terça-feira, 26 de março de 2013

Construtor do Mundo: o amor no tempo dos bits e bytes



O belíssimo vídeo acima, World Builder (Construtor do Mundo), foi indicação via Twitter do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
Trata-se de um curta-metragem de Bruce Branit, que intitulei "Construtor do Mundo: o amor no tempo dos bits e bytes", pois conta a história de "um homem estranho que usa ferramentas holográficas para construir um mundo para a mulher que ele ama".
Com um visual espetacular, e uma história simples, World Builder (página no Facebook), além de uma pequena obra de arte, trata-se de um material para refletir sobre tecnologia e sociedade. Ainda que tenhamos máquinas que possam dar a falsa ilusão holográfica de realidade, de construirmos tudo ao redor, ainda dependemos da emoção, da vida, do outro, para dar sentido as nossas ações... E precisamos valorizar as pessoas, enquanto do nosso lado. Criamos máquinas, mas as máquinas, por mais sofisticadas que sejam, são incapazes de nos proporcionarem a verdadeira felicidade.
Por sinal, Robson estampou no Caldeirão de Ideias uma frase minha, extraída de um texto em que discutia as relações entre tecnologia e educação: "Modernas devem ser as ideias e suas práticas libertárias e emancipadoras, e não apenas os equipamentos e máquinas controladores de tudo e de todos…", José Antonio Klaes Roig.
Conheçam outro vídeo do Bruce Branit, que também é conhecido como o co-criador, junto com Hunt Jeremy (2000) do curioso e engraçado 405 (vide abaixo), em que um avião de passageiros faz um pouso de emergência na rodovia 405, e surpreenda-se com a cena final deste vídeo que tornou-se um viral na internet:



Nenhum comentário:

Postar um comentário