sexta-feira, 1 de março de 2013

Balanço das Horas: videoclipe, arte e cultura na educação (e por que não?)



O vídeoclipe acima Strawberry Swing (Balanço de Morango), da banda Coldplay, com direção de Chris Shynola é um criativo vídeo que mistura arte, cultura e tecnologia, e que descobri por acaso no You Tube. Já conhecia a canção e adorei a animação em stop motion, com desenhos e pinturas no chão de asfalto (reparem o cordão da calçada na parte inferior do vídeo que é sempre o mesmo). Não há qualquer projeção e a equipe levou cerca de três meses para a produção do mesmo, conforme entrevista com o diretor Chris Shynola sobre como fez o videoclipe, Vejam link abaixo (se usarem navegador Google Chrome ocorre a tradução automática):

STRAWBERRY SWING, Direção de Chris Shynola

Um clipe profissional, feito por um talentoso diretor e uma banda criativa e original. Tudo "junto e misturado" dá uma receita de sucesso. E penso que em menor escala, no Balanço das Horas no ambiente escolar, utilizando uma câmera digital, ou um celular que grave vídeos, é possível em um terreno plano com um ponto elevado para a filmagem, fazer algo semelhante, apenas com giz colorido, com crianças e jovens,e filmando ou fotografando (stop motion é na verdade a técnica de fotografar quadro a quadro imagens, para dar depois a falsa impressão de movimento) os desenhos produzidos pelos mesmos. O professor com seus alunos pode primeiramente criar um roteiro básico, depois ir desenvolvendo os desenhos e cenas, filmando e/ou fotografando tudo e depois editando via Movie Maker (editor de vídeos do Windows), Kdenlive (editor de vídeos do Linux) ou outro qualquer; para em seguida publicar no You Tube, ou apenas copiar em CD ou DVD para divulgação à comunidade escolar.
O projetos sustentáveis são aqueles que visam a simplicidade e a criatividade, principalmente se for pensado e executado de forma colaborativa. Que motivem o aluno, utilizando referencial de seu ambiente além da escola, que é povoado por audiovisuais, sejam clipes de música, dança, animações etc. Vídeos curtos que podem servir para uma proposta de produção escolar, ou motivação, dinâmica de grupo, demonstrando as diversas possibilidades da tecnologia na educação.
Abaixo, outro videoclipe interessante e criativo, da banda A-Ha, chamado Take On Me (Leve-me ou Acompanhe-me), de 1986, que simula uma HQ (História em Quadrinhos), e que também pode ser feito, via editor de vídeos, unindo fotos, vídeos, desenhos. Fica as duas dicas aos educadores e arte educadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário