terça-feira, 12 de março de 2013

O Criador: curta-metragem para refletir sobre a autoria na Educação




O vídeo acima, The Maker (O Criador), foi indicação via Twitter do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
The Maker - que também pode ser traduzido por "o autor", "o fabricante" - é um curta-metragem que participou do Anima Mundi 2012. Escrito e dirigido por Christopher Kezelos, o curta conta o desafio de um estranho ser na corrida contra o tempo para fazer a criação mais importante de sua vida.
Sempre procuro assistir alguns vídeos, dentre eles curtas-metragens, com um olhar educacional e quando terminei de assistir The Maker foi nítido para mim que o mesmo pode ser utilizado como metáfora da educação, seja de pais e filhos, professores e alunos, de professores formadores de outros professores, pois o grande desafio de O Criador é moldar alguém a sua imagem e semelhança, durante a virada da ampulheta, que pode ser justamente quando o professor de aposenta, escolhendo seu sucessor, do mestre ao seu discípulo, dos pais ensinando aos filhos seus valores, e quando partirem, deixarem a estes o mesmo encargo que os moldou: a vocação, o talento, a aptidão. Este fazer pedagógico que é espelhado em algum Autor.
Vejam que The Maker (O Autor) faz sua criação amparado em um livro, que provavelmente abrange este conhecimento secular a serviço da inovação, da renovação, a partir do conhecimento passado de geração a geração. Educar é promover esse eterno recomeçar. Afinal, nós passaremos, mas o conhecimento adquirido precisa seguir adiante...
Interessante o sinal na testa do estranho ser, que é reproduzido na testa de sua criação, e assemelha-se ao sinal presente no violino. A música é uma das linguagens desenvolvidas pela humanidade, e é uma linguagem universal, pois tendo harmonia, nem é preciso entender de música, nem ler uma partitura para compreender a mensagem que nos leva e eleva.
Mais tarde, ao rever esse curta, pensei que o tal sinal - e nada é por acaso, em se tratando de manifestação artística - fosse uma metáfora visual para a questão da música interior e que o violino fosse mero instrumento para atingir esse objetivo. Ou numa analogia entre a arte e a educação, que o Maker (Criador) fosse a própria música. Transposto pra Educação, que a Metodologia e Didática do professor são sua marca pessoal (na testa, que remete à consciência e ao conhecimento) e que o violino - que pode ser um datashow, com computador e conexão à internet, um retroprojetor, um mimeógrafo, tantos faz - é um acessório, um aliado um meio ou multimeio para qualificar esse processo de ensino-aprendizagem.
Um ótimo vídeo para que professores e alunos discutam sobre criação e autoria, produção e reprodução em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário