domingo, 12 de junho de 2016

A corrente do bem na legítima rede social da solidariedade e da multidisciplinaridade




O vídeo acima Resgate de Cão, descobri, primeiramente no Facebook do amigo Fernando Luis, músico e poeta de Rio Grande (RS), Brasil e posteriormente o encontrei no You Tube.
Trata-se de um resgate de um cão, em Sayrane, Rússia, quando uma ação entre pessoas que passavam pelo local foi registrada por uma câmera ou telefone celular e depois compartilhada na rede social.
Mais que uma ação entre amigos, em que cada um segura o outro para criar um cabo humano para poder alcançar o cachorro e trazê-lo para cima, longe daquele canal de água, é um extraordinário ato de solidariedade e humanidade, de fraternidade, diante de notícias tão cruéis e desumanas que povoam os noticiários.
Infelizmente é um vídeo que viralizou apenas nas redes sociais, mas que na grande mídia televisiva não tem espaço para ações solidárias. Vemos poucas notícias assim, e existem muitos casos mundo afora. Mas a lógica perversa e inversa dos meios de comunicação, em sua maioria, é o do sensacionalismo, de destacar as tragédias, a violência, o caos, que até existem, mas que proporcionalmente não são em maior escala.
Pensando nessa corrente do bem, lembrei da importância de ações educativas que ocorrem dentro das escolas serem também publicizadas. Em minhas andanças pelo planeta educação, tenho conhecido muitas ações entre colegas e seus alunos, mas que muitas vezes ficam restritas à sala de aula e ao interior dos muros da escola. Este blog foi criado, inclusive, como um espaço para divulgação dessas ações individuais e coletivas entre professores e alunos.
O vídeo acima pode ser pensado como uma metáfora da inter e da multidisciplinaridade, quando dois ou mais professores unem forças, dão-se as mãos, entrecruzam seus saberes em um projeto, atividade ou ação educativa para resgatar os valores e conteúdos que suas disciplinas têm em comum e alçá-las ao devido patamar acima das questões superficiais...
Mas como demonstra o vídeo, a inter e multidisciplinaridade é uma ação coletiva que requer em sua execução, um planejamento, uma ideia inicial, um objetivo, que proporcione tentativas, algumas que poderão não ter o resultado esperado no início, mas que pela persistência, pela avaliação de tempo e espaço e a autoavaliação do potencial coletivo, poderão atingir o sucesso, como a rede social que se instalou lá naquele local e conseguiu, após algumas tentativas, resgatar o cão...
Nossas ações, enquanto educadores, poderão resgatar não somente um professor desestimulado, como um aluno, uma turma, até uma escola, se for pensada de forma coletiva e souber envolver a todos no mesmo objetivo. Eis a lição que aquela ação social me fez refletir sobre uma ação educacional.

Para promover a intertextualidade entre este vídeo e seu título, remeto a outra postagem (mais antiga) deste blog, que remete ao filme de mesmo nome:

Corrente do Bem - a conta que muda o mundo (cinema, educação e rede social)

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