segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Triunfo: A História do Educador Ron Clark (cinema, educação e sociedade)



O vídeo acima, O Triunfo (The Ron Clark Story, 2006), conta a História do educador Ron Clark (nascido em 1972) e é inspirado em fatos reais, e descobri por acaso no You Tube. Por conta de seu conteúdo, tendo um professor como protagonista, o coloco na série de postagens deste blog, sinalizadas com o marcador "CinEducação", justamente por permitir reflexão educacional, sob ponto de vista didático e metodológico, a partir de filmes completos ou cenas de filmes que contribuam para o debate e a motivação.
Ron Clark (Matthew Perry) é um jovem professor impaciente, porém talentoso, especialista em elevar as médias de notas de seus alunos, que deixa sua escola e casa na zona rural da Carolina do Norte (EUA) para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York, mais precisamente no bairro do Harlem, onde escolherá a pior turma da escola que lhe deu uma chance.
Diante de uma turma rebelde e desmotivada, cujo passatempo preferido é apostar quanto tempo dura um professor, Ron Clark faz diversas tentativas - todas infrutíferas - de cativar seu alunado. Usa de bom humor, decora e pinta a sala de aula, mas nada dá resultado. Desde os primeiros encontros estipula as regras de convivência, que são sempre desobedecidas pelos alunos. Quando está para desistir, procura uma interação maior, ao pedir para pular corda com os alunos, demonstrando que embora seu papel social principal é o de ensinar, esta disposto também a aprender, a conhecer o mundo daquelas crianças.
Mas não fica apenas nisso. Ron não foge do confronto, tanto com pais, alunos e até com a equipe diretiva, para defender sua turma e ao final do filme é recompensado. Mas nada é gratuito. Seu esforço é grande, e até mesmo com pneumonia, quando está impossibilitado de dar aulas presenciais, encontra um jeito de fazer educação a distância, a partir da ajuda de uma amiga, atriz - e também garçonete em lancheria que Ron também trabalha à noite para sobreviver. Esta amiga filma as aulas que são entregues ao diretor da escola, que as repassa às crianças através de televisão e provavelmente videocassete, pois o filme é de 2006, mas retrata experiências de vida de Clark, em seu início de trabalho.
Ron, antes mesmo de começar as aulas, tenta conhecer a família (os pais) de seus alunos, familiarizando-se com a realidade de cada um, mesmo assim, nem todos o ajudam. Assim é a vida em qualquer escola do mundo, e o Educa Tube sempre diz: "Eu entendo o aluno quando conheço seus pais". Por mais interessado que seja o professor, sem o auxílio da família, da sociedade, não conseguirá sozinho superar o grande desafio de educar. O mérito de Clark é acreditar no potencial dos alunos, valorizar seus talentos individuais, mas chamá-los para uma experiência educacional coletiva, que ele chama de "a nossa família". O educador de século XXI é esse mídia-educador e arte-educador que incorpora estes recursos que o jovem gosta e domina como tecnologias, arte, dança, música, teatro, grafite, desenho, esportes etc. Estas formas de expressão cultural são formas de interação social e educacional que precisam ser vistas, revistas, pensadas e repensadas no ambiente escolar. Não é receita de bolo. O que funciona com um educador pode não funcionar com outro, mas o importante é que o professor aprenda primeiro a conhecer sua turma para depois pensar em ensinar algo ao grupo.
Uma experiência inovadora que merece ser conhecida e divulgada na escola.
Ao final do filme sabemos que Ron Clark cria uma escola própria - Ron Clark Academy - para desenvolver seu método com seus alunos, viajando mundo afora para divulgar suas descobertas, obtendo apoio e divulgação de diversas pessoas e entidades.
Para saber mais sobre o referido professor, clique no link abaixo, da Wikipedia:

RON CLARK JR. - PROFESSOR

Conforme pesquisa na web: "Ron escreveu dois livros. O primeiro, chamado 'The Essential 55': um livro com regras do educador para descobrir que existe um estudante potencialmente bem sucedido em todas as crianças (2003). Esta obra está publicada em 25 países. Em 2004, Ron Clark publicou '11 Excellent', (“As 11 excelentes”) qualidades que os professores e os pais devem usar para motivar, inspirar e educar as crianças. Com o produto de seus dois livros Clark obteve financiamento para seu projeto 'Ron Clark Academy' (Academia Ron Clark), cujas aulas começaram em Setembro de 2007. Em Dezembro de 2008, Oprah Winfrey, famosa apresentadora de TV nos EUA, doou 365.000 dólares a Ron Clark pela sua profunda dedicação ao ensino".

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Alex. Sim, um filme que mostra como o ato de educar é uma experiência complexa, que requer mais do que boa didática e metodologia, não basta ser um bom profissional, precisa ser um cidadão, que se sinta agente da transformação social, como no caso do Ron Clark, que mudou a realidade daquela turma, por conta de suas múltiplas tentativas de atingir o objetivo maior: ensinar. Um abraço, meu amigo.

      Excluir