer mais do que por ser algo ou alguém. Da mesma forma a apresentação de Nuntita (que confesso que até agora não sei se é Vitor ou Vitória, e nem me importa muito este detalhe, mas a beleza da voz em sua dupla sonoridade).
    Que bom que podemos garimpar momentos como estes e poder compartilhar com outros.
    Um abraço, amigo.

    ResponderExcluir