sábado, 12 de março de 2016

Toda criança tem direito de ir à escola: Animação mostra os princípios da Educação Inclusiva




O vídeo acima Toda criança tem direito de ir à escola, descobri via Facebook da colega e amiga Jenny Horta, educadora do Rio de Janeiro (RJ) Brasil, sobre notícia do portal Catraca Livre, e trata-se de animação que mostra os princípios da Educação Inclusiva, e "fala sobre a importância de um sistema educacional que respeite as características de cada criança".
Vídeo produzido pelo programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana.
Conforme o Catraquinha, versão do Catraca Livre para crianças:
"Um sistema educacional inclusivo garante que crianças com e sem deficiência convivam, desenvolvam empatia e se sintam parte do todo. De acordo com diversos tratados e pesquisas, um sistema educacional que respeita as diferenças e características de cada um é considerado a melhor opção para toda e qualquer criança.
Além disso, a educação inclusiva é uma garantia assegurada em diversos dispositivos legais, tanto nacionalmente, em nossa Constituição Federal, quanto em diplomas internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. Ainda assim, não são poucos os casos em que o acesso a uma escola regular é negado a pessoas com deficiência"
Seguindo o mesmo tema, o Educa Tube Brasil indica, logo abaixo, vídeo intitulado "Escola Inclusiva", veiculado no Jornal da Justiça:



Conforme apresentação do referido vídeo:
"A Constituição determina que o aluno com deficiência tem direito e deve receber na escola todo o atendimento específico que necessitar. Para os especialistas, a convivência só traz bons resultados. A melhoria no rendimento escolar é visível, e deficiências na área social tendem a desaparecer. Mas o que fazer quando falta estrutura nas escolas?"
Ótimo material para debater sobre inclusão com a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário