quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Musicoterapia e autismo: um canal de vídeos no You Tube



O vídeo acima é um dentre os diversos do canal Musicoterapiautismo, que descobri através do Facebook de Ivany Soares, de Belo Horizonte, MG, Brasil.
No caso do referido vídeo, "mostra interações musicais - no amplo espectro de atividades que abrange a musicoterapia - com um menino com diagnóstico de síndrome de Asperger e hiperatividade".
Conforme apresentação do próprio canal:
"A exposição deste trabalho pretende abrir um diálogo com leigos e profissionais do assunto que tenham, como nós, interesse em ampliar a visão sobre o autismo e a musicoterapia. Este vídeo mostra o trabalho com uma criança com autismo."
Contato poderá ser feito através do e-mail: clarisseprestes@gmail.com
A música, sempre digo, é uma linguagem universal, e se inserida em atividades pedagógicas, além de terapia é um ótimo recurso de interação, seja na educação infantil, na educação especial, como em qualquer área de ensino e aprendizagem.
Já tenho sugerido usar letras de músicas de MPB, funk, rap e outros para trabalhar história, arte e cultura, bem como clipes que parecem curtas, para projetos de incentivo à leitura e produção textual, através da leitura de imagens.
Vejam abaixo link para o referido canal de vídeos no You Tube, onde é possível conhecer diversas propostas de atividades, utilizando a música como terapia:

MUSICOTERAPIAUTISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário