sábado, 23 de novembro de 2024

O maior desafio do professor hoje em dia: motivar quem desistiu de estudar e que vê a escola como prisão em regime semiaberto




O vídeo acima, O maior desafio do professor hoje em dia: os alunos desistiram de aprender, encontrei no Instagram Fabio Flores, que é palestrante inspiracional, e que trouxe para o Educa Tube Brasil como uma contribuição ao debate sobre a educação em tempos de internet, redes sociais digitais, jogos eletrônicos e de azar, inteligências artificiais e tudo mais que concorrem e dispersam a atenção do aluno, além do que, a nítida desobrigação de alguns pais com a sua responsailidade de educar [ensinar limites e valores], em contrapartida ao do proefssor que é instruir [ensinar conteúdos, valorizar habilidades e competências bo ambiente escolar, além da questão da promoção da socialização, da cidadania e preparação para o mundo, não confundindo com o ensino profissionalizante, que é outro dado, e possui seu ensino específico].
Embora possa parecer dura a metáfora da prisão em regime semiaberto que os alunos se sentem ao adentrar aos bancos escolares, não está muito distante, se considerarmos que o processo de ensino-aprendizagem promovido pelas instituições escolares seria, digamos, uma fase 2 do imenso jogo da vida, em que a fase 1 seria aquele jogo de interpretações de papeis a ser desenvolvido pelos pais e/ou responsáveis, antes de crianças e jovens chegarem a um ambiente que muitas vezes será o primeiro espaço em que enfrentarão limites de tempo e espaço, de valores de convivência. Alunos em que o RPG familiar é interpretado com maestria, raramente são rotulados de alunos-problema por professores, gestores escolares, colegas. Já os que têm sua educação familiar substituída por babás eletrônicas como tablets, videogames, internet, smartphones etc, logicamente, já se sentem autônomos e qualquer regulação que venham a ter [na aescola, no trabalho] as sentirão como invasivas, opressoras, pois lhes faltou limites e valores mínimos de convivência social.
Escola não pode ser uma colônia de férias, nem um presídio, é um estabelecimento de convivência, de trocas de saberes, de oportunidade de empatia, alteridade, solidariedade e cidadania, além da bagagem de conhecimento a ser compartilhada entre professores e alunos. Muitos vezes, por relatos de outros professores e gestores, parece-me que o maior desafio da escola é motivar, não os alunos apenas, mas a seus progenitores e responsáveis a participarem de reuniões coletivas ou individuais para acompanhar o desempenho de seus filhos.
Recomendo que vejam todo o vídeo que, embora crítico e analítico, é também propositivo, de possibilidades, de caminhos a se seguir de ganhar no varejo, como é dito, já que no atacado, pare ele é frustrante, pois muitos adolescentes confinados num mesmo espaço é desafiador a qualquer professor. Por isso, defenderei sempre a necessidade de turmas de no máximo 25 alunos, de preferência com a dupla docência, com plano de carreira e de salários digno a todos os professores, com capacitação continuada e outros recursos estruturais básicos para o pleno exercício da profissão.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Moda, estilo, didática e metodologia: "Não é sobre como se vende um produto, mas como se vende uma ideia"




O interessante vídeo acima, "Não é o que você vende. É como você vende", encontrei no Instagram de Tatiana Cordeiro, e de imediato associei, mais do que a venda de produtos, à venda de ideias que um professor, mais que um comerciante, deve ter no seu fazer pedagógico; ou seja, mais do que moda e estilo moduláveis, como o produto indicado no vídeo demonstra ter diversas possibilidades de uso; o educador, que é um ser desdobrável, como diria a poeta Adélia Prado, precisa ter uma metodologia e didática inter e multidisciplinar, além de saber contar histporias e vender ideias ao público consumidor, no caso, o alunado, de um jeito atrativo, demonstrando as inúmeras possibilidades que aquele conteúdo possa ter não apenas na sua vida escolar, mas profissional, social, familiar...
Metodologia, que é a sequência de ações, e a didática [o estilo pessoal de um professor] que é a prática da sala de aula e fora dela, em ambientais de ensino e aprendizagem podem ser assemelhar ao audiovisual acima, já que o bom professor é aquele que mostra um conteúdo em suas múltiplas possibilidades de entendimento a públicos diferenciados num ambiente escolar.
Portanto, parafraseando o vídeo divulgado por Tatiana Cordeiro: "Educar, nos entido amplo, sejam os os educadores pais ou professores, não é sobre como se vende um produto - de ensino, aprendizagem -, mas como se vende uma ideia a um público diferenciado".

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

A regra de ouro na comunicação: seja claro, direto, objetivo e coerente



O vídeo acima, A regra de ouro, encontrei, primeiro, no Facebook, depois no Instagram de Luciano Montelatto e é um divertido material para discutir a importância das ideias além das palavras, da organização das palavras em um texto, para que a interação se torne comunicação. Que a expressão de alguém seja clara, objetiva, direta e coerente e não um amontoado de informações sem nexo, sem coesão [sequência lógica]. Um texto que evidencie início, meio e fim. Que tenha unidade de tema. Que seja mais que a verborragia de alguns, tentando impressionar sem nada acrescentar.
Enfim, mais que uma "pegadinha" ou peça de humor, é um ótimo material para a introdução de uma oficina sobre escrita criativa, redação ou outro tipo de produção textual.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Aula divertida de Língua Portuguesa para o ENEM: Sufixo no Pokémon "Não faz sentido"




O vídeo acima, Sufixo no Pokémon "Não faz sentido", foi indicação que recebi via redes sociais digitais e trata-se de divertido audiovisual com menina [mini professora] dando uma aula encantadora de Língua Portuguesa a partir do seu imaginário, no caso, a animação Pokemón. A lógica infantil é algo que deveria ser cultivada além da infância e esse material é ótimo para uma introdução a aula de Língua Portuguesa pré-ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]. Lidar com o conhecimento prévio que o aluno traz em conjunto com a conhecimento formal que a escola e o professor repassam é uma maneira eficiente de dar sentido às coisas e aos conteúdos, dentro e fora da escola. Fica a dica, pois todos são, em algum momento da vida, ora mestre ora aprendiz.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.