terça-feira, 7 de junho de 2016

Figuras de ação: fotógrafo e fã de Star Wars dá vida a brinquedos através da arte imitando a realidade


Galactic Warfighters from Joseph DiGIrolamo on Vimeo.


O vídeo acima Galactic Warfighters (Combatentes galácticos), descobri na rede social e é uma criativa e interessante forma de unir realidade com ficção, o macrocosmo com o micro, arte com sociedade e que pode ser adaptado a outras possibilidades, inclusive na educação.
Trata-se de iniciativa do fotógrafo Matthew Callahan, que também é fuzileiro naval dos EUA e fã da série Star Wars de transpor as imagens que fotografa de suas missões mundo afora.
Ferido no Afeganistão há 5 anos atrás, Matthew descobriu a paixão pela fotografia e como correspondente, começou a clicar seus colegas em missão e depois recriar essas imagens com action figures (figuras de ação) de Star Wars em escala menor (6 : 1). Foi aí que surgiu o projeto TheDroids, dando vida a seus brinquedos, numa espécie também de Toy Story e o resultado é um efeito extremamente realista, justamente por se inspirar em situações reais em maior escala.
Há toda uma produção para cada fotografia, como é visto no vídeo acima, numa representação que usa também após, efeitos de Photoshop, embora a maioria de suas imagens sejam criadas pela câmera.
Como educador, o editor deste blog educacional tem se valido de suas memórias sentimentais, sejam clipes, curtas, desenhos, propagandas, filmes, etc para desenvolver projetos pedagógicos e crê que usar a imaginação é o grande efeito especial que um educador poderá alcançar.
O que Callahan fez, outras pessoas fazem ao seu modo, unindo arte e sociedade, ficção e realidade, não apenas com a fotografia, mas com o teatro, a dança, o esporte, a música, a pintura, etc. Existem inúmeras possibilidades, desde que usada a criatividade e a imaginação.
Um educador de história com seus alunos pode criar maquetes históricas, aliado a professores de matemática, ciência, arte, geografia, unindo esses saberes, bem como poderão usar os mais variados materiais, sejam brinquedos prontos ou criar bonecos com massa de modelar etc e depois fotografar tudo e produzir um vídeo em stop-motion dando a impressão de movimento, por exemplo.
A imaginação é o limite, sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário