segunda-feira, 4 de março de 2013

The Six Dollar Fifty Man: curta-metragem, bullying e educação

The Six Dollar Fifty Man from NZ Shorts on Vimeo.


O belo e sensível vídeo acima, The Six Dollar Fifty Man, trata-se de curta-metragem (2009) com direção de Mark & ​​Louis Sutherland, da Nova Zelândia, e descobri no Vimeo. Uma pequena obra-prima, feita com poucos diálogos e a força das imagens que falam por si. Resumo: Em 1970, na Nova Zelândia, The Six Dollar Fifty Man segue Andy, um menino corajoso de 8 anos de idade que é forçado a sair de seu mundo de faz de conta povoado por super-heróis para lidar com valentões no recreio escolar.
Não consegui uma tradução apropriado para o título do vídeo. "Homem 50 de Seis Dólares"? Talvez uma alusão ao boneco de uniforme vermelho de Andy, que acompanha o menino aonde quer que ele vá, inclusive em seus saltos dos telhados.
Um belo material para trabalhar arte e cultura, bullying e linguagem. Arte por se tratar de um curta-metragem com atores, em sua maior parte, crianças, com muito talento; bullying pois toda a história trata do isolamento daqueles jovens (e o menino é um desenhista talentoso) que pela timidez sofrem perseguição dos valentões, que sempre atuam em grupos; e linguagem, por que embora falado em inglês (veja versão com legendas automáticas, ainda que confusas, pelo You Tube, vídeo abaixo), que por ter poucos diálogos e manter um ritmo que favorece a leitura das imagens, poderá ser utilizado tanto por professores de língua portuguesa como inglesa, em separado ou juntos, em atividade que favoreça a interpretação da narrativa e a produção textual, sem falar na própria questão do bullying no ambiente escolar e na sociedade.
Um vídeo cativante, emocionante, belo e profundo e com um final surpreendente...



Abaixo, música Jumps the fence (Pule a cerca), de Connan Mockasindo que faz parte do curta-metragem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário