terça-feira, 14 de junho de 2016

"O Melhor Lugar": Curta-metragem finalista do 4º Concurso Causos do ECA (entre o educacional e a realidade local)




O vídeo acima "O Melhor Lugar", descobri por acaso no You Tube e trata-se de ótimo curta-metragem, rodado em apenas três dias, que "foi baseado em uma história real de autoria de Andréa Damasceno Raupp, que foi uma das finalistas da 4ª Edição do Concurso Causos do ECA, promovido pelo Porta Pró-Menino da Fundação Telefonica, em parceria com a ANDI - Agência de Notícias do Direito da Infância".
Um curta é realização do projeto Oficinas Querô, produzido pela Querô Filmes, e dramatiza situações reais que acontecem em quase todas as escolas e que dependem de adequada intervenção de professores, gestores e demais entidade de auxílio à criança e ao adolescente para a resolução desses problemas que ocorrem fora da escola, mas repercutem dentro dela.
Segundo dados: "O Concurso Causos do ECA é um concurso de histórias reais em que a correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente promoveu um a transformação social positiva em uma criança ou adolescente. Sua história também está no livro Causos do ECA: Uma História Puxa outras".
Um ótimo material para refletir com pais e alunos sobre o ECA e sua aplicação na sociedade. E para perceber que o cotidiano da escola pública, independente do local em que esteja situada, não difere muito uma da outra, respeitando as peculiaridades e a realidade local.
Somente quem não convive com essa realidade que pode palpitar sobre a educação, como se fosse um reality show, sem de fato compreender sua complexidade e a importância do papel social do educador, indo bem além das atribuições de formação escolar.
Para muitos alunos, a escola é o segundo lar, para alguns é o primeiro, visto a situação que estão expostos. E a escola precisa dar conta de problemas que não é causa, mas a consequência. A escola é o reflexo da sociedade. Mas por si só não é capaz de resolver problemas estruturais desta, apenas de cumprir sua função primordial de instruir e, sim, encaminhar aos órgãos competentes fatos que tenha conhecimento e que afetam a integridade física e moral do aluno...
Como educadores, sejamos pais e/ou professores, somos todos responsáveis por acolher, educar e proteger crianças e jovens, que estão em processo de formação, e que a educação (de casa e da escola) tem papel fundamental no referido processo.

Uma ótima iniciativa que merece ser divulgada, incentivada e repassada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário