domingo, 26 de janeiro de 2025

Os Jetsons [seriado de animação de 1962] previu o uso da Inteligência Artificial no cotidiano: um protótipo do ChatGPT?




O vídeo acima, cena do famoso seriado de animação Os Jetsons, que trata de uma família num futuro distante, usando todo tipo de parafernália tecnológica em sua dia a dia [cão robô, carro voador, videochamada etc]. Seriado da produtora Hanna & Barbera que fez muito sucesso nos anos 60/70, e que, mais precisamente do ano de 1962, chegou a prever em um de seus episódios o uso da inteligência artificial no cotidiano, algo como um protótipo do atual chatGPT, em que o usuário elabora um prompt [linha de comando], apertando botões. Genial.
Audiovisual de animação que consta no perfil do Instagram Trechos Nostálgicos [que justamente destaca cenas de vídeos diversos do passado] e que me foi enviado por minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada de Porto Alegre [RS], Brasil.
No vídeo em questão mostra o que a imaginação humana é capaz, influenciada por teorias, ideias circulantes, que ainda não possuem tecnologia suficiente para colocá-la em prática. Assim foi com leonardo Da Vinci e suas engenhocas em pleno Renascimento, pensando conceitos como submarino, helicóptero, aviões sem ainda tecnologia para superar barreiras que posteriormente os estudos de física e outros possibilitaram. Assim é na atualidade a questão do famoso carro voador de Os Jetsons, que é uma espécie de drone, como alguns já em teste, simulando o veículo usado no seriado de animação.
Um bom material pra uma provocação sobre o poder da imaginação nas ciências e das ciências na ficção, numa simbiose, uma inspirando a outra. Júlio Verne foi exemplo disso também, prevendo com cem anos a chegado da humanidade à Lua, com uma precisão inrível, pois as teorias científicas que circulavam em meados do século XIX não tinha tecnologia adequada para fazer esse voo em meados do século XX. O submarino nuclear Nautilus previsto em "20 mil Léguas Submarinas" foi foi concebido após a segunda guerra mundial, e batizado pela Marinha Norte-Americana com este nome em homenagem ao clássico da literatura mundial. Nem sempre a mente inventiva possui a tecnologia suficiente ao seu tempo para tornar real a imaginação. Mas sem imaginação, criatividade, originalidade nenhuma ciência existiria também, pois na Antiguidade, voar era coisa de pássaros, por exemplo. Algo inatingível ao ser humano, salvo na mitologia, como Ícaro e Dédalo.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 25 de janeiro de 2025

A Onda: curta de 1981 e longa-metragem de 2008, inspirados no experimento social "Terceira Onda": história, memória, filosofia, psicologia, cinema e educação




O vídeo acima, A Onda, curta-metragem de 46 minutos, produzido em 1981, é terrivelmente atual diante da atual onde de ódio, intolerância, fake news e resolvi compartilhar de novo em meu blog educacional apara uma profunda reflexão sobre o presente repetindo o passado. Conforme sinopse no YouTube, o referido filme: "[...] mostra uma experiência real vivenciada por alunos de uma escola em Palo Alto, nos EUA, que acompanhando uma proposta de seu professor de história, reproduz o perigo de uma doutrina. A Onda, um movimento criado por este professor, foi inspirado nas rotinas utilizadas por Adolf Hitler com o povo alemão, durante a segunda guerra mundial. A pergunta de uma aluna em sala de aula, motiva esse professor a recriar a mesma experiência em menor escala."
Logo abaixo, indico também o longa-metragem de mesmo nome "A Onda" [Die Welle], produção alemã de 2008, com direção de Dennis Gansel, "é inspirado no livro de Todd Strasser e no experimento social conhecido como a Terceira Onda".


Abaixo, segue interessante resenha sobre esse experimento social e filme, que traz uma pergunta que se tornou retórica, diante dos fatos recentes e que torna-se uma aula de filosofia integrada com psicologia, sobre fascis*** e manipulação psicológica: Filme A ONDA (análise) | Seria possível ressurgir o FASC... atualmente?



As Big Techs, seus algoritmos as fake news parecem, infelizmente, fazer parte de uma Quarta Onda, se não houver uma regulação da sociedade civil...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 19 de janeiro de 2025

O Escritor que Decifrou a Vida – Fiódor Dostoiévski: o pai do existencialismo literário e sua influência filosófica




O vídeo acima, O Escritor que Decifrou a Vida – Fiódor Dostoiévski encontrei no YouTube e é um audiovisual que serve para uma aula interdisciplinar de Literatura e Filosofia, pois o escritor russo Dostoiévski pode ser considerado "O pai do existencialismo literário", muito influenciado antes pelas ideias do fisólosofo Soren Kierkegaard, este o pai do existencialismo na filosofia. Dostoiévski também é fruta da vida, da existência que teve e das experiências traiumáticas que passou, inclusive na prisão na Sibéria, que moldaram e mudaram sua forma de ver o mundo e de estar neste mundo.
Porém, se formos buscar a "genealogia" do existencialismo, retornaremos à literatura, em William Shakespare, e sua grande obra "Hamlet", do "ser ou não ser, eis a questão", do existir, do se vingar ou do deixar viver.
Fiódor Dostoiésvki, em "Os Irmãos Karamázov" [1879], nos brinda com a seguinte frase existencialista: "O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive." Afinal, nem todos que vivem, de fato existem, no sentido de aproveitar a vida e não somente deixar os dias se sucederem.
Para entender mais a alma existencialista de Dostoiévski, recomendo a leitura do artigo, no link abaixo, e o vídeo "O Existencialismo de Dostoiévski", logo a seguir deste:
FIÓDOR DOSTOIÉVSKI: O PAI DO EXISTENCIALISMO LITERÁRIO



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 18 de janeiro de 2025

A profunda superficialidade da contemporaneidade e a geração Miojo que acha que instantaneamente sabe de tudo




O vídeo acima, que denominei de A PROFUNDA SUPERFICIALIDADE DA CONTEMPORANEIDADE, encontrei no Instagram de José Kobori, consulto de economia, finanças e investimentos, e vem ao encontro de um fenômeno, que chamo de "Miojo" [3 minutos e está pronto], em que muitos acham que instantaneamente, lendo apenas o título do texto, sem dominar ideias nem conceitos, pode discutir com autores que são professores, cientistas, pesquisadores de longa data, referências mundiais no assunto. E é algo que atinge a todas as classes sociais, faixas etárias, esse "achismo" aliada à lacração. Algo que já Umberto Eco, grande escritor e semiólogo italiano, tinha alertado no no surgimento da internet, dela ter dado espaço aos idiotas, àqueles que sabem nada e querem discutir com propriedade sobre o que desconhecem, tipo coaches e influencers digitais. Há até um nome para esse fenômeno, chamado efeito Dunning-Kruger, já trazido por este blog e que pode ser visto no vídeo logo abaixo, do ótimo canal CIÊNCIA TODO DIA:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Experimento social: adolescentes ingleses ficam 21 dias sem telefone celular e vejam os resultados impactantes




O vídeo acima, Adolescentes ficam 21 dias sem celular e os resultados são chocantes, foi indicação da amiga Fernanda Amaral, jornalista e revisora em Florianópolis, SC e é um audiovisual que encontra-se no Instagram de Thiago Godoy, o Papai Financeiro. Um vídeo que trata de um experimento social feito na Inglaterra e que dialoga com outros com tema semelhante, já indicados por este blog educacional, remetendi ainda ao documentário O Dilema das Redes [Netflix], que demonstra o impacto das mídias e redes sociais em crianças e jovens, da necessidade que pais e professores debatam com seus filhos e alunos sobre essa realidade que tem causado diversos transtornos psicológicos e comprometido a saúde mental de muitos mundo afora.
Com o fenômeno das fake news, tudo começou a ficar mais claro, da necessidade de regulação de megacorporações de tecnologia [Big Techs], que luram demais com materiais nem sempre adequados à formação de crianças e jovens e a tranquilidade de adultos. Não é possivel que empresas tenham mais riqueza e poder que muitos países, e que estejam acima do bem e do mal, sem controle algum sobre seus algoritmos e conteúdos. Caberia aos pais e/ou responsáveis esse controle do que seus filhos fazem nas redes sociais digitais. As escolas têm seus combinados e orientações, mas cabe à família apoiá-los e acompanhá-los no ambiente familiar e social.
De fato, comproarra o uso excessivo das mídias e redes sociais ao uso de drogas é plausivel, e experimentos como esse demonstram como essa saturação, quando controlada ou evitada, causa uma desintoxicação psicológica de crianças e jovens.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Mini coach, influencers e assemelhados: a cultura inútil versus o conhecimento geral [e o efeito Dunning-Kruger]




O vídeo acima, O mini coach tem que parar, encontrei no Instagram de João Seu Pimenta e é um dos inúmeros exemplos de crianças e jovens adentraram no movimento coach e influencer, sem bagagem alguma de vida ou de conhecimento querendo contestar mais de 5 mil de civilização ocidental. Pessoas que baseadas na mesmice, no lugar-comum e no senso comum dos que não leem os clássicos, nem tem hábito de leitura e se julgam acima do bem e do mal, só por terem acesso às redes sociais digitais que privilegiam justamente os sem conteúdo, viralizando e monetizando quem pouco tem a acrescentar e que desconhece a importância de Aristóteles e outros gênios da humanidade.
Abaixo, vídeo de Leo Ferreira mostra outro influencer que não vê aplicabilidade nos conhecimentos trazidos pela escola e que precisava conhecer com urgência o pensamento de Sócrates: "Eu sei que nada sei". Esses coahces e influencers sequer sabem disso. Por terem um espaço privilegiado, julgam-se capazes de criticar a história do conhecimento humano da Terra a partir de seus reflexões sem base alguma filosófica ou científica. Munidos apenas de fontes como: Vozes da cabeça e Confia!
Por essas e outras que regimes autoritários atacam a arte e cultura, filosofia e sociologia, pois todas ajudam a pensar fora da chamada "caixinha", pensar além do horizonte de expectativas e faltas de vivências que alguns têm.



Dito isso, cabe salientar que os dois vídeos acima são ilustrativos do famoso EFEITO DUNNING-KRUGER, em que pessoas limitadas se achama mais cultas do que sábios notórios:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Praia Formosa: textos de pessoas negras do Brasil colonial narrando suas próprias histórias [cinema e pesquisa nos arquivos públicos]




O vídeo acima, se trata de divulgação do filme de longa-metragem PRAIA FORMOSA [já nos cinemas], que trata pesquisa nos arquivos públicos sobre "textos nos quais pessoas negras do Brasil colonial narrassem suas próprias histórias". Conforme a descrição do referido vídeo no Instagram da Olhar Filmes: "Apesar dos poucos registros encontrados em processos jurídicos e policiais, esses depoimentos revelam pessoas em plena luta por suas liberdades, utilizando os meios possíveis naquele momento para assumir o protagonismo de suas próprias vidas. Agora, os textos são enunciados e declamados. No filme, ganham corpo, voz, pele, roupas, nuances, olhares, respiros. As palavras, agora, têm vozes — pessoas que as escolheram, bocas que as pronunciam."
No fragmento em questão a narração de:
- Prudêncio (@alanrocha8) lê abaixo-assinado de 1872 citado no artigo “A escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista”, de Adriana Maria Paulo da Silva.
- Teodora (@eujenifferdias) lê carta de Teodora da Cunha Dias de 1867 citada no artigo “Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira”, de Maria Cristina Cortez Wissenbach.
- Ignacio (@nizaj_oficial) lê testamento de Ignacio Gonçalves do Monte de 1763 citado no livro “Diálogos Makii de Francisco Alves de Souza: Manuscrito de uma congregação católica de africanos Mina, 1786”, org. Mariza de Carvalho Soares. Ed. Chão, 2019.
Um ótimo material para tratar de memória, história e cultura africana no Brasil. Um audiovisual fundamental para se conhecer o contexto histórico e social do país e a realidade de pessoas escravizadas naquele tempo.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

O ensino da mágica e a magia do ensino em uma breve reflexão pedagógica sobre um vídeo aleatório de humor




O vídeo acima, Ensino da mágica [tradução livre], encontrei no Instagram de Amazing Taishun e, apesar de aleatório e de humor, me fez refletir sobre o ato de ensino em geral, de apssar algum conhecimento de forma mágica, encantando o aprendiz, seja ele qual for [criança, adulto, idoso]. No audiovisual em questão, trata-se de desmistificar os efeitos visuais de um mágico, todos calcados na ilusão de ótica e em movimentos rápidos e precisos que enganem o olhar do espectador. Já o ato de ensinar, no ambiente escolar, deve manter a magia e também desmistificar códigos, fórmulas, equações, regras e tudo mais, simplificando o conteúdo de forma acessível ao educando, mantendo sua atenção, com conhecimento de conteúdo, didática e metodologia que retenham a atenção do público [domínio de classe].
Sem conhecer os truques, a magia parece bruxaria, assim como a ciência, sendo palco para embusteiros, negacionistas e difusores de teorias da conspiração. Por isso, sempre se deve, no que tange a educação formal, usar técnicas variadas, criatividade, autoria para causar um bom efeito na turma.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

"Aqui a gente acredita na palavra das pessoas": pequena aula de filosofia e ética no depoimento do rapper Emicida [memória e cultura afro]




O vídeo acima, AQUI A GENTE ACREDITA NA PALAVRA DAS PESSOAS, que se encontra no Instagram de Primeiros Negros, considero pequena aula de filosofia e ética, a partir de depoimento do rapper Emicida, contanto um incidente acontecido com ele na África é exemplar e mostra o quanto a filosofia ocidental, tão dependente de contratos, tratados [nem sempre cumpridos pelos colonizadores] é diversa da filosofia oriental [mais espiritualista] e da filosofia e cultura africana [mais ligada à natureza, ao meio ambiente e a relação dos povos uns com os outros].
Na história da humanidade, diversos povos originários [indígenas, africanos, orientais, aborígenes etc], acreditaram nas palavras e tratados dos homens brancos e seus impérios, e pagaram um alto preço por isso; carecendo de uma reparação histórica pelas atrocidades, genocídios e tragédias promovidas em nome da civilização ocidental.
Travalhar no ambiente escolar com memória, história, arte e cultura de forma transversal é fundamental, pois estão interligadas e somente lutando contra o esquecimento e o apagamento dessas lembranças que poderemos evitar a repetição de tamanhos erros históricos e civilizatórios.
O referido vídeo foi compartilhado comigo pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora em Rio Grande, RS, Brasil e recomendo como uma aula inaugural de filosofia sobre ética, moral e cultura.


Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 11 de janeiro de 2025

O choque de gerações e as tecnologias de cada época [ninguém está à frente do seu tempo]




O vídeo acima, do perfil no Instagram GO GAME BR, é um ótimo material para ver, refletir e debater sobre o choque de gerações e as tecnologias que cada época possui. Cada geração possui suas tecnologias e é expert nelas, mas há uma estranheza de uma geração e relação aos equipamentos da outra e é um fenômeno natural. Idosos, que já foram jovens, têm dificuldades de lidar com as tecnologias digitais atuais; jovens da contemporaneidade desconhecem os equipamentos eletrônicos e analógicos do passado. Tudo comprova que é questão de tempo e de contextos. Cada um está inserido nas relações sociais de sua época e não tem como jovens saberem do que nunca lhes foi mostrado, tampouco idosos saberem usar tecnologias mais avançados que possui uma outra forma de lidar. Quem aprender a datilografia consegue se adaptar ao teclado de um computador, já ao teclado de um smartphone não tem a mesma desenvoltura dos que já nasceram conectados a outra realidade.
Portanto, ninguém está a frente de seu tempo ou atrasado em relação ao outro. Cada qual é fruto do tempo em que viveu e com os meios e recursos que conviveu. Saber fazer essa interação entre passado e presente, jovens e adultos, é um dos caminhos da educação, pela preservação da memória e da história do conhecimento humano. Em tempo: Segundo o enunciado do Go Game BR "Esse vídeo feito pela CNN há alguns anos atrás mostra a reação de crianças ao serem apresentadas ao Atari 2600 + TV de tubo (sem dizer a elas do que se tratava). Veja como ficam confusas, querendo abrir o cartucho e não sabendo o que fazer com ele 🤣. Enfim, é uma diferença muito grande de gerações".

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Ciência em Show: portal transformando experimentos científicos em experiências divertidas e criativas [a magia do conhecimento]




A imagem acima é do canal de vídeos no YouTube CIÊNCIA EM SHOW, de Ana Ralston e colaboradores, de São paulo, SP, Brasil, que transformam experimentos científicos em experiências divertidas, criativas e originais e que recomendo a professores e alunos, pois é uma forma diferenciada de iniciar uma aula que envolva ciências da natureza, por exemplo.
O Ciência em Show por ser acompanhado também no Linkden, conforme links abaixo:

CIÊNCIA EM SHOW - YOUTUBE

CIÊNCIA EM SHOW - LINKEDIN



A seguir um Teaser Experiências do Grupo Ciência em Show, apresentado na TV aberta como se fosse um show de magia. A magia do conhecimento:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

domingo, 5 de janeiro de 2025

Será que estamos realmente vivendo ou apenas documentando a vida? [2000 - 2024: uma provocação filosófica e sociológica]




O vídeo acima, que intitulei de Será que estamos realmente vivendo ou apenas documentando a vida?, a partir de frase de Luciano Montelatto, em cujo perfil no Instagram achei o referido audiovisual, é uma provocação que trago para esse início de 2025, demonstrando como em pouco menos de um quarto de século houve uma espécia de engenharia social, em que as pessoas passaram, de fato, a se preocupar mais em registrar sua participação nos eventos do que vivê-los intensamente.
Um fenômeno preocupante, pois muitos perdem de aproveitar o convívio social apara estar atrás de telas das redes sociais digtiais, mesmo que de corpo presente em shows, jogos, e outros eventos de interação social. Tudo que é em excesso é prejudicial. Inclusive a autoexposição em excesso nas redes sociais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 4 de janeiro de 2025

A falácia do empreendedorismo e a ilusão da uberização do trabalho e da vida




O vídeo acima, fragmento de entrevista com José Geraldo, doutor em Direito e ex-reitor da Universidade de Brasília, falando sobre o mito do empreendedorismo e a uberização do trabalho e que encontrei no perfil do Instagram de Célio Lima, educador popular e escritor.
José Geraldo tornou-se uma figura de maior visibilidade quando no Congresso Nacional confrontou extremistas, falando sobre a cosmovisão e a incapacidade de enxergar o óbvio que alguns têm.
O mito do empreendedorismo está umbilicalmente ligado a questão da uberização do trabalho, levada não apenas aos motoristas de aplicativo de transportes. Já se percebe essa uberização e quarteirização da vida em diversas áreas, inclusive na educação, pela precarização das condições de trabalho e perda de direitos e garantias históricas, conquistadas por diversas lutas que vão se diluindo com reformas trabalhista e previdenciária que não são impostas a todos os trabalhadores, excluindo os privilegiados de sempre.
Uma sociedade saudável promove o bem-estar social e o coletivismo. Uma sociedade adoecida incentiva o individualismo, a competitividade do cada um por si, o consumismo, o narcisismo e a precarização do trabalho e da qualidade de vida do trabalhador.
Um vídeo fundamental para se tratar de interpretação de texto e para conscientização das classes sociais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.