sexta-feira, 4 de março de 2016

Investigação forense no ensino e aprendizagem de conceitos de matemática, física e biologia (Didática e metodologia)




O vídeo acima Professores usam investigação forense para ensinar conceitos de matemática e física, descobri via Facebook da colega e amiga Jenny Horta, educadora do Rio de Janeiro (RJ) Brasil e trata-se de reportagem de TV sobre projeto de escola de São Paulo, em que "os alunos têm aulas de investigação forense para aprender conceitos de matemática, física e biologia. Inspirado em séries de TV sobre investigação criminal, o colégio passou a oferecer aulas extracurriculares para os estudantes do 9º ano, que aprendem a coletar evidências e a preservar a cena de um crime".
Os professores fazem curso e recebem material vindo dos EUA, utilizando tecnologia de ponta, simulando peritos dos seriados de TV.
Ainda que seja um projeto de excelência em condições ideais para tal simulação, professores e escolas públicas podem utilizar esse conceito de simulação da arte na vida, em projetos simplificados que permitam a continuidade, inspirando-se neste e adaptando-o à realidade local, da escola e da comunidade.
Seriados como CSI e outros podem proporcionar ao professor de Química, Física, Biologia e Matemática ótimos temas para aliar ao seu conteúdo programático, usando cenas, pedindo ao aluno assistir algum episódio, refletir em sala de aula sobre o sentido destas disciplinas no cotidiano, seja artístico, cultural, como social e profissional.
Como destaca o professor Tiago Eugênio, integrante deste interessante projeto: a aprendizagem é significativa para o aluno e passa a ter sentido quando este "não estuda apenas para fazer uma prova mas para resolver um problema". A resolução de problemas que está nos jogos e na educação, podem ser adaptados aos conteúdos curriculares, usando conteúdo das mídias, como seriados de TV, cinema etc, como constante no projeto em questão.

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