segunda-feira, 13 de junho de 2016

Mães autônomas, o trabalho infantil e a consciência social




O vídeo acima, Conheça Manoela Gonçalves e o que ela pensa sobre o trabalho infantil, descobri na rede social, no perfil da Fundação Abrinq e trata-se de depoimento de uma mãe de 32 anos, que mora na Zona Oeste,de São Paulo (SP), Brasil, que dedica parte de seu tempo a acolher outras Mães Solteiras = Mães Autônomas, em espaço chamado Casa das Crioulas, que além de acolhimento, promove geração de renda, empoderamento, como Manoela diz: "de nós conosco e com os nossos".
Manoela que trabalha com mães autônomas há 5 anos, ouve, acolhe, dá atividades as mulheres que procuram este espaço, e como ela conta: muitas vezes as coisas são resolvidas tomando "um café e comendo um pedaço de bolo". As mulheres chegam com um problema e a Casa pensa uma solução.
Mães autônomas que trabalham em pontos de ônibus, em farol e diz que enquanto estiver mulher (mãe) trabalhando em situações como essas e outras mais, haverão crianças expostas também ao trabalho infantil, até por que sabemos que estão ali como forma de complementação da renda familiar, e que prover a essas mães a possibilidade de uma renda mínima que evite tais casos, em contrapartida tirarão as crianças da exposição ao trabalho infantil.
E a parte mais relevante deste depoimento de Manoela é quando a mesma expõe sua consciência social, quando diz que (embora seja sua função de acolher), não gostaria de ver mais mulheres nessa situação, sujeitas à violência e diz que o dia que isso acontecer, ela terá cumprido seu papel. Uma grande consciência da necessidade de seu papel social e a torcida para que este se encerre, em prol de um mundo melhor para todos.
Nem todos tem essa consciência e filosofia de vida. Muitos usufruem de uma demanda social e até torcem para que essa realidade não mude, para que sua função e necessidade de seu trabalho permaneçam. Manoela é daquelas pessoas que de fato colaboram para a mudança social e que não ficam dependente dessa situação.
Um grande exemplo que todo educador, seja pai ou professor, deveria conhecer, de quem exerce um relevante papel na sociedade, que acolhe e transforma a sua comunidade.
Conhecer a realidade de sua comunidade, de seu alunado é essencial para buscar estratégias de interação.

Abaixo, recomendo outros vídeos institucionais da Fundação Abrinq, em seu canal de vídeos no You Tube, destacando a seguir um de seus vídeos institucionais, "Você com o poder de transformar":

FUNDAÇÃO ABRINQ NO YOU TUBE



Nenhum comentário:

Postar um comentário