domingo, 6 de março de 2016

"Correndo (Perco Tudo): Videoclipe de perder o fôlego por conta de sua poesia visual




O vídeo acima, Runnin' (Lose It All) - Correndo (Perco Tudo) -, descobri por puro acaso, nos vídeos correlatos do You Tube enquanto ouvia outro. Em princípio, como escrevia um texto no notebook, apenas ouvia a canção, que me chamou a atenção. Quando resolvi assistir ao clipe, um impacto sem igual. Caraca! Pura poesia visual, com imagens aquáticas fenomenais que parecem etéreas, devido a inversões de ângulo da câmera fazendo parecer que voam pelo céu líquido. O caminhar de cabeça para baixo próximo ao espelho d'água, outra cena espetacular. De perder o fôlego mesmo!
Um videoclipe realmente espetacular para professores de artes visuais e de língua portuguesa e inglesa interagirem em atividade intertextual (música, cinema e literatura) e interdisciplinar com seus alunos, seja na tradução da letra da canção do inglês para o português, seja pela interpretação simbólica e imagética, seja pela construção de uma narrativa escrita para essa narrativa visual.
Em projetos semelhantes, unindo "Clipes que parecem Curtas", tenho me surpreendido com o poder de observação de crianças e jovens que percebem detalhes que o adulto, por mais vezes que tenha assistido a um clipe ou curta-metragem, não consegue às vezes captar com seu olhar mais abrangente.
Enfim, um dos videoclipes mais impressionantes que já assisti, por todos os elementos que o compõem e pelo impacto visual que desperta no espectador. Quem coreografou estes movimentos é genial.
Um casal mergulhado, um na profundeza, outro mais na superfície... Ambos correndo (contra o tempo? contra os contratempos?)... E o mais incrível é que o casal pouco se movimenta, mas a câmera indo em velocidade ao encontro deles que dá essa falsa impressão e magia de estarem se deslocando na água...
Abaixo, link para a tradução da canção:

Runnin’ (Lose It All), by Beyoncé (feat. Naughty Boy / Arrow Benjamin)

Observação do Educa Tube Brasil:

Após a publicação desta postagem, enviei para diversos colegas, e a amiga Kelly Demo Christ, que estou cinema na UCPEL, de Pelotas (RS) Brasil me indicou o vídeo a seguir, com making of do referido clipe, e vale a pena ver como as geniais tomadas foram feitas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário