domingo, 27 de março de 2016

VLibras: Software desenvolvido pela UFPB permite acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais via tradução




O vídeo acima é uma apresentação de como usar o VLibras, software desenvolvido na UFPB para acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais.
O Vlibras, como foi batizado, traduz o conteúdo digital, seja texto, áudio ou vídeo, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E pode ser baixado gratuitamente para smartphones e também pode ser acessado pelo computador, no link abaixo:

VLIBRAS - DOWNLOAD

Uma tecnologia assistiva que é uma ferramenta para traduzir textos selecionados em qualquer software ou aplicativo instalado no computador pessoal, dispositivos móveis ou plataforma web do usuário para LIBRAS de maneira simples, rápida e fácil.
O software também poderá ser executado através de plugins para navegadores, permitindo assim a sua execução sem precisar ser instalado.
A intenção é que o software também possa ser usado por emissoras de televisão. De acordo com o site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil. O dicionário do VLibras será referência para a transmissão de informações pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos programas veiculados pelas emissoras de televisão no Brasil.
De acordo com um dos parceiros do projeto, o Ministério do Planejamento, existem cerca de 9,5 milhões de pessoas com níveis de deficiência auditiva no país, que devem ser beneficiados pelo software.
O Educa Tube Brasil não apenas divulga, mas pede aos educadores que o seguem e visitam este espaço socializem essa informação a outros educadores (sejam pais e/ou professores) que possuem alunos com deficiência auditiva. E viva a rede social educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário