segunda-feira, 16 de maio de 2016

Arquitetura Escolar e os Espaços escolares para novos tempos




No vídeo acima, a professora da Unicamp Doris Kowaltowski fala sobre Arquitetura Escolar na TV Univesp, levando em conta fatores como "Acústica, iluminação, materiais que não sejam tão duros, uma arquitetura que contemple as especificidades locais" , além da funcionalidade deste espaço escolar. Trata do inovador e do tradicional na educação e as mudanças que ocorreram na arquitetura de algumas escola.
O referido vídeo encontrei no ótimo blog Arquitetando Ideias da amiga Elenara Stein Leitão, arquiteta em Porto Alegre (RS), Brasil, cujo tema era justamente os Espaços escolares para novos tempos, postagem feita por ela, a partir de indicação de outro post que fiz à Elenara, sobre Arquitetura da Aprendizagem.
Com alegria li a postagem do Arquitetando Ideias (link a seguir), que mostra "Como seriam espaços escolares para nossos novos tempos de tantas transformações". Uma bela postagem que recomendo por conta das diversas possibilidades de unir o espaço escolar a uma perspectiva mais eficiente, do ponto de vista arquitetônico como pedagógico. A arquitetura é uma arte que deve se incorporar aos espaços escolares, dentro de uma proposta de novas metodologias e didáticas, como algumas das experiências apontadas por Elenara, em que a construção do conhecimento está aliada à construção do próprio espaço escolar, arquitetonicamente adequada a inovações, tanto espaciais como educacionais. Mudar o espaço sem alterar a metodologia é como o editor deste blog sempre destaca: "Novas tecnologias requerem novas metodologias. Equipamentos que trazem em si o conceito da mobilidade, utilizados de forma fixa, acaba sendo uma contradição". E como destaca a prof. Doris, no vídeo mais abaixo: "Inclusão não é só construir rampas", há que se pensar o espaço muito além disso...

Espaços escolares para novos tempos, no Arquitetando Ideias

Dentro deste tema, pensando a questão dos espaços escolares, em sentido amplo, e pensando este espaço em que a Biblioteca Escolar deveria ser melhor explorado, tanto o exterior, como principalmente seu interior, indico um link do portal Publica, de Portugal, cujo tema é justamente "Uma viagem pela arquitetura das bibliotecas", vide link abaixo:

Uma viagem pela arquitetura das bibliotecas

Por fim, indico a seguir o vídeo Como a arquitetura contribui para o aprendizado, no programa Conexão Futura, do Canal Futura, uma entrevista realizada em 23/11/2015, com Doris Kowaltowski, arquiteta e professora Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas; Alexandre Delijaicov, arquiteto da Prefeitura de São Paulo e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; e Tatiana Klix, repórter do site Porvir e apresentação de Cristiano Reckziegel:



2 comentários:

  1. Que postagem maravilhosa! Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela postagem tua que provocou esta aqui no blog, Elenara. Um abraço! :-)

      Excluir