segunda-feira, 28 de março de 2016

Teacch.me: App educacional para autistas desenvolvido por jovens alunos do ensino médio




O vídeo acima Teacch.me - App educacional para autistas - Maratona de Aplicativos 2015, descobri através do perfil da Revista Galileu, no Twitter e, como o nome indica, trata-se de aplicativo que tem como foco o aprendizado de crianças do espectro autista, disponibilizando ferramentas tanto para a criança quanto para o educador. E o mais interessante, este e outros aplicativos foram apresentados em evento chamado Maratona, em que adolescentes do ensino médio de todo o Brasil participaram de desafio promovido por FIAP (faculdade de tecnologia localizada em São Paulo, SP) e o Google, mostrando suas criações.
O que chamam a atenção no app Teacch.me é o depoimento de seus desenvolvedores, jovens alunos que comentam que para sua criação, chegaram a ler dissertações de mestrado sobre o tema do autismo, entrevistado pais de crianças autistas e outras coisas mais, mostrando o desprendimento social e o interesse em fazer um aplicativo o mais fiel à realidade em questão. Cabe à educação saber aproveitar esse potencial para efetivar a verdadeira revolução nas escolas, utilizando estes jovens como monitores e/ou coautores em projetos educacionais.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:

"Atualmente, estima-se que existam mais de meio milhão de pessoas com autismo no Brasil, infelizmente, esse número expressivo de pessoas não têm uma disponibilidade fácil e efetiva de plataformas que acompanham suas necessidades acadêmicas e cognitivas. Observando essa situação no país, criamos o Teacch.me, um aplicativo educacional que pode ser usado por autistas e seus responsáveis e educadores. Baseado no método pedagógico TEACCH, o app conta com uma área para se comunicar, exercícios configuráveis separados por categorias que são acompanhados por vídeos explicativos e espaço para criar rotinas e analisar o desempenho do aluno. O aplicativo também conta com uma assistente pessoal que se comunica por fala, com o objetivo de guiar o aluno da forma mais objetiva possível. Em casos mais extremos, onde o aluno esteja passando por uma crise, nosso detector fecha a tela para tranquilizá-lo. Nossa proposta é revolucionar o aprendizado de autistas com um aplicativo sem custo, versátil e dinâmico; conectando autistas com seus educadores".

Para baixar o Teacche.me, bata clicar no link abaixo:

TEACCH.ME - App educacional para autistas

Na Maratona de aplicativos 2015, promovida pela FIAP e Google, o Teacch.me foi um dos 10 finalistas. Abaixo, breve descrição dos outros nove apps participantes e que podem ser encontrados na loja virtual Google Play:

FORMAÇÃO DE CAMPO PARA BASQUETE
O programa consiste em uma espécie de prancheta digital que auxilia o professor de educação física – ou até mesmo o técnico de basquete – na hora de repassar exercícios e estratégias aos seus alunos/atletas.

HORA DE COMER
Com o objetivo de combater a questão da obesidade infantil, o tema do aplicativo é a educação alimentar para crianças de 3 a 6 anos. Nesse jogo, a criança pode selecionar o que vai comer no café da manhã, almoço e jantar, mas só passa de fase se escolher os alimentos adequados pra cada refeição.

LAMP
Uma rede social de educação que funciona em duas frentes: você posta uma pergunta sobre qualquer tipo de conhecimento – ou responde alguma pergunta postada – e compartilha o projeto educacional da sua escola para inspirar outros educadores.

MATEMÁGIKA
A ideia é estimular o raciocínio lógico da criançada através de um game que reúne problemas matemáticos e computa os pontos do jogador, mostrando sua evolução.

MORESPECT
Nesse game também voltado para o público infantil, o usuário sai de casa e durante sua caminhada é confrontado com diversas situações que envolvem bullying, idosos e deficientes físicos. O objetivo é que valores como respeito e cidadania sejam apresentados de maneira lúdica.

MYCLASS
O app foi criado para auxiliar na relação entre alunos e professores, criando mecanismos que facilitem a comunicação entre eles. Entre outras coisas, o aluno pode fazer sugestões para melhorar o curso e o professor tem um espaço para organizar e divulgar as informações dos alunos, como faltas e notas.

NEURON
Através da ativação de neurônios, o usuário vai formando uma rede de conhecimento. O objetivo é mostrar como os diferentes campos do conhecimento se relacionam entre si.

OPINING
Baseado na ideia de que hoje temos acesso a muita informação, mas que pouco disso se transforma em conhecimento – e na ideia de que as redes sociais fazem de qualquer post um debate público em potencial – esse app cria um ambiente virtual que simula um debate para aprimorar a capacidade do usuário de construir um argumentos.

SMART ROBOT
Um robozinho Android tem um caminho para seguir, mas o trajeto só é desbloqueado conforme o usuário desenvolve seus conhecimentos de programação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário