sexta-feira, 10 de junho de 2016

Iracema e o Oscar Bovepa: Alunos da rede pública se preparam para o vestibular produzindo curtas




O vídeo acima Iracema e o Oscar Bovepa, descobri na rede social e é uma interessante iniciativa de um professor e seus alunos da rede pública estadual de São Paulo, Brasil, que se preparam para o vestibular produzindo curtas-metragens, adaptando clássicos da literatura brasileira.
Conforme notícia o projeto Oscar Bovepa foi ideia do "professor de artes, Gerson Cordeiro, da E.E. Jardim Bopeva, em Praia Grande. Para ajudar os alunos a compreenderem melhor as obras literárias obrigatórias para o vestibular e tornar a leitura mais prazerosa, o docente inovou na maneira de lecionar e incluiu no conteúdo programático da disciplina de Artes o 'Oscar Bopeva', que vai avaliar e premiar os alunos que se destacarem na produção de curtas-metragens baseados nos livros".
A metodologia é simples e eficiente: "O conteúdo da leitura foi dividido entre as três turmas de terceiro ano da escola, cada uma com dois grupos. As seis obras foram escolhidas pelos alunos: Iracema, Vidas Secas, O Cortiço, Capitães da areia, Memórias Póstumas de Brás Cubas e As Cidades e as Serras. Gerson explica que na divisão da releitura houve um sorteio para saber qual grupo ficaria com determinada obra, com possibilidade de troca entre os alunos".
O aluno Leanderson Mota, de 17 anos, que pretende prestar vestibular para o curso de engenharia da computação na USP e na UNICAMP, escolheu Capitães de Areia, influenciado pela avó que adora este livro. Para ele, esse projeto auxilia não apenas no desempenho escolar: “A gente passa a enxergar as coisas de um outro ângulo. Eu não vejo mais um filme como eu via antes. Tenho uma visão mais crítica”.
Já a aluna Kristal Puzuki, também de 17 anos, que dirige e é a personagem principal do romance Iracema, de José de Alencar, destaca a importância do trabalho em equipe dos alunos engajados no projeto: “Antes de qualquer coisa, fizemos reuniões, dividimos as atividades, conversamos e estudamos a obra. Foi muito interessante a caracterização dos personagens, ver a transformação dos colegas e ver todo mundo participando junto”. Kristal se prepara para o vestibular em medicina em universidades públicas dentro e fora do país. "Nas provas, em literatura, não tenho dúvidas de que estou preparada", disse. Por fim, para o professor Gerson, o trabalho em equipe, não somente dos alunos, mas de toda a equipe gestora é fator decisivo para a eficácia da boa prática: “Toda a diretoria acreditou no meu projeto e deu subsidio para que ele acontecesse”, concluiu.
Para maiores informações e a notícia na íntegra, recomendo clicar no link abaixo:

Alunos da rede se preparam para o vestibular produzindo curtas

Nenhum comentário:

Postar um comentário