segunda-feira, 7 de março de 2016

"Quem faz o quê em casa?": Propaganda que é uma lição de alteridade


Quem faz o quê em casa? Meninas e meninos são criados de forma desigual e na divisão das tarefas domésticas entre eles, elas sempre ficam com a maior parte. Dados da pesquisa, Ela vai no meu Barco- casamento na infância e adolescência no Brasil, realizada pela Promundo-Brasil e a Plan International, revelam que meninas ainda gastam grande parte do seu tempo arrumando a casa, lavando louça e cozinhando, enquanto os meninos estão na rua brincando e socializando. A prática, ainda "comum" em 21 cidades brasileiras aonde a pesquisa foi realizada, diminui o tempo dessas meninas em desenvolver suas aspirações, como emprego e educação, por exemplo. http://bit.ly/1RkcvxYPara refletir sobre o assunto, recomendamos esse vídeo, um comercial de uma marca de sabão em pó, direcionado para as famīlias na India, aonde 76% dos homens acreditam que "lavar roupa é trabalho de mulher". "Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?" Vale muito assistir <3 #março #MêsdaMulher #DireitosHumanos #Igualdade #Equidade

Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 1 de março de 2016

O vídeo acima, Quem faz o quê em casa?, foi indicação de minha colega e esposa Elisabete Brasil Roig, educadora em Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de propaganda publicitária de marca de sabão em pó que é também ótimo exercício de alteridade, do colocar-se no lugar do outro, e demonstra de forma didática que a mulher que é mãe, trabalha fora de casa e ainda tem as lidas domésticas sempre foi multifuncional e multifocal antes mesmo de equipamentos incorporarem estes funções e conceitos. E que num casal não deve haver apenas um que faz e o outro observa. Que as atividades devem ser divididas para evitar sobrecarga de alguém.
Direcionado inicialmente ás famílias na Índia, onde 76% dos homens acredita que "lavar roupa é trabalho de mulher", é também um vídeo universal, à medida que muitos homens, mundo afora, também consideram essa opinião como uma máxima milenar. Para refletir mais ainda o, a propaganda traz interessante slogan: "Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?"
Na divisão de tarefas, seja em casa, na escola ou no trabalho, o ideal é que seja equilibrada para não sobrecarregar ninguém.
Conforme apresentação do referido vídeo no Facebook, que este blog educacional, sem fins lucrativos, toma a liberdade de copiar o texto, a seguir:

"Meninas e meninos são criados de forma desigual e na divisão das tarefas domésticas entre eles, elas sempre ficam com a maior parte. Dados da pesquisa, Ela vai no meu Barco- casamento na infância e adolescência no Brasil, realizada pela Promundo-Brasil e a Plan International, revelam que meninas ainda gastam grande parte do seu tempo arrumando a casa, lavando louça e cozinhando, enquanto os meninos estão na rua brincando e socializando. A prática, ainda "comum" em 21 cidades brasileiras aonde a pesquisa foi realizada, diminui o tempo dessas meninas em desenvolver suas aspirações, como emprego e educação, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário