quinta-feira, 9 de junho de 2016

O urso mestre e a menina aprendiz: curta-metragem de animação e metáfora da educação




O vídeo acima, que intitulei O maestro e a aprendiz, descobri via Facebook da colega a amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS), Brasil.
Trata-se de lírica e belo curta-metragem de animação russo da série Marsha e o urso, que considero uma pequena metáfora da educação, pois mostra o inusitado encontro de um urso e uma menina, sendo que o primeiro é um mestre, um professor de piano, e a outra, sua aluna, sua aprendiz.
Encontrei a versão original (em russo) no You Tube, e mostra como O Urso encontra na floresta um piano e leva para sua casa.
A menina se interessa em aprender a tocar e o Urso, como um mestre, mostra a Marsha um livro, um manual que ela deve seguir rigorosamente. O interessante é que o Urso é um exímio pianista que exige de sua pupila o mesmo conhecimento, sem a devida paciência e sem a percepção de que as mãos da menina era diminutas para executar os mesmos movimentos de um imenso urso. Educar exige disciplina mas nem tanto rigor, ainda mais quando se trata de executar atividades artísticas em que a criatividade não deve ter tantas limitações...
Todo bom professor não deve exigir de seu aluno o mesmo conhecimento e desempenho, pois tudo é adquirido com o devido tempo, mas deve saber adaptar, como o Urso faz, ao invés de tocar inicialmente com todos os dedos das mãos, apenas um de cada, para obter quase o mesmo resultado.
Feito isso, Marsha dá vazão a sua criatividade e tem um devaneio de que a transforma numa orquestra inteira, tento o primeiro mestre e maestro o Urso.
Um bom material para trabalhar noções de didática, metodologia, utilizando esse curta como uma metáfora da própria educação, afinal, todo aluno tempo o seu tempo próprio de aprendizagem. E a sensibilidade do professor poderá promover uma melhor interação com sua classe...
A palavra maestro vem de mestre, ou seja, daquele que ensina a um aprendiz...
Abaixo, o primeiro episódio da série de curtas de animação de Masha e o Urso - Como Eles se Conheceram:



A seguir os demais episódios que são veiculados nos canais Cartoon Network e Boomerang e podem ser assistidos no You Tube:

MARSHA E O URSO NO YOU TUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário