O vídeo acima, encontrei no Instagram da artista @pkamalimonah [Dream Big] e trouxe para meu blog educacional, pois é uma criativa, original e comovedora obra de arte que promove mais do que apenas dobraduras no papel, mas reflexões sobre o papel social do artista e do educador, seja ele pai ou professor. Uma folha de apel, canetas e lápis e uma ideia que se dobra sobre si, mostrando as transformações da vida. Simples e ao mesmo tempo complexo, que só a imaginação poderá propor.
Escrever é de certa forma dobrar-se sobre um texto, redobrando-se em cuidados, para que tenha sequência lógica [coesão] e unidade [coerência], para que tenha continuidade [repetição, sem repertir o mesmo repertório vocabular] e progressão, trazendo fatos novos.
Enfim, escrever é uma arte sobre o papel, assim como é a pintura e o desenho. Construir um texto é como produzir uma pequena peça, única, original e autoral. Assim, deveria agir o aluno ao escrever com a alma na ponta dos dedos sua redação, trazendo seu traço, sua autoria, através de sua bagagem de vida.
Indico também, obra semelhante de Lucy Claire Dunbar, para quem quiser acompanhar suas preciosidades e delicadezas:
Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.