quarta-feira, 2 de março de 2016

Pebolim na Terra de Gigantes? Esportividade, intertextualidade e interdisciplinaridade em grande escala na escola


Necessito <3

Publicado por Videos Whatsapp em Sexta, 29 de janeiro de 2016


O vídeo acima, que intitulei de Pebolim na Terra de Gigantes, foi indicação via Facebook de minha esposa e colega Elisabete Brasil Roig, educadora em Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de divertido, criativo e original vídeo em que pessoas se reúnem dentro de um espaço que simulando um pebolim (ou totó como alguns chamam), em escala gigante, que faz com que pessoas pareçam aqueles bonecos de plástico presos a varas para rebaterem a bola de futebol.
Ótima sugestão para professores de história (livros que inspiraram seriados antigos de TV e suas influência na arte, cultura e imaginário de uma sociedade), de português (intertextualidade entre literatura e cinema, como o livro As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift adaptado para o cinema e TV), de matemática (aula de proporção, escala, cálculos matemáticos) e educação física (jogos e esportes interativos e coletivos) se unirem em uma atividade inter e multidisciplinar, na construção de um pebolim gigante no espaço escolar.
O editor deste blog educacional, quando menino e jovem, muito praticou esse jogo e brincadeira, e o vídeo em questão demonstra que nunca é tarde para que crianças de todas as idades e tamanhos possam brincar. A expressão "Terra de Gigantes" remete a seriado antigo (uma versão das "Aventuras de Gulliver" na era espacial?), da década de 1970, que passa na TV, quando eu era um menino que usava calças curtas com suspensórios e que pode ser conferido no vídeo abaixo, encontrado no You Tube:



Abaixo, sinopse do seriado que encantou uma geração:

"Num futuro próximo (1983, segundo o episódio piloto), tripulantes e passageiros da nave sub-orbital Spindrift partem para uma viagem de Los Angeles a Londres seguindo uma rota parabólica em torno do planeta. Ao chegarem nos limites da atmosfera, o Spindrift é colhido por uma tempestade espacial e transportado para um misterioso planeta que parece em tudo igual a sociedade americana de 20 anos atrás. Porém, os habitantes e tudo o mais são em tamanho "gigante" e os viajantes se veem como 'pequeninos'. Não há muitos detalhes do governo dos gigantes mas o mesmo aparenta ser um Estado totalitário que oferece uma recompensa pela captura dos viajantes, pois temem a tecnologia terrestre superior".

Nenhum comentário:

Postar um comentário