quinta-feira, 17 de março de 2016

Os fins NÃO justificam os meios (Breve aula de Direito sobre chavões jurídicos)




O vídeo acima, Os fins NÃO justificam os meios, descobri na rede social e trata-se de aula de Túlio Viana, professor da Faculdade de Direito da UFMG, que de forma clara e direta trata de ética, legislação e sua devida utilização no contexto judicial. Mas que pode ser pensada a questão da ética no contexto escolar. Não é possível empregar qualquer tipo de meio para atingir uma finalidade.
Ainda neste contexto, recomendo o vídeo Argumentum ad hominem - Falácias Argumentativas (argumento contra a pessoa e não o fato, que engloba insultos e xingamentos para desqualificar seu opositor), presentes dos discursos jurídicos aos debates na internet, na escola, na comunidade, em toda parte.
Como o professor Túlio demonstra: o debate deve ser sobre as ideia e não sobre a vida do autor dessas ideias. Neste vídeo (abaixo) é comentado o uso do "argumentum ad hominem", nas suas variantes "tu quoque", "ad hominem" circunstancial, "ad hominem" por associação.



Estes dois vídeos do prof. Túlio Viana lembraram-me este ótimo filme, chamado O Grande Desafio (The Great Debaters), inspirado em fato real, em que professor de oratória ensina seus alunos a argumentarem e contra-argumentarem para enfrentamento com as grandes universidades norte-americanas.
Neste contexto, do jurídico ao educacional, de político ao social, recomendo o filme "O Grande Desafio", como exemplo de como o debate de ideias pode ser estimulado em sala de aula, na escola, e na sociedade, de forma civilizada, argumentativa, com réplica, tréplica, direito de resposta, abordagem dos dois lados de uma questão, contraditório e outros princípios constitucionais que têm sido esquecidos no calor das paixões, sejam nas redes sociais digitais ou não.

O Grande Desafio: cinema, educação e sociedade (postagem no Educa Tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário