segunda-feira, 18 de março de 2013

O papel jamais morrerá e o papel vital (e cada vez mais atual) do educador




O vídeo acima, Le papier ne sera jamais mort (O papel jamais morrerá), foi indicação via e-mail de minha prima Rejane Raffo Klaes, bibliotecária da UFRGS, de Porto Alegre, RS, Brasil e me serviu para uma breve reflexão sobre os meios digitais e impressos e o papel do educador na sociedade.
O referido vídeo tem um final engraçado, que demonstra que nem tudo é substituível (ainda) e que os meios eletrônicos, apesar de todos os avanços da tecnologia, possuem também limitações. Evidentemente que o meio digital promove, em parte, relações com meio ambiente, quando preservando árvores a partir da diminuição do uso de material impresso, embora muitos ainda tenham dificuldade em ler textos longos em tela plana. Mas, há também impactos ambientais sobre o chamado lixo eletrônico produzido através do descarte de produtos eletro-eletrônicos, com componentes altamente tóxicos, feitos a partir de metais pesados.
Mas pensando neste divertido vídeo como uma reflexão sobre o PAPEL social do educador (seja pai ou professor), cabe salientar que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ainda que cada vez mais avançadas, não substituirão pessoas que tem a função primordial e social de primeiros educadores de seus filhos.
Apesar dos meios eletrônicos estarem cada vez mais sofisticados, e usados de forma autodidata pelas crianças e jovens, são utilizados em grande parte como lazer, recreação e rede social, sem o sentido educacional, e quando na educação, ainda carecem de projetos que favoreçam aprendizagem e ensino de forma inovadora, mais focados no ato de pesquisar, de copiar e colar, se não houver um planejamento de atividades de produção e colaboração.
E por mais que ainda alguns pensem, o educador - o bom professor - não será substituído por máquinas; a não ser na situação descrita pelo escritor Arthur C. Clarke (autor de 2001: Uma Odisseia no espaço): "O professor que for substituído por uma máquina, merece sê-lo". Ou seja, aquele que já atua de forma maquinal, que faz seus alunos agirem de forma mecânica, este sim, poderá ser substituído por máquinas e ninguém sentir sua falta. Mas o professor que incentiva o diálogo, o trabalho em grupo, da produção em colaboração, do debate de ideias em sala de aula, este ainda terá vida longa e será, em alguns casos, insubstituível... Um educador com este perfil exerce um papel vital, não apenas em sua turma e escola, mas na sociedade... É que auxilia na resolução de problemas e incentiva a criatividade.
O vídeo, que trata-se de uma bem humorada propaganda, encerra com a frase: "le papier a un grand avenir" (o papel tem um grande futuro). E serve também para refletirmos sobre os diversos papeis na sociedade.
Para completar esta postagem, indico outra, feita anteriormente pelo Educa Tube, link abaixo:

Livros versus E-books: reflexão sobre tecnologia e metodologia na educação

Para saber mais sobre Inovação e Comunicação, visitem o site abaixo:

INFLUENCIA.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário