domingo, 3 de março de 2013

Sobrevivendo ao Progresso / Surviving Progress (2011): documentário

SOBREVIVENDO AO PROGRESSO / Surviving Progress (2011) LEGENDA PT from famintos um on Vimeo.



O vídeo acima, Sobrevivendo ao Progresso (Surviving Progress), é um ótimo documentário, produzido em 2011 por Matthieu Roy, e me foi indicado via e-mail pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil.
Sobrevivendo ao Progresso, conforme sinopse, trata de:
"A ascensão da Humanidade [que] é geralmente medida pela velocidade do progresso. Mas e se o atual progresso estiver nos prejudicando, em direção ao colapso? Ronald Wright, autor do best-seller 'A Short History Of Progress' (A Breve História do Progresso), que inspirou este documentário, mostra como as civilizações do passado foram destruídas pelas 'armadilhas do progresso' - tecnologias fascinantes e sistemas de crença que atendem a necessidades imediatas, mas comprometem o futuro.
Com a pressão sobre os recursos mundiais aumentando e as elites financeiras levando nações ao fundo do poço, poderá nossa civilização globalizada escapar da catástrofe - a 'armadilha do progresso' final?
Através de imagens marcantes e insights iluminadores, de pensadores que investigaram nossos genes, cérebros e comportamento social, este réquiem do modelo de progresso usual também propõe um desafio: provar que tornar macacos mais inteligentes não é um beco sem saída evolucionário."


Assistindo a este importante e esclarecedor documentário, foi pausando e fazendo anotações e reflexões, que compartilho com meus seguidores e visitantes:

Primeiro, que os últimos 200 anos tiveram ênfase na máquina, a partir da Revolução Industrial e que a cada revolução tecnológica, sempre a máquina é o carro-chefe do processo em curso. Mas cabe, antes disso, pensar afinal o que é Progresso? Muitos confundem crescimento (que visa consumo e acumulação de bens) com desenvolvimento (que necessita qualidade de vida e redistribuição de recursos). Segundo o vídeo, no século 21 a ênfase é no software (modos de pensar), mais ainda agimos com o mesmo hardware (copor e instinto) de 50 mil anos atrás, quando deixamos de ser meros caçadores-coletores. Que é a cultura que nos diferencia dos homens idade pedra. Mas nossa cultura está muito centrada no Ter do que no Ser. Que são as perguntas, as dúvidas, as indagações que nos diferenciam dos chimpanzés, que compartilham 99,5 % do DNA. Que estamos pensando como ricos que gastam sua herança, ao não lidar com questões cruciais para humanidade, como a sustentabilidade e o modo de vida atual, que podem comprometer o chamado "Capital natural". Que a Natureza do planeta é finita, e que a economia parece viver separada do mundo real, nesta cultura materialista. Que os valores e os limites estão invertidos, uns com muito, outros com nada. E o mais interessante das falas dos entrevistados, ao referir-se sobre o consumismo: "(...) é muito difícil colocar de volta o gênio na garrafa". E que os desafios vivenciados são problemas de técnica mas de ética. Que precisamos de um progresso moral.
Enfim, documentário que dialoga com outros três que o Educa Tube já destacou anteriormente, conforme links abaixo:

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E A SOCIEDADE DE CONSUMO

DIA DA TERRA (EARTH DAY'S)

QUEM MATOU O CARRO ELÉTRICO?

Um comentário:

  1. Que progresso é esse, que tudo leva o homem ao aprisionamento e consequêntimente á destruição: mais pessoas doentes, mais pessoas presas, mais pessoas alienadas, frustradas, mais destruições. estamos em progresso rumo ao fim.

    ResponderExcluir