quarta-feira, 23 de março de 2016

Vídeo hipnótico da NASA com "time lapse" de um ano de atividades solares (e app para vídeos em time lapse)




O material acima SDO: Year 6 Ultra-HD , descobri nas redes sociais, e trata-se de espetacular e hipnótico vídeo em time lapse (lapso de tempo) feito pela NASA em que nosso astro-rei parece um globo luminoso em uma imensa discoteca sideral.
O vídeo foi captado com luz ultravioleta (luz que não é captada pelo olho humano) durante um ano pelo Centro Espacial Goddard, da NASA, a agencia espacial norte-americana, através do Solar Dynamics Observatory (SDO) ou Observatório de Dinâmica Solar (um satélite em órbita ao redor da Terra, que captura imagens do Sol a cada 12 segundos, com uma resolução fantástica), e tem narração de Nicholeen Viall, física solar.
Esse monitoramento solar permite acompanhar as manifestações magnéticas que acontecem em seu interior.
O Educa Tube Brasil, a partir da visualização deste impressionante vídeo, que pode ser utilizado em aulas de ciências, geografia, educação ambiental etc, recomenda aos educadores o acompanhamento de algumas saídas de campo e projetos escolares dentro ou fora da escola, usando o conceito time lapse, que é o de fazer pequenos vídeos com saltos de tempo, que podem ser feitos a partir da instalação de um aplicativo como Lapse It no smartphone do professor e/ou de algum aluno para capturar toda uma movimentação espacial (no sentido de espaço e ambiente escolar). E depois compartilhar com a turma, a escola e a comunidade escolar, seja em uma apresentação restrita a pais, professores e alunos, seja publicando em um blog educacional, num canal de vídeos da escola no You Tube, no perfil da escola numa rede social. :-)
Abaixo, link para o app (aplicativo) Lapse It, que pode ser baixado gratuitamente:

LAPSE IT APP

No vídeo a seguir, há uma explicação do uso do referido aplicativo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário