sábado, 16 de março de 2013

As Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, Itália (Univesp TV)



O vídeo acima, As Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia, Itália, divulgado no You Tube pela Univesp TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
Conforme apresentação do referido vídeo no You Tube:
"A equipe da Univesp TV viajou até Reggio Emilia, cidade de 170 mil habitantes que fica no norte da Itália e [que] é conhecida no mundo todo por sua excelência na educação infantil. A reportagem conta como as dificuldades do pós-guerra fizeram surgir na comunidade o desejo de iniciar um novo tempo para todos, começando com a formação das crianças pequenas. A visita a uma escola ligada à prefeitura de Reggio Emilia mostra como é a rotina de professores, alunos e pais."
Uma experiência que vem de encontro as práticas que o Educa Tube tem destacado neste blog, que valorizam o aprender aliado a atividades lúdicas, artísticas e culturais.
No caso das escolas de educação infantil da cidade de Reggio Emilia, são incorporadas ao fazer pedagógico a música, montagem, movimento, pintura, desenho, numa experiência envolvendo a professora, a atelierista, a pedagoga e a cozinheira, que formam a equipe de educadores que trabalham em conjunto, e não de maneira estanque... Todos são importantes dentro daquele sistema de ensino, cada qual com sua função relevante dentro do processo, com múltiplos olhares que se entrelaçam no cotidiano daquela comunidade escolar.
Segundo a matéria, são utilizadas linguagens artísticas, expressivas, que na escola tradicional não são exploradas na didática cotidiana. O atelirista não é um artista que trabalha na escola, mas um educador que trabalha em conjunto com a escola. E ao final do trabalho as crianças trocam experiências, contando como desenvolveram suas atividades, momento significativo de a criança ter vez e voz no processo coletivo de aprendizagem. A discussão começa a ser incentivada na mais tenra idade, o que favorecerá no futuro a argumentação lógica do aluno, evitando timidez, falta de iniciativa, receio de trabalhar em grupo...
A imagem estática da ponte serve para buscar a convergência de ideias, a construção do conhecimento, e esta ponte entre as diversas linguagens da criança é feita pelo atelierista. Proposta do educador Loris Malaguzzi: de que a escola não deva somente trabalhar as linguagens decodificadas e reconhecidas hoje, mas valorizar a experiência real, feita através da exploração e pesquisa sensorial, pois a mente da criança é multidisciplinar, mas o ensino ainda é feito em caixinhas. Malaguzzi disse certa vez: "Eu observo a criança enquanto ela conhece, a criança me devolve essa forma de conhecer".
Outro fato interessante é o espaço arquitetônica de uma creche que leva em conta este espaço também como uma experiência sensorial e educacional, um ambiente adequado favorecerá uma melhor aprendizagem, a distribuição das salas é pensada para favorecer a comunicação com as crianças e a participação da família.
Percebam a proposta da mesa luminosa para mostrar elementos do cotidiano às crianças. E que os espaços (divisórias) transparentes na escola, que permitem às crianças a multiplicidade e pluralidade de experiências sensoriais. E uma ótima definição para estes espaços, como "laboratórios sensoriais para que crianças e adultos possam construir aventuras do conhecimento".
Segundo uma das educadoras, ambientes com uma estética, como dizia Bergson: "como elemento de qualidade do conhecimento". E por causa disso, a estrutura que conecta as pessoas.
Interessante também que as salas não são arrumadas, após o desenvolver das atividades, para que no dia seguinte seja dada continuidade às pesquisas, o que lembra-me a cultura dos jovens, de salvarem fases em jogos eletrônicos, para depois continuarem a jogar a partir de onde pararam. O fio narrativo, segundo professores, para continuidade do trabalho.
Uma proposta educacional que favorece a participação e o envolvimento familiar. O gestor escolar e o gestor público integrados ao processo, favorecendo a inclusão e coesão social, e por conta disso tudo as crianças se habituam a discutir, conversar, fazer peguntas a si mesmas e aos outros.
Uma interessante proposta educacional que merece ser vista, discutida e divulgada.
Vejam abaixo outros vídeos educacionais interessantes feitos pela Univesp TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), no seu canal no You Tube:

UNIVESP TV - Canal de vídeos

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