sexta-feira, 15 de julho de 2016

A Escola do Rock: da ficção à realidade no Japão (cinema e educação)



O vídeo acima Deka Vs Deka é uma apresentação da banda de rock japonesa Maximum The Hormone, feita em uma sala de aula do Japão e me foi indicado via Facebook pelo colega e amigo Fernando Luís, músico e poeta de Rio Grande (RS), Brasil. Um vídeo que me lembra aquele filme ESCOLA DO ROCK (vídeo ao final da postagem, com "cena épica"), com o ator Jack Black, que forma uma banda de rock em uma escola tradicional de música. No caso japonês, não consegui ainda identificar a escola, mas pela faixa etária dos alunos, acredito que trata-se de alguma faculdade, quem sabe de música, até por perceber que os alunos, pelo estilo "headbanging", são 100% rock in roll.



Na cena acima, do filme Escola do Rock (2003) considerada por fãs de épica, Dewey Finn é um guitarrista irreverente que se torna professor em uma escola de música clássica, e transforma seus alunos em músicos de uma banda de rock, visando levar aquele grupo a uma Batalha de Rock com outras bandas locais.
Eis ai um dos papéis sociais do educador, de propor uma transformação do aluno, mostrando outras possibilidades de aprendizagem, utilizando não apenas música, mas a arte e a cultura em geral, algo que o Educa Tube Brasil defende desde sua criação, em 2009. O educador do século XXI precisa ser um arte educador e um mídia educador, sabendo valer-se da arte, cultura e das TIC, mídias e redes sociais como elementos integradores, múltiplas linguagens com seus alunos que as usam fora da sala de aula. E se este educador não domina esses recursos, que se associe a outros professores, convide artistas, proponha projetos em parceria com alunos que usem tal ferramental.
Assim como a música, o teatro, a dança, o esporte, a literatura, o cinema e qualquer outra manifestação artística e cultural podem ser incorporadas ao cotidiano escolar, desde que feita com autenticidade, criatividade, organização, planejamento, adequação ao tempo e espaço.
Abaixo, vídeo documentação a reunião dos integrantes do filme Escola do Rock, dez anos depois:



O bom professor é aquele que passados anos, décadas, reencontra seus alunos, que vêm comentar o quanto alguma atividade (que o próprio educador acho prosaica) influenciou sua vida. O bom professor não é aquele que quer ser o melhor, mas faz o seu melhor, a partir de suas crenças, seus sonhos, sua bagagem sentimental e experiência de vida, e que repassa ao aluno, adequando-a ao conteúdo programático e ao currículo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário