sexta-feira, 31 de maio de 2019

"Não mudei o meu sonho, mudei o mundo": #ABonecaQueNuncaPedi (Esporte, Educação, Publicidade e Sociedade)




O vídeo acima Foram muitas bonecas até que viesse uma bola e inúmeros motivos pra desistir, trata-se de incrível publicidade de marca de material esportivo, a partir de depoimento da jogadora de futebol Andressa Alves, da seleção feminina brasileira e é um ótimo material para refletir sobre esporte, educação e sociedade.
"Boneca das grandes, redonda e resistente e careca", assim descreve Andressa de seu sonho de criança de jogar futebol.
Sonhos que todos têm e devem ser respeitados. Entretanto, vivemos num tempo que meninas usavam rosa e menino azul, que meninas brincavam com bonecas e meninos com bola de futebol. Mas o mundo mudou apesar de certas figuras estranhas pregarem certas normas, como se fossem dogmas a serem executadas em rituais e serem cumpridas de forma visceral.
O mundo mudou e nós precisamos mudar, disse Barack Obama, quando tomou posse pela primeira vez. Porém, alguns querem que os demais vivam à imagem e semelhança de suas convicções.
O vídeo da empresa de material esportivo mostra de forma didática como é importante que cada um siga seus sonhos, que eles podem ser possíveis com dedicação esforço e uma dose de talento natural, pois assim é a vida real, quando desassociada de rígidos padrões morais que não se sustentam no mundo real.
O mundo se transformou e essa mentalidade de impor ao outro suas verdades não vigora mais. Cada um é tripulante de seu destino e não mero passageiro de vontades de terceiros e quartos zagueiros.
Andressa nunca pediu uma boneca, mas queria uma bola e o seu mundo se tornou literalmente uma bola. "Nada contra as bonecas mas é que eu preferia as bolas" e assim encerra o vídeo magistral de apenas 30 segundos, mas que serve para profundas reflexões e debates sobre a condição humana, sobre o respeito a diversidade, sobre a superação da adversidade pelo esporte e pela educação, etc.
Quantas pessoas mundo afora têm tolhidos seus sonhos por conta de desejos de terceiros! Mas quantos conseguem driblar essas adversidades e impor sua diversidade como fez Andressa: uma vencedora!
Vencer no jogo da vida é a maior façanha! E por incrível que pareça e a metáfora que se estabeleça entre a cabeça de uma boneca e uma bola, essa publicidade permite trabalhar de forma poética algo tão complexo como o dar vida aos seus sonhos! br /> Parabéns à Andressa e a quem "bolou" essa propaganda, unindo memória, publicidade e sociedade.

domingo, 26 de maio de 2019

"Não vai ter corte, vai ter luta": vídeo genial com humor inteligente e a valorização do professor




O vídeo acima "Não vai ter corte, vai ter luta" é uma genial produção do humor nacional brasileiro, da nova geração [se não me engano, do programa Zorra Total]. Humor refinado e inteligente, bem diferente de certos humoristas que flertam com o politicamente incorreto com a polêmica, com o escândalo, com a provocação e até a desonestidade intelectual.
No esquete humorístico em questão, há alusão a lema das manifestações nas ruas brasileiras em prol da educação e contra cortes das verbas públicas para as instituições de ensino. O hilário e genial de tudo é mostrar de forma didática a importância do professor na construção da cidadania, conseguindo um idealizado apoio do lado que faz a contenção.
As peças de humor precisam trabalhar com a ironia, o sarcasmo, com um outro mundo possível e acima de tudo com o ridículo do cotidiano em que é preciso defender o óbvio, de tempos em tempos.
Valorizar o professor é sinal de uma sociedade justa, humana, igualitária... Transformá-lo em adversário cercear a liberdade de cátedra sua autonomia dentro da sala de aula, com supostas paranoias mais lesivo ao próprio país. Neste ponto a realidade flerta perigosamente com a ficção em filmes e seriados distópicos.
Nem utopia tampouco distopia, precisamos que a Educação seja preservada, valorizada e tenha liberdade de atuação, pois já diz a sabedoria popular que "a educação é o futuro da Nação".

terça-feira, 21 de maio de 2019

Virada Cultural e Plano B na Educação: das tecnologias às metodologias e didáticas




O vídeo acima, foi indicação via Twitter do amigo Alex Souza que compartilhou comigo o gosto que temos pelo grande menestrel Alceu Valença, um poeta, cantor e compositor brasileiro sem igual. No vídeo em questão, Alceu se apresenta em plena Virada Cultural de São Paulo (SP), Brasil e ocorre uma falha técnica nos equipamentos de som, mas de imediato o artista não se fez de rogado e pôs-se a movimentar aquela massa humana que aguardava pelo seu espetáculo.
O resultado? É essa coisa linda de se ver, em apenas 1 minuto.
O que alguns destacam como falhas técnicas, para um menestrel como Alceu Valença, foi uma oportunidade única de fazer cantar de improviso um coral de milhares de vozes.
Todo educador, muitas vezes, vai pro plano B com seus alunos, quando as tecnologias eletroeletrônicas falham. Se a didática é boa, os recursos metodológicos e tecnológicos são meios, nunca fins!
Se não tem datashow e notebook, usa-se quadro e giz; se não há livro didático, apela-se para a bagagem cultural, leva-se para uma biblioteca, faz uma saída de estudos numa experiência imersiva sem óculos VR, mas igualmente em 3D: educação criatividade e imaginação.
Aproveito para "lincar" nesta postagem o vídeo abaixo, de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, tocando as canções La Belle De Jour - Girassol, indicadas pela colega e amiga Berenice Teixeira Renê, de Rio Grande (RS) Brasil.



domingo, 19 de maio de 2019

Projeto Science Vlogs Brasil: plataforma que reúne 47 canais sobre ciências no YouTube para enfrentamento às Fake News e pseudociências




O vídeo acima refere-se ao Relançamento Science Vlogs Brasil SVBR, que é o Projeto Science Vlogs Brasil, que reúne 47 canais sobre ciência no YouTube e que descobri no Twitter, graças a indicação indireta de Andre Azevedo da Fonseca, educador de Londrina, Paraná, Brasil.
O Science Vlogs Brasil, imagem abaixo e link para o canal no YouTube é "a maior rede de iniciativas de divulgação científica no país":



SCIENCE VLOGS BRASIL

Conforme notícia do portal NEXO: O portal educacional foi relançado para fazer frente a onda de fake news, e pseudociências e "Atualmente, 47 canais integram a comunidade, que abrange as chamadas ciências naturais (astronomia e física, por exemplo) e ciências humanas (história, arqueologia, antropologia, entre outros campos)".

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Linha da vida: Quanto mais altos e baixos melhor (vídeo reflexão sobre o cotidiano)




O vídeo acima Linha da vida: Quantos mais altos e baixos melhor, foi indicação via WhatsApp da colega e amiga Berenice Renê Teixeira, educadora de Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de um material para uma reflexão sobre nosso cotidiano, utilizando a metáfora da linha de um eletrocardiograma, cheio de altos e baixos e que assim é a existência humana, pois a tal normalidade é uma linha reta e essa equivale a morte.
Algo simples e ao mesmo tem profundo, não apenas na questão da motivação escolar e/ou profissional, mas para que saibamos lidar com os desafios que a vida nos traz. A vida real não é um videogame ou um videoclipe que podem ser editados, que quando há um game over pode ser reiniciada do zero. A vida real, seja em 3D ou 4K, é pra ser vivida com essa consciência de perdas e ganhos, sucessos e fracassos, altos e baixos como uma montanha russa em que precisamos reunir forças motriz e humana para superar aquele looping, aquela grande volta em torno de nós mesmos, que exige muitas vezes reinvenção reimaginação e resiliência. Dar a chamada "volta por cima".
Saber lidar com conquistas e frustrações e tirar lições de ambas é o grande desafio do educador do século XXI, seja ele pai ou professor. Afinal, somos todos aprendizes, nem tanto de feiticeiro, mas da grande arte de viver.
O referido vídeo encerra com uma frase profundamente motivadora e realista de Wayne Dyer: "Quando mudamos a maneira que vemos as coisas as coisas que olhamos mudam".
Como disse Mahatma Gandhi: "Sejamos a mudança que desejamos para o mundo".

sábado, 11 de maio de 2019

Quem joga entende: campanha que reflete o universo imaginário dos jovens através da cultura dos jogos




O vídeo acima, que trata-se de campanha publicitária de canal de esportes, intitulada Quem joga entende, descobri no YouTube e traz 5 pequenos vídeos de 30 segundos, quase vinhetas, mostrando de forma criativa e divertida o universo dos jovens e dos gamers pois de fato: quem joga entende aquelas situações apresentadas.
Algo que me permitiu uma breve reflexão de como é importante que o educador do século XXI - seja pai ou professor - conheça o contexto de vida e de mundo de seu filho e/ou aluno, para poder melhor interagir e estabelecer estratégias de intervenção social e educacional.
Os jogos eletrônicos além de diversão, podem ser também analisados sob a perspectiva múltipla: do gamer que joga e ensina a jogar, como youtuber do que desenvolve jogos, do designer, da estratégia, da gameficação no ambiente escolar etc.
Transpondo o universo dos jogos para o da literatura, por exemplo, podemos igualmente dizer que: "Quem lê entende" o modo de vida do leitor, que se transporta para países imaginários, tempos remotos ou avançados que esquece tudo que está a sua volta enquanto lê. Com a diferença que o leitor constrói, através de sua imaginação cenários, figurinos, fisionomias e tudo mais e que no jogo, já existem coisas prontas, com menos margem para a criação. Jogo eletrônico e livro são narrativas visuais e escritas, respectivamente, que complementam uma a outra. Antigamente livros e filme serviam de tema para jogos eletrônicos. Atualmente muitos jogos acabam sendo adaptados para o cinema e recebem uma versão literária e impressa ou digital. Intertextualidades.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Incrível e imaginativa manopla de Thanos feita com 1.738 ímãs: uma espécie de Jogo Lego metalizado




O vídeo acima Manopla THANOS incrível feita de 1.728 ímãs, foi indicação de meu criativo aluno Christovam Hyattes Gaya Pereira, que nas aulas de Literatura se descobriu poeta e tem escrito belos poemas. Ele é também meu aluno em PDI - Profissões digitais inovadoras, uma disciplina da área versificada do ensino médio, que criei junto com a direção da escola onde atuo, o Colégio São Pedro, da cidade do Rio Grande, extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil.
Em PDI sempre promovo com as turmas a troca de saberes sobre inovações e tendências tecnológicas e Christovam sempre participa, com interessantes contribuições.
Essa incrível manopla de Thanos, que remete ao universo da Marvel e da saga de Os Vingadores, lembra-me uma espécie de Lego, jogo de montar peças coloridas, neste caso, com peças metalizadas e imantadas... Algo que causa um efeito visual sensacional.
Uma das questões da inovação, que discuto com meus alunos é a ideia de transformação de algo, dando-lhe outra função ou conceito o que se enquadra perfeitamente no vídeo em questão. De pequenos ímãs funcionaram como pelas Lego para montar de forma fragmentada algo novo e uno.
Inovar é dar novas propriedades a algo que já exista. Nem sempre será o novo pelo novo ou pela novidade. É incentivar a imaginação.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

A Evolução dos Jogos Eletrônicos através da Música (1972-2018): Memória, História e Tecnologia




O vídeo acima Evolution of Game Music - 1972-2018 | ALL 41 GAMES (Plus 3 New Games), foi indicação da amiga Ana Maria FP de Campinas, São Paulo, Brasil e como o título indica, trata-se da Evolução dos Games através de 41 temas musicais de jogos eletrônicos clássicos, abrangendo de 1972 até 2018.
Uma criativa, divertida e original ideia de reunir o universo dos jogos eletrônicos com a música tema deles, além de unir história, memória tecnologia e imaginário.
A seguir a lista completa dos 41 jogos e respectivos anos:
1972 Pong 1980 Pac-Man 1984: Tetris - Theme 1985 Super Mario Bros. 1986 The Legend of Zelda 1989- Prince of Persia 1991: Sonic the Hedgehog 1992 Mega Man 2 1992 - Street Fighter 2 1992: Mortal Kombat 1992- Kirby’s Dream Land 1993-Doom 1996: Pokemón 1996 - Crash Bandicoot 1997 Goldeneye: 007 1998: Ocarina of Time: Zelda’s Theme 1998-Metal Gear Solid 1999- Super Smash Bros 2000 Diablo 2 2001 Final Fantasy X 2001 Halo 2002- Battlefield 1942 2002- Kingdom Hearts 2 2004 World of Warcraft 2004: GTA - GTA San Andreas 2005- Shadow of the Colossus 2007 Uncharted 2007 - Team Fortress 2 2009: Plants vs Zombies - Brainac Maniac 2009- Assassin’a Creed 2 2009- Minecraft 2009- Call of Duty: Modern Warfare 2 2011 The Elder Scrolls V: Skyrim 2011- Dark Souls- Gwyn 2013: The Last of Us 2013- Assassin's Creed Black Flag 2013- Papers, Please 2015-Undertale 2015- Witcher 3 2016: Overwatch 2017 PUBG 2017: Fortnite 2018- God of War 2018- Detroit: Become Human.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Skate como ferramenta de inclusão social e esportiva: tecnologia assistiva, criatividade solidária e adaptação à realidade local




O vídeo acima Prática do skate como ferramenta de inclusão social e esportiva foi indicação do colega e amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão com sucata de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil e trata-se de belíssima iniciativa e projeto inclusivo de adaptar o skate para o cotidiano de crianças e jovens com deficiência motora possibilitando o princípio da equidade que mais amplo que o da igualdade, pois leva em conta justamente as limitações, tentando equiparar aos demais usuários, com as devidas adaptações.
Um projeto iniciado em Porto Alegre que tem mudado a vida das pessoas com limitações físicas, permitindo a interação e a prática esportiva e cidadã.
São exemplos assim de sensibilidade, acessibilidade, criatividade, originalidade e fraternidade que dão esperanças num futuro melhor para todos. O esporte é também uma linguagem universal e um poderoso elemento de integração.

domingo, 5 de maio de 2019

Educação e o imaginário cinematográfico: estudantes do MIT e o universo nerd (criatividade e humanidade)




O vídeo acima MIT e Avengers mostra como a tecnologia de ponta e o imaginário cinematográfico do universo nerd dialogam, através de iniciativa criativa dos estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que cobriram a cúpula do principal prédio da instituição com faixa que lembra o escudo do Capitão América, para comemorar a estreia mundial do filme Os Vingadores: Ultimato.
Quem disse que as Ciências Exatas não interagem com as Humanas? Quem acha que as Humanas não serve para nada? É justamente o imaginário que promove as grandes descobertas e invenções. E quando alguém ataca as Ciências Humanas só demonstra o quanto carece de criatividade e imaginação.
O escudo gigante do Capitão América talvez seja uma grande metáfora da liberdade, se lembrarmos a postura de outros capitães Caverna.
Segundo a Revista Galileu, a iniciativa e brincadeira levou seis meses de planejamento para a confecção e colocação do escudo gigante.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Educadores: do aluno problemático ao professor inspirador (a história de vida de Daniel Pennac)



O vídeo acima intitulado Educadores, foi dupla indicação pelo Facebook dos amigos Kepler Bastos (professor e músico) e Fernando Luis (músico, poeta e artesão com sucata) de Rio Grande, Rio Grande do Sul Brasil e trata-se de depoimento do romancista e ex-professor Daniel Pennac, contando um pouco de sua história de vida: de aluno problemático a professor inspirador.
Um ótimo vídeo para inspirar pais e filhos, professores e alunos sobre a arte da resiliência, da reinvenção, da superação.
O depoimento de Daniel é muito importante para aqueles alunos que se sentem inseguros e para os professores iniciantes saberem lidar com seus medos, suas ansiedades, expectativas e tudo mais.
Saber encontrar seu caminho no meio da viagem, eis a grande lição que Daniel Pennac nos traz. Ele conseguiu através de um professor e da literatura, uma fonte de inspiração. Uma filosofia de vida para se compartilhar, envolvendo memória, história, filosofia etc. Algo motivador.