sábado, 30 de março de 2013

A Música dos Números Primos (documentário da BBC sobre matemática)



O vídeo acima, A Música dos Números Primos, ótimo documentário da BBC de Londres, que encontrei no You Tube e que recomendo aos professores de matemática, para motivar seus alunos para os fundamentos e importância da disciplina. Inclusive, mostrando a história da informática e da computação a partir da matemática.
Um ótimo material sobre o Universo Matemático e suas múltiplas possibilidades de uso educacional, demonstrando essa "musicalidade", harmonia, sinfonia dos números primos, utilizando as TIC e mídias como apoio.
Abaixo, apresentação do documentário no You Tube:

"A cerca de dois mil anos um enigma matemático confundia a cabeça das mentes mais fantásticas do mundo. Era um tipo de problema que necessitava de matemáticos corajosos o suficiente para enfrentá-lo, alguns entraram em desespero, outros ficaram muito bravos e alguns tentaram até o suicídio. Sendo ainda esse o mistério que fez parte da vitória britânica sobre o nazismo alemão, e que foi fundamental para a invenção do computador e que lançou luz sobre o comportamento dos átomos. Qual é o grande mistério da matemática? O mistério que desafiou matemáticos durante séculos é o enigma dos números primos. Esse é o grande problema insolúvel da matemática.
Essa é a história de alguns que tentaram desvendar o segredo desses números."


E o Educa Tube, parafraseando slogan de propaganda do Canal Futura: "Não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas". E de fato, se analisarmos este documentário, o famoso e milenar enigma dos números primos, ainda sem solução, levou matemáticos, cientistas, intelectuais e outras mentes brilhantes, se não a sua resolução, mas por conta do enigma em si, a encontrar outras formas de ver o mundo, inclusive, gerando a computação, a informática e o mundo como o vemos hoje.

Um comentário: