terça-feira, 28 de junho de 2016

SlowKids e A importância de brincar sem brinquedo: Em busca do tempo e da infância perdidos




O vídeo acima Video Conceito SlowKids, foi captado no Evento do Parque Burle Marx (maio de 2015) e descobri via artigo "A importância de brincar sem brinquedo" da revista Carta Educação.
SlowKids "é um conceito criado por Tatiana Weberman e Juliana Borges para tratar de questões relacionadas à criança com base na desaceleração, maior contato com a Natureza e pensamento sustentável. Nossa programação conta com piquenique, música e brincadeiras". E que visa o desenvolvimento da criança de forma saudável, respeitando o "tempo de descobrir, observar, experimentar. É preciso dar a elas espaço para que se conheçam, investiguem seus interesses, capacidades, emoções". E mais: "(...) que o brincar é coisa séria. Que pular etapas e apressar fases do desenvolvimento da criança é encurtar o seu potencial e, com ele, sua sensibilidade e inventividade. Defendemos que o tempo livre da criança seja valorizado e garantido".
Ou seja, pelo direito da criança ser criança e ter seu devido tempo de crescer, se divertindo, aprendendo e ensinando, sem pressa, nem se tornando precocemente um adulto em miniatura.
O vídeo institucional, que apresenta o tema SlowKids (movimento que visa "Criança, brincadeira, desaceleração, troca, natureza, amor"), parece um curta-metragem em forma de conto infantojuvenil, de forma poética, estética e lúdica. As cenas são encantadoras e os versos que vão surgindo, mais ainda, ilustrados pela imagem de um menino com uma coroa na cabeça, passeando por um lugar desconhecido, que parece as paredes de um castelo mágico: "Houve um tempo em que ninguém tinha tempo.../ ... Era um tempo acelerado, preso, ocupado./ Um tempo repleto de vazio por todo lado."
"Você tem tempo de quê?", eis a questão que todos devem pensar, refletir e debater, seja na escola, na família, no trabalho, na sociedade.
Na segunda parte do vídeo, com cenas de brincadeiras de pais e filhos em um parque, surge um convite: "Dê um tempo para.../ Sentir,/ Sonhar,/ Brincar,/ Amar,/ Rir.../ Desacelere./ Tudo tem seu tempo natural".
Enfim, dar tempo ao tempo, fazer significativo esse tempo de convívio social, tão necessário a todos, sejamos crianças de qualquer idade. Reaprendermos a brincar sem brinquedo, inventando as brincadeiras, sejam imaginárias ou utilizando qualquer tipo de coisa, de sucata a material reciclado, de brinquedos prontos ou inventando os próprios brinquedos com as coisas e gentes ao redor. Recuperar brincadeiras antigas dos pais com os filhos e os filhos ensinarem suas brincadeiras e brinquedos com seus pais, avós, tios, amigos...
Há uma necessidade de desacelerarmos esse Tempus fugit (expressão latina que significa "O tempo foge", mas que é normalmente traduzida como "o tempo voa". É uma expressão que aparece em muitos relógios).
Para complementar esse vídeo e conceito, o Educa Tube Brasil recomendo a seus seguidores e visitantes, a leitura do artigo da revista Carta Educação "A importância de brincar sem brinquedo" (link abaixo), que defende que as "Crianças podem e devem transformar qualquer objeto em brincadeira para estimular a criatividade, a imaginação e a capacidade de construir":

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR SEM BRINQUEDO

Vejam também a plataforma de brincadeiras, denominada MASSACUCA, destacada pelo referido artigo, que é "projeto de duas mães que acreditam na riqueza de um brincar simples, feito com afeto e objetos do dia a dia. Mas também capaz de oferecer um imenso aprendizado e conectar adultos e crianças". A ideia nasceu do prazer que as duas mães sentiam em fazer atividades em casa, com seus filhos. E que passaram a "compartilhar suas descobertas, registrando as atividades de um modo livre, sem resultados planejados e respeitando a espontaneidade de cada criança":

MASSACUCA. É SIMPLES BRINCAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário