sábado, 26 de março de 2016

Professora em campo de refugiados na Palestina vence prêmio Nobel da Educação usando jogos, brincadeiras e a não-violência




O vídeo acima Hanan al-Hroub Video: Palestinian teacher wins $1 million Global Teacher Prize é sobre a premiação recentemente recebida pela professora Hanan Al-Hroub, o Global Teacher Prize (comparado e chamado por alguns de Prêmio Nobel da Educação) e que anualmente destaca práticas educacionais relevantes pelo mundo.
Este ano foi escolhida uma professora responsável pela "Samiha Khalil High School", sscola localizada em um campo de refugiados na Palestina, recebendo 1 milhão de dólares de premiação.
A professora Hanan utiliza em suas aulas brinquedos, brincadeiras, jogos incentivando seus alunos a não-violência, o que é algo comovente e avassalador, em se pensando o local e o tempo em que professores e alunos estão submetidos, e a constante violência na região.
O método desenvolvido de aprendizagem, segundo o portal HuffPost Brasil "para dissipar a tensão na região, marcada pelo conflito entre Israel e Palestina" e que essas atividades "de aprendizagem permitem que as crianças se apropriem dos conteúdos em sala de aula por meio de brincadeiras".
"Eu ganhei. A Palestina ganhou. Todos nós temos o poder, nós podemos mudar o mundo", disse ela, quando seu nome foi anunciado pelo papa Francisco via vídeo.
Conforme ainda a notícia:

"Hanan disse que vai usar o prêmio para criar uma bolsa de estudos que ajude a divulgar seu método de ensino e também para apoiar outros professores na Palestina.
Segundo o Independent, Hanan cresceu em um campo de refugiados palestinos, e começou a dar aulas depois que seus filhos testemunharam um tiroteio no caminho da escola. A partir dai, ela começou a refletir como os professores poderiam ajudar as crianças que vivem situações traumáticas.
O prêmio é concedido pela Fundação Varkey, uma organização sem fins lucrativos que deseja impulsionar o ofício dos professores, e faz isso premiando educadores que influenciam o campo educacional positivamente"
.

Como tem sido fala recorrente do Educa Tube Brasil: "É a simplicidade de projetos de estudo e trabalho, que são extensão do projeto maior de vida que permitem sua sustentabilidade e continuidade". O exemplo da professora Hanan é ao mesmo tempo simples, sustentável e cativante, pois trabalha com a realidade local, com as brincadeiras, os jogos e com vontade de fazer o seu melhor, com os recursos e as possibilidades que tem. Ainda que não sejam as condições ideais de estudo, de trabalho e de vida, nem por isso ela deixou de acreditar em seus sonhos e torná-los realidade.
Outra fala recorrente do Educa Tube Brasil é cotação atribuída a León Tolstoi e que se adapta como uma luva â mão, na questão da professora Hanan é a que diz: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". No caso de Al-Hroub, torna-se literal, pois os campos de refugiados nada mais são do que pequenas aldeias em um mundo tão fragmentado, necessitando de modelos exemplares de convivência e civilidade, apesar do pesares...

Nenhum comentário:

Postar um comentário