terça-feira, 22 de março de 2016

Alimente heróis com livros: Projeto educacional de financiamento coletivo via internet




O vídeo acima, Alimente heróis com livros L4H, é um projeto educacional de financiamento coletivo, via Catarse, promovido pelo professor de língua portuguesa Cléssio Pereira Bastos, com apoio de seus alunos da Escola Municipal José Carlos Pimenta, na zona rural de Goiânia (GO), Brasil, para a aquisição de livros para sua escola.
Um projeto muito interessante, que descobri via Twitter da colega Paula Ugalde, educadora de Santa Barbara do Sul (RS), Brasil.
A sigla L4H ou Looking4Heroes (Procurando por Heróis) é o nome de plataforma criada pelo professor para desenvolver projeto de leitura e escrita com seus alunos (e pode ser melhor conhecido AQUI), visando criar um diário recheado de histórias e daí surgiu a ideia de criar o projeto "Alimente heróis com livros" para adquirir um total de 90 livros, 30 exemplares de três livros escolhidos pelo professor, que são: Eu Sou Malala – edição juvenil; O diário de Anne Frank e Ben Carson: O Menino Pobre Que Se Tornou Neurocirurgião De Fama Mundial.
A meta inicial foi atingida antes do prazo final que encerra em meados de abril, mas foi estendida a ação, que inicialmente atuava com 60 alunos de 6º a 9º anos, que faziam parte do projeto inicial, que agora ampliado, abraçará também os alunos do 1º ao 5º anos, 100% dos alunos da escola. Conforme novo vídeo abaixo, denominado de Meta extraaaa:



Uma relevante ação pedagógica e social de incentivo à leitura, que o Educa Tube Brasil divulga a outros educadores que possuem ótimas ideias mas faltam recursos financeiros para colocarem em prática. Este blog educacional, indica o link abaixo para maiores informações e apoios ao belo projeto do professor Cléssio:

ALIMENTE HERÓIS COM LIVROS

Os sonhos podem tornarem-se realidade quando aplicamos as teorias à realidade local. Hoje, muitos educadores conseguem superar desafios, divulgando seus projetos na rede mundial de computadores, nas redes sociais, em blogues e portais como estes de financiamento coletivo. É uma nova possibilidade de compartilhar ideias e ideais e ainda conseguir ampliar possibilidades educacionais, ainda mais quando embutido no financiamento coletivo há a possibilidade de oferecer, o que chamam de brindes, que são o resultado dessa ação, sejam por livros, vídeos etc.
No Facebook há página do Looking For Heroes, que pode ser acompnahada no link a seguir:

LOOKING FOR HEROES

Parabéns ao professor Cléssio, aos seus alunos e outros mais que motivam a outros professores e alunos mundo afora, através de sua "Pedagogia do exemplo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário