terça-feira, 19 de março de 2013

O dançarino da areia e o processo de educar pelo exemplo



O incrível vídeo acima, Sand Dancer (Dançarino da areia), descobri por mera casualidade no You Tube, mas é um desses momentos diferenciados, que me promoveu uma profunda reflexão sobre arte, cultura e educação.
Petter Donnelly é o dançarino que faz diversos desenhos na areia, munido apenas de um ancinho (material de jardinagem, adaptado para fazer arte), na beira da praia. Impossível ver as imagens do alto da passarela e não pensar, inicialmente, nos famosos círculos ingleses nos campos de trigo da Inglaterra.
O local para a criação dos desenhos foi New Brighton Peir, Christchurch, New Zealand (Nova Zelândia), em 2006.
Porém, como educador, ao assistir estes 10 minutos de vídeo e ver a alegria de Donnelly, sua dança e o resultado de suas obras, impossível não pensar no trabalho diário de um bom professor, que dia após dia faz suas "esculturas", suas lições (modelagens) e ensinamentos aos alunos, sabendo que breve o vento e as águas do mar irão apagar tudo e no dia seguinte ele terá que recomeçar sua empreitada.
"Educar é ter a consciência do inacabamento", disse-o bem o grande educador Paulo Freire, em sua Pedagogia da Autonomia.
De fato, educar é como fazer estes desenhos na areia, consciente de que a imagem ficará na memória dos transeuntes (dos educandos), que poderão seguir aquele exemplo - a pedagogia do exemplo, que sempre reitero, do espelhamento dos alunos e filhos nos professores e pais -, buscando na simplicidade e na alegria formas diversas de aprender e ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário