quinta-feira, 16 de junho de 2016

Realidade Aumentada e Meus Monstrinhos: literatura, educação e tecnologia ampliadas




O vídeo acima Realidade Aumentada, trata-se de interessante matéria de 13.06.2016, veiculada no Jornal Futura, do Canal Futura em que mescla tecnologia de ponta com literatura e educação.
"Tenho Monstros na Barriga" é uma obra de Tonia Casarin, escritora e educadora, que une de forma criativa a literatura e a educação (socioemocional), e que foi publicada através de financiamento coletivo via internet; e que este blog educacional participou com postagem especial e divulgação nas redes sociais, pois considera algo relevante.
Ao saber do livro ser adaptado para a realidade aumentada, mais interessante ficou a ação de Tonia, incorporando novos elementos ao projeto inicial, dinamizando a própria leitura à uma geração eminentemente audiovisual.
Hoje, a maioria das crianças e jovens possuem telefones celular e boa parte deles, um smartphone que permite baixar aplicativos e ampliar a própria relação entre a tecnologia e a educação, em que a arte e a cultura devem ser meios (ferramentas, recursos, possibilidades) atingir um objetivo.
Neste contexto, em que crianças e jovens se apropriam das TIC, Mídias e Redes sociais digitais, fora da sala de aula, a escola do futuro precisa pensar o conceito de "realidade aumentada", não apenas com recursos digitais, mas todas possibilidades tecnológicas que permitam a interação, como outras mídias (TV, rádio, revistas, livros impressos) em diálogo com a tecnologia de ponta.
Como demonstra a apresentação do vídeo do Canal Futura no You Tube, que reproduzo abaixo:

"Todos os dias surgem novas tecnologias. Algumas chegam rapidamente ao mercado. Outras precisam de um tempo maior para se adaptar aos consumidores. De um jeito ou de outro, elas transformam o dia a dia de pessoas e empresas. Um exemplo é a realidade aumentada, que permite ver e interagir com produtos e serviços, antes mesmo de tê-los em suas mãos. Estas novas experiências acontecem por meio de imagens geradas em um computador, que ganham dimensão no ambiente real. Garantem os especialistas que a realidade aumentada é uma das três tecnologias de maior impacto para as vendas feitas no varejo e também feitas pela internet nos próximos anos. Mas não é só o comércio que pode se beneficiar pelo uso: medicina, manutenção de equipamentos complexos, publicidade, educação e treinamento militar também entram nessa lista. Melhor do que descrever é mostrar e por isso a nossa equipe foi conferir alguns usos e avaliar o potencial econômico e social que os investimentos nessa área podem trazer".

A realidade aumentada e a realidade virtual permitem outras formas de linguagem, calcadas não apenas no visual, mas na mobilidade, na interação, na perspectiva etc.
Um pequeno passeio pelo entorno da escola, usando ou não TIC e Mídias, pode ser uma "realidade aumentada" sobre o próprio contexto histórico, artístico, cultural e social em que esta insere-se... E se forem utilizados telefones celulares, smartphones, câmeras digitais, ou um prosaico caderno de desenho, lápis de cor, e muita imaginação. Ampliados ficam os pontos de vista sobre um tema...
Mais do que a tecnologia, o importante é que o carro-chefe do processo de ensino-aprendizagem seja a metodologia, e como este blog e seu editor (José Antonio Klaes Roig) sempre destacam: "Novas tecnologias requerem novas metodologias para que o novo não seja apenas novidade, mas promova a inovação; e inovação neste contexto significa acima de tudo a transformação, não apenas dos equipamentos mas dos atores sociais envolvidos, ou seja, professores, pais, alunos e comunidade escolar".
Abaixo, um outro exemplo de manifestação artística e cultura, a pintura genial de Vincent van Gogh, que permite ao espectador um passeio virtual em realidade aumentada por suas obras pós-impressionistas, no vídeo intitulado The Night Cafe (O café da noite). Algo espetacular e motivador que me foi indicado pela colega e amiga Carla Kalindrah, educador do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, através do portal B9:



E como bem disse o pensador Osho: "La vida no es una tecnología, ni una ciencia. La vida es un arte, has de sentirla. Es como el caminar por una cuerda floja". Cabe ao educador, seja pai ou professor, em saber integrar ao universos do filho e aluno sua bagagem sentimental a partir de suas vivências, mas também aprender com crianças e jovens sobre as múltiplas possibilidades dos multimeios, unindo arte, cultura, tecnologia e educação, mediados por uma intervenção pedagógica. Afinal, todos os educadores, sejam professores ou pais, possuem a pedagogia do exemplo que é visível nos espelhamentos (positivos ou não) em suas salas de aula ou de casa. :-)

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