quarta-feira, 20 de março de 2013

Fronteiras do Pensamento (Portal e Canal de Vídeos)





Imagem acima, do portal Fronteiras do Pensamento, indicado via e-mail pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil.
No portal e também no Canal de Vídeos é possível "conhecer as ideias dos renomados pensadores, cientistas, artistas e líderes que estão na vanguarda de suas áreas de pesquisa e pensamento". Abaixo, link para Portal e Canal de Vídeos:

Portal Fronteiras do Pensamento

Canal de Vídeos - Fronteiras do Pensamento

Conforme apresentação no Portal:

"O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Através de uma série anual de conferências, o Fronteiras abre espaço para o debate sobre a identidade do século XXI, apresentando pensadores, cientistas e líderes que estão, cada um a seu modo, na vanguarda nas mais diversas áreas de pesquisa e pensamento.
Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam o palco do Fronteiras, tendo como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, alguns dos mais renomados pensadores em atuação no mundo, constituindo uma linha interdisciplinar de pensamento.
Em sete anos de existência na cidade de Porto Alegre e já em sua terceira edição em São Paulo, o Fronteiras do Pensamento conta com mais de 130 conferências realizadas para milhares de espectadores. O Fronteiras 'quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos espectadores uma visão real dos próximos dez ou vinte anos, nas diferentes áreas contempladas'. Conta, também, com edições especiais em Salvador e Florianópolis.
As conferências servem como plataforma para a geração de conteúdos diversos, abrangendo os mais variados públicos, em diferentes formatos, fazendo com que o projeto atravesse os seus limites e se expresse também através de fascículos didáticos, filmes, publicações e, agora, o canal de vídeos fronteiras.com, apresentado pela Braskem, que pretende democratizar o acesso ao conhecimento e revelar um acervo inédito de ideias expressas no palco do Fronteiras em seus sete anos de existência. Com atualização semanal, o fronteiras.com já entra no ar com mais de uma centena de vídeos publicados com legendas em português, espanhol e inglês e versão mobile".


Vejam também o canal de vídeos do Fronteiras do Pensamento, no You Tube, link abaixo:

Fronteiras do Pensamento -Canal de vídeos / You Tube

Neste canal, há "Programas com os melhores momentos das conferências que fazem parte do seminário internacional Fronteiras do Pensamento, realizado no Salão de Atos da UFRGS. Sobre UFRGS TV: A Unidade Produtora de TV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresenta à comunidade as atividades e os projetos desenvolvidos na UFRGS, uma das mais conceituadas instituições federais de ensino superior do Brasil.
Vejam abaixo a palestra (em duas partes) do historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg, que "fala sobre as modificações ocorridas na vida do homem devido a revolução tecnológica e comenta o novo tipo de leitura que se desenvolveu paralelamente a internet".





Um comentário: