segunda-feira, 20 de junho de 2016

Incomum: Websérie escrita, dirigida e editada por grupo de estudantes do 3º ano do ensino médio




O vídeo acima, é o episódio 1 (Piloto) da Websérie INCOMUM, disponível no YouTube, trata-se de projeto escrito, dirigido e editado por um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio, em que o roteiro da mesma "Produzida no estilo mockumentary – documentários fictícios que se confundem com a realidade – a websérie é repleta de histórias malucas e anormais, que contam o dia a dia de estudantes lidando com temas diversos, de maneira bem descontraída" e que "acompanha o dia-a-dia de um grupo de [nove] estudantes em uma escola na Grande São Paulo enquanto eles são gravados para um documentário. O que talvez a produtora ainda não saiba é que esses estudantes não são nem um pouco comuns…"
Na verdade, um falso documentário com ares de comédia e criatividade e que serve de inspiração a outros jovens e estudantes para pensarem com seus professores as possibilidades do uso de fones celulares, smartphones, câmeras digitais e filmadoras para produzir webséries, que podem ser temáticas e vinculadas a disciplinas ou manifestações de arte, disponibilizadas em um canal de vídeos no You Tube.
Segundo dados, "A ideia do projeto surgiu de uma conversa com os amigos do colégio, que se tornaram personagens e produtores na websérie, sobre o crescimento de canais no Youtube. 'O pessoal adorou a ideia e todos acabaram me apoiando e se envolvendo diariamente para concretizar a produção. Saímos em busca dos atores e recursos e tudo foi acontecendo'", comenta Pietro Lago, estudante de cinema, jovem cineasta e empreendedor, que "mora na França e cursa a Universidade de Cinema 3is – Institut International Image & Son, em Paris, conta que se inspirou nas famosas séries Community, The Office e Modern Family. Para viabilizar parte de seu projeto, investiu em recursos próprios, levantados com serviços de fotografia, e recebeu adesão de amigos do colégio que estudava".
Conforme notícia: "No início, o grupo pensou em fazer vídeos curtos (sketchs) e independentes, mas como o entusiasmo de todos foi crescendo, o projeto foi tomando outro corpo. 'Tínhamos muito mais histórias, personagens e atores do que precisávamos e ainda contamos com a participação de alguns professores e funcionários do colégio, onde gravamos algumas partes e fazíamos as reuniões de pauta', conta Vinicius Romero, ator e um dos produtores da websérie, que também lembra que alguns diretores e professores ficaram preocupados com o tempo que as gravações estavam tomando dos envolvidos. 'Podemos dizer que deixamos a diretoria do colégio de cabelo em pé, se diverte o ex-aluno do colégio, que hoje cursa administração na Unicamp, SP'.
Segundo Pietro, o primeiro capítulo demorou dois anos para ficar pronto. 'Levou muito tempo e dedicação, porque não estávamos totalmente preparados. Muita coisa deu errada e tivemos que regravar vários materiais diversas vezes. Já o segundo capítulo demorou apenas um mês, porque já tínhamos aprendido o que funcionava e o que não daria certo', explica Pietro que também foi responsável pela edição da websérie.
Antes de realizar Incomum, Pietro estudou teatro. Em 2014, venceu o San Luis Obispo International Film Festival, nos Estados Unidos, com o curta 'O Grande Mágico', que levou o prêmio de Melhor Filme Internacional Feito por um Jovem".

Em princípio dois episódios estão no canal que a Flit Pictures mantém no Youtube. Novos capítulos serão lançados ao longo de 2016. Abaixo o segundo episódio da Websérie INCOMUM, intitulado O Reitor:



Nenhum comentário:

Postar um comentário