quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Formação para professores de Ciências e Biologia: curso, inscrições e materiais online
A imagem acima é do portal FORMAÇÃO PARA PROFESSORES, inciativa da professora Andrea Barreto, do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e editora do ótimo blog DICAS DE CIÊNCIAS, de oferecer curso de formação para professores de Ciências e Biologia.
Segundo a própria Andrea, "A ideia é organizar o material que interessa o professor, como planos de aula com base na BNCC, sequências didáticas, planos de estudos e projetos de Ciências e Biologia". São materiais de autoria da própria Andrea que já estavam no Dicas de Ciências e materiais que são inéditos e exclusivos para o site.
Além disso, uma parte da formação será online.
Ótima iniciativa que o Educa Tube Brasil indica, a partir do link de acesso abaixo para visitação:
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Pachamama: animação que trata da defesa da natureza e dos recursos naturais de um povo diante da invasão dos poderosos
O vídeo acima, Pacharama é o trailer para essa belíssima animação do argentino Juan Antín com produção francesa, na Netflix, ambientada nos primeiros anos do século XVI e "que trata da defesa da natureza e dos recursos naturais de um povo diante da invasão dos poderosos".
Algo que lembra o longa-metragem Avatar (vídeo abaixo), de James Cameron, que mescla animação digital com atores contracenando e cuja temática também é sobre os na'vis, habitantes de um planeta em que as riquezas naturais são cobiçadas por forças invasoras.
Outra relação intertextual interessante é com a animação brasileira Pajerama, em que "Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço", algo que remete à literatura de Erico Verissimo e seu livro "As Aventuras de Tibicuera":
Para saber mais sobre Pachamama, indico link abaixo:
"Pachamama", una gran película en Netflix para rescatar una tradición que sigue viva
domingo, 25 de outubro de 2020
Matheus Máthica: blog educacional de divulgação de curiosidades, recursos e notícias sobre a Matemática
A imagem acima é do blog MATHEUS MÁTHICA que é um espaço virtual de divulgação de curiosidades sobre educação, em geral, e a matematica, em especial.
Matheus Sousa, de Jequié, Bahia, Brasil, é mestre em Educação Matemática, especialista em Tecnologias e Educação Digital Aberta e formado em Matemática, que decidiu criar o blog "para mostrar um lado interessante e curioso da Matemática, neste sentido, os posts são direcionados a todos os públicos". Dessa forma, ele apresenta "sugestões de materiais para os professores trabalharem em sala de aula, recortes de notícias relevantes sobre a Matemática e seu potencial, vários desafios que aguçam a interação dos leitores e muitas outras abordagens que demonstram a relevância da Matemática com outras áreas do conhecimento".
Abaixo, link para visitação do referido blog educacional:
MATHEUS MÁTHICA: o lado interessante e curioso da matemática
sábado, 24 de outubro de 2020
Aula interdisciplinar: Pesquisadores japoneses criam animação via supercomputador que mostra o efeito da umidade e como o coronavírus se espalha na mesa de jantar
O vídeo acima Supercomputer shows humidity effect on COVID-19, foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, professora de Campinas (SP), Brasil.
Como a tradução livre indica, trata-se de surpreendente animação feita por supercomputador demonstrando o efeito da umidade nas pessoas, durante a pandemia de Covid-19.
Animação japonesa, divulgada pela rede NBC, dos EUA (link AQUI), que "mostra como o coronavírus se espalha na mesa de jantar". Segundo a notícia, " Pesquisadores japoneses [das universidades de Riken e Kobe] usaram um supercomputador para examinar como as partículas [do vírus] se espalham quando sentadas à mesa".
Durante o inverno, por causa da umidade do ar, a pouca ventilação, as aberturas fechadas, o vírus se concentra nos ambientes e prolifera de forma ampla, aumentando os casos de infecções respiratórias e contaminação exponencial. Conhecer o microcosmos é uma necessidade para estabelecer políticas públicas eficientes em marcoescala.
Imaginem, então, em uma sala de aula, mesmo respeitado o distanciamento social, em plena pandemia do Covid-19, sem ainda a vacina! Existem cidades em que a umidade do ar é intensa, tanto no inverno como no verão.
Mais didático impossível e um ótimo material para os professores de Ciências, mostrando toda a física, química e bilogia envolvida nisso. Audiovisual que permite uma aula inter e multidisciplinar nas Ciências da Natureza.
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Vida Selvagem: "Mas a vida é o que acontece quando você está fazendo planos" [Clipes que parecem Curtas]
O vídeo acima, WILD LIFE (Vida selvagem), da banda OneRepublic, descobri por acaso nos vídeos correlatos do YouTube e, além de ser fã do grupo, o clipe tem uma narativa visual como um curta-metragem, contando, aliás, cantando a historia de um jovem e sua luta pela sobrevivência, numa pequena viagem no tempo por imagens, emoções, sensações e percepções.
A história cantada inicia numa sala de aula, com a fala de um professor a seus alunos, e depois foca na história de vida de um aluno, em especial.
Em um dos refrões, uma frase emblemática, poética e filosófica [recomendo que ativem legendas e tradução, no canto inderior direito da janela do referido vídeo]: "Mas a vida é o que acontece quando você está fazendo planos". Um clipe que acalma a alma do vivente e mais um para meu projeto "Clipes que parecem Curtas" que utilizo em Produção textual, sobre leitura de imagens e escrita criativa a partir da contação e cantação de clipes que possuem uma narrativa semelhante a um curta-metragem.
Cinema pode ser um grande aliado da educação, através de clipes, curtas, cenas de filmes, documentários, animações, animes etc. Viver o hoje intensamente! Eis a lição que o clipe e canção nos trazem e muito mais que isso: resistência, resiliência, compaixão, solidariedade, alteridade, empatia etc.
A vida é, de fato, aquilo que acontece conosco, quanto estavam fazendo planos, projetos, atividades e muito mais...
Abaixo, link para pistagem sobre meu projeto:
CLIPES QUE PARECEM CURTAS - PROJETO ESCOLAR UNINDO MÚSCIA, CINEMA, MÍDIAS E EDUCAÇÃO
terça-feira, 20 de outubro de 2020
"Estação N": A Feira de Ciências da Netflix em portal interativo de jogos e atividades de divulgação científica para crianças
A imagem acima é da ESTAÇÃO N, o portal da Feira de Ciências da Netflix, canal de streaming, que disponibilizou esse espaço virtual de interação para divulgação científica para crianças e que descobri via Linkedin de Ana Ralston, de São Paulo (SP), Brasil, que trabalha com estratégias para a educação na prática e faz parte também do canal de vídeo no YouTube Ciência em Show.
O portal Estação N permite que a criança cria um perfil gratuito e que possa viver aventuras digitais como piloto, explorador e cientista, visitando diversos mundos mágicos.
O processo é simples e rápido. A criança acessa o endereço: https://estacaon.com, ou clica no link AQUI.
Depois indica um nome e escolhe um avatar, conforme imagem abaixo:
Como avatar pronto, basta acessar o ambiente virtual e assisitr um vídeo explicativo, de apresentação do espaço ou Estação N:
Logo após, é ingressar na aventura, optando por um entre os diversos mundos, cada qual com diversas atividades interativas, de jogos e outros materiais:
Como teste, escolhi um que tinha jogos:
Enfim, um espaço para que a criança ingressa no mundo das ciências, de forma divertida, aprendendo e brincando ao mesmo tempo. Fica a dica para pais e professores.
Abaixo link para o referido portal:
ESTAÇÃO N: A FEIRA DE CIÊNCIAS DA NETFLIX
Under Pressure (Sob Pressão): letra de canção que parece ter sido escrita durante a pandemia, por conta de sua universalidade e atemporalidade
O vídeo acima Under Pressure (Sob Pressão), da banda Quuen, com participação de David Bowie, em sua versão legendada, encontri no YouTube e a sensação de atemporalidade e universidade foi total, ainda mais nesses tempos de pandemia, distanciamento e confinamento social, quarentena e tudo mais.
Alguns versos são terrivelmente atuais, vide abaixo:
"Tudo bem!
É o terror de saber
A que ponto chegou o mundo
Observando alguns bons amigos
Gritando "Deixem-me sair!"
Rezo para que o amanhã me deixe mais animado
Pressão sobre as pessoas, pessoas nas ruas
A insanidade sorri, sob pressão estamos pirando
Não podemos dar a nós mesmos mais uma chance
Por quê não podemos dar ao amor mais uma chance
Por quê não podemos dar amor... dar amor, dar amor, dar amor"
Versos que remetem à pandemia do Covid-19, mas também à onda de ódio intolerância nesses dias atuais, mas ao mesmo tempo trazem um conforto e uma esperança, como nesses, que são poéticos e filosóficos:
"Pois o amor é uma palavra tão fora de moda
E o amor te desafia a se importar com
As pessoas no limite da noite
E o amor desafia você a mudar nosso modo de
Nos preocupar com nós mesmos".
Um material para trabalhar leitura, interpretação, intertextualidade e produção textual.
domingo, 18 de outubro de 2020
Como criar um Mural Virtual Colaborativo (Padlet): Tutorial e 10 atividades escolares para fazer com o padlet
O vídeo acima "10 ATIVIDADES ESCOLARES PARA FAZER COM O PADLET", foi indicação via Facebook da colega Monica Cyríaco Barbosa, do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de sugestão de Rafael Cunha, professor também do Rio de Janeiro (RJ).
O Padlet é um recurso digital que favorece o ensino híbrido, aquele que mescla atividades presenciais com digitais, e nesses tempos de pandemia, distanciamento e confinamento social pode ser uma ótima oportunidade de estabelecer a interação entre professores e alunos, através de diversas possibilidades de apresentação de conteúdos e participação das tuurmas, seja no formato de linha do tempo, de prganograma, de mural simples, de tópicos a serem desenvolvidos nas atividades futuras, da mapa do que já foi desenvolvido e suporte para estudo, enfim, a criatividade não impõe limites.
A versão livre tem o limite de 100MB para cada mural virtual colaborativo. Já a versão paga permite a criação com limite maior.
Entendo o PADLET como uma ótima ferramenta para criação de Resumos Interativos para o ENEM, por exemplo, usando uma linha do tempo na Literatura, Filosofia, Sociologia, Geografia, História, um organograma na Química e Bilogia e por aí vai...
Aproveitei para indicar, a seguir outros vídeos sobre o tema para ampliar horizontes aos professores que desejem explorar a ferramenta e queiram utilizá-la no cotidiano escolar, durante a pandemia e após a ela.
O primeiro é um "TUTORIAL DE PADLET PARA PROFESSORES E ALUNOS":
E o segundo audiovisual, com exemplos práticos, chama-se "PADLET: COMO CRIAR UM MURAL VIRTUAL COLABORATIVO":
sábado, 17 de outubro de 2020
Clipe "Bola de Meia, Bola de Gude", de Milton Nascimento (intertextualidade, política, música, futebol e sociedade)
O videoclipe acima Bola de Meia, Bola de Gude é um clássico da MPB - Música Popular Brasileira, imortalizado na voz de Milton Nascimento, encontrei no YouTube, com essa belíssima animação, depois de ver fala do ex-jogador de futebol Walter Casagrande Jr., o Casão, fazendo uma crítica intertexrtual, entre a arte e a realidade, mencionando os seguintes versões da referida canção: "Pois não posso, não devo/ Não quero viver como toda essa gente insiste em viver/ Não posso aceitar sossegado/ Qualquer sacanagem ser coisa normal".
A canção é de 1989, mas se torna terrivelmente atual quando se trata de diversas considerações que o ex-jogador comentou na TV: "Eu tô assustado com a sociedade brasileira. O Brasil solta traficante. O vice-líder é preso com dinheiro na cueca. A Carol Solberg, por se manifestar politicamente, a CBV faz censura. E o Santos contrata um jogador condenado por estupro".
Mais didático e crítico impossível. Uma belo exercício de intertextualidade, unindo futebol, política, música e sociedade.
Um bom exemplo de uso de referências, de intertextualidade, de coesão e coerência na Produção Textual e na Redação do ENEM.
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Sob Pressão: criativa apresentação online de músicos confinados pela pandemia usando utensílios domésticos como instrumentos musicais
O vídeo acima Jimmy Fallon, Brendon Urie & The Roots Remix "Under Pressure" (At-Home Instruments), foi indicação da colega e esposa Elisabete Brasil Roig, professora de Rio Grande (RS), Brasil, em que sua escola utilizou em reunião em Homenagem aos "Dia do Professor" (15/10) e achei incrível, pois é uma apresentação online de arrepiar!
Esse cover do clássico Under Pressure, da banda Queen foi uma apresentação no programa de TV "The Tonight Show", de Jimmy Fallon (EUA), com a participação de diversos artistas e músicos, cada um confinado em sua casa, por conta da pandemia e do distanciamento social, que se utilizaram de utensílios domésticos, transformados em instrumentos musicais, dando um novo significa ao título da canção: "Sob pressão". Apresentação com a participação do próprio Jimmy Fallon no vocal, junto de Brendon Urie. Demais!
Criatividade, humor, alto astral, motivação e muito mais. Conectividade, além da questão digital, mas social.
Um ótimo material para refletir sobre os talentos e criatividade presente nuam sala de aula, presencial ou digital, em que cada um na sua mesa ou janela do computador ou smartphone tem um talento nato ou a ser descoberto e divulgado.
Todo Dia é do Professor, mas sempre lembrando que todo o sucesso dele, depende do seu alunado, de suas turmas. De saber organizar, planejar atividades que encontrem eco no aluno, de favorecer a participação coletiva, respeitando a individualidade, estejamos sob pressão da pandemia ou não. Metodologia e didática são essenciais. Valer-se de recursos audiovisuais, impressos, da voz e violão, nessa grande canção chamada Vida.
Em tempo: A versão de Under Presssure ficou tão arrepiante como a original, da banda Queen com participação de David Bowie, vide abaixo (legendada), pois a letra parece terrivelmente atual:
A seguir outra versão da canção, feita por Marc Martel - Under Pressure - Featuring the UQC (Queen cover), outra produção feita nesses tempos de pandemia, e igualmente bela e arrepiante:
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Libreflix: portal colaborativo de streaming de filmes independentes com conteúdo livre (documentários, curtas, músicas, séries, educação etc)
A imagem acima é da página inicial do LIBREFLIX, portal de filmes independentes com conteúdo livre (documentários, filmes, música, curtas, séries, clássicos, educação, kids etc) que me foi indicado via Facebook pelo amigo e colega Albio Fabian Melchioretto, de Blumenau (SC), Brasil.
No Libreflix, que se define como "plataforma de streaming aberta e colaborativa que reúne produções audiovisuais independentes, de livre exibição e que fazem pensar", é possível assistir livremente o conteúdo e ainda contribuir com assinatura para a manutenção do portal.
Um acervo digital muito interessante que pode auxiliar o professor em sua prática escolar, indicando vídeos aos seus alunos e colegas, compartilhando indicações e propostas de utilização educativa.
Abaixo, link para acesso ao referido portal:
LIBREFLIX: STREAMING LIVRE E INDEPENDENTE
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Breve reflexão sobre autoconhecimento e as nossas inteligências múltiplas: Emocional, Artificial, Coletiva, Individual
O vídeo acima, Sobre autoconhecimento e as nossas inteligências múltiplas, mini conferência ao TED, feita pela atriz Bruna Lombardi, descobri por acaso nos vídeos correlatos do YouTube, mas nada é por acas, nem mesmo o acaso em tempos de algoritmos e alguns ritmos, poéticos e filosóficos.
O que me chamou a atenção, além do tema, foi a forma de condução de Bruna, como quem tece uma tapeçaria, desenrolando um novelo, de forma tranquila, como uma Penélope, para fazer em nossa mente um movimento de entrecruzamento de experiências de vida. Das palavras cruzadas de Bruna com os sentimentos que ns proporciona sua audição, eis a constatação: em tempos de Inteligência Artificial e algoritmos, pandemia, confinamento e tudo mais, nada como ouvir histórias de vida que tratam da Inteligência Emocional, que servem para lidar com o coletiva numa perspectiva individual.
Nessa pequena odisseia que é o viver, todos passam por seus desafios, mas o que resta de tudo, ao final, são as vivências, experiências e lições que levamos adiante, para aqueles com quem convivemos, seja de forma presencial ou virtual, de forma individal ou coletiva, pois todos somos educadores, sejamos pais ou professores. Todos temos muito ainda a prender e tambem a ensinar nesse carrosel de emoções chamado Vida, em eterna dança com o Tempo.
A palavra autoconhecimento é essencial, e é atingida, seja com a maturidade e a vivência, seja com a experiência de leitura de um livro, assitência de um filme, audição de uma canção. Arte e cultura são linguagens universais e atemporais. E são elas, que nunca canso de dizer, que mantém nossa humanidade e preservam nossa sanidade, principalmente em tempos de distanciamento físico e emocional.
Contar histórias que tragam ao final um sentido e tenham uma mensagem é um rito de passagem que vem desde nosso mais longínguos ancestrais. E além do autoconhecimento, outra palavra mágica, que muito considero é a autocrítica, que deveria sempre vir antes da crítica propriamente, e não apenas no dicionário de verbetes da língua materna, mas no dicionário do cotidiano de cada um.
Em pouco mais de 15 minutos, Bruna Lombardi fala ao coração e à mente da gente, de um jeito simples, tranquilo, empático e afetuoso, mesmo que relatando situações pouco comuns. Por esse motivo, selecionei esse vídeo para tratar das múltiplas inteligências: emocional, artificial, coletiva e individual.
terça-feira, 13 de outubro de 2020
Canal do Joãozinho - Little Angel em Português (vídeos dirigidos ao público infantil)
A imagem acima é do canla de vídeos infantis no YouTube, chamado LITTLE ANGEL ou canal do Joãozinho, em sua versão em português e que, como indica, traz diversas animações com a personagem bebê, como no vídeo "Joãozinho Aprende a Dizer Sim na Piscina", logo a seguir:
Um canal que recomendo para pais e para professores da educação infantil, link logo abaixo:
Canal do Joãozinho - Little Angel Português
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Ei Kids: canal de vídeos infantis no YouTube com diversas tirinhas animadas e contações de histórias audiovisuais
As imagens acima são do canal de vídeos no YouTube, chamado EI KIDS, com material audiovisual (tirinhas animadas e contação e histórias) dirigidas ao público infantil, que estreou no dia 09/10/2020, dirante a Semana da Criança e que me foi indicado via e-mail pela divulgação do próprio canal. Vide link a seguir para o referido canal de vídeos:
EI KIDS
Mais abaixo, dois vídeos do canal, referentes, primeiro as tirinhas animadas, e o segundo relativo a série de vídeos ContEI:
sábado, 10 de outubro de 2020
O mundo que eu conheço: projeto "Clipes que parecem Curtas" [palavra cantada e história contada por meio de imagens]
O vídeo acima The World I Know (O mundo que eu conheço, tradução livre), descobri no YouTube e trata-se de um videoclipe da banda Collective Soul (Alma coletiva) que tem narrativa visual, como se fosse um curta-metragem, acompanhando um dia na vida de alguém e sua transformação final. Um "clipe que parece um curta", e que vai para meu projeto de 2011, de mesmo nome, e que trata de produção textual, a partir da leitura de imagens e da palavra cantada e pode ser conferido AQUI.
A narrativa visual mostra a vida de um provável executivo que de repente cria certa empatia e sentido de alteridade (de colocar-se no local do outro), convivendo com as pessoas na rua, depois num ônibus, lendo as trágicas notícias de jornal, até subir e se elevar ao alto de um prédio, fruto da depressão e que indica uma tentativa desesperada, talvez até de suicídio.
Mas diante de um pequeno gesto e sinal, totalmente simbólico, tudo muda, inclusive sua visão de mundo e sua disposição de vida. O pouso de uma pomba em seu braço e a paz que lhe traz, despojando-se dos valores materiais, dentre eles as notas de dinheiro, jogadas ao ar... O abrir os braços e o bater de asas da pomba são pura metáfora visual. A visão das formigas e da população, idem.
Um belo material para desenvolver um projeto ou uma atividade de leitura de imagens e escrita criativa a partir da palavra cantada pela banda e da história contada pelo aluno. Uma banda larga de uma "alma coletiva" que poderá se estabelecer na turma, um trocadilho apropriado para a situação.
Para complementar a atividade, recomendo a tradução da letra em questão, conforme link a seguir:
Collective Soul - The World I Know
terça-feira, 6 de outubro de 2020
Mostra de Cinema Infantil: canal de vídeos no YouTube aberto no mês da Criança disponibilizando diversos curtas-metragens de animação
As imagens acima são da MOSTRA DE CINEMA INFANTIL que possui um canal de vídeos no YouTube que no mês da Criança (outubro) estará disponibilizando 16 curtas-metragens de animação dirigidos ao público infantil. Uma bela iniciativa que merece ser divulgada, pois cinema na educação é uma das diversas linguagens que podem ser utilizadas pelo educador junto ao alunado.
Conforme notícia, "além destes 16 curtas-metragens, estão no nosso canal mais 23 títulos que fizeram parte do Circuito de Cinema Infantil, entre eles, 11 catarinenses". A "19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, será realizada de 21 a 28 de novembro, totalmente online e gratuita".
Vejam abaixo link para o referido canal para poder assistir a esse belo material:
MOSTRA DE CINEMA INFANTIL
A seguir, o curta "A lenda do brilho da Lua", que faz parte do acervo do canal:
Uma aula de didatismo e lógica sobre Linguagem, Programação e Algoritmos que usei com meus alunos do ensino médio
O vídeo acima Aula 01 - Entenda LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO e ALGORITMOS, descobri no YouTube e é um belo exemplo que Marks Vinícius Moraes faz de mesclar uma aula didática sobre temas como lógica, linguagem de programação e algoritmo, valendo-se do uso de analogias e metáforas para expor ao leigo um tema um tanto que complexo, tudo isso de uma forma ainda bem humorada e com diversas imagens. A cena da abertura da porta é impagável e extremamente didática pra qualquer entendedor.
É um canal sobre games [Sharpax], mas o audiovisual serve para tratar de linguagens em geral (da escrita da redação à organização textual), filosofia (quanto à lógica) e tecnologia.
Usei o referido vídeo em videoaula de PDI - Profissões digitais inovadoras, da área diversificada da escola de ensino médio onde atuo e foi bem produtivo para tratar de Lógica, Programação e Algoritmo, além de linguagens em geral.
Um exemplo de como a cibercultura pode ser utilizada no ambiente escolar.
domingo, 4 de outubro de 2020
Girls InSpace nas Escolas: projeto de capacitação de professoras de Ciências da rede pública dentro da proposta da BNCC (inscrição gratuita e virtual até 10/10/20)
A imagem acima é da página inicial de "GIRLS INSPACE NAS ESCOLAS", um projeto incrível que descobri via grupo no WhatsApp PROFESSORES ONLINE e trata-se de atividade de capacitação de professoras de Ciências e temas sobre Terra e Universo comuns à BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Projeto que, como a apresentação no site indica, foi "especialmente preparado por cientistas e educadoras, num formato inédito e inspirador".
A inscrição será online e gratuita, até o dia 10/10/2020, mediante seleção que ocorrerá no site link abaixo:
Conforme informação no site: "A primeira edição deste projeto acontecerá nos 4 sábados de novembro de 2020, de forma totalmente gratuita e virtual, e será dedicada a capacitar PROFESSORAS de Ciências do 8º e/ou 9º ano do Ensino Fundamental II da REDE PÚBLICA, nos tópicos do eixo "Terra e Universo", presentes na BNCC e no primeiro livro da coleção "Girls InSpace", chamado "A luneta e Isabelle".
Maiores informações, no site indicado abaixo:
Cinema Escrito: site sobre resenhas incríveis de filmes clássicos da Sétima Arte
A imagem acima é da página inicial de CINEMA ESCRITO, um site especializado em resenhas de filmes clássicos da Sétima Arte, que descobri por indicação indireta de amigo no Twitter, que citou frase poética e filosófica do filme "A carruagem fantasma" de 1921: "Deus, permita que minha alma amadureça antes de recolhê-la”. Confesso que a versão de meu amigo, achei mais bela: "Senhor, permita que minha alma amadureça antes que seja colhida", pois remete a colheita e torna a frase mais poética e filosófica ainda, no que tange a bela metáfora sobre a vida e a morte.
Então, a partir dessa citação, tentei localizar o filme e achei o referido site e fiquei encantado com o conteúdo, pois além de resenhas, possuía também links para ver a maioria deles no YouTube, e na íntegra.
Além de filmes consagrados de diretores como Ingmar Bergman, há esse filme do também sueco, chamado Victor Sjöstrom, vejam a seguir link para a resenha mencionada:
Como professor de Literatura, Filosofia e Produção textual, sou um incentivador do uso de referências literárias, filosóficas e cinematográficas por meus alunos em seus escritos, principalmente no repertório argumentativo da Redação do ENEM. E um site como esse é uma preciosidade que deve ser compartilhado com outros educadores e seus educandos. Abaixo link para o portal que possui também resenhas e indicações de filmes contemporâneos, entrevistas, reportagens, críticas e muito mais:
CINEMA ESCRITO - PORTAL SOBRE RESENHAS DE CINEMA
sábado, 3 de outubro de 2020
Uma Prova de Amor / Cordas: comovente curta-metragem de animação sobre inclusão inspirada em uma história real
O vídeo acima, Cordas, trata-se de um comovente e encantador curta-metragem de animação espanhol, que ganhou o Prêmio Goya em 2014 e que foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solis, que possui filha apaixonada pelo irmão com paralisia cerebral. Um curta que tem emocionado o mundo e que o Educa Tube, socializa, graças a sugestão via Facebook do colega, amigo e irmão (por parte da Educação), Robson Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editor do blog Caldeirão de Ideias.
O curta nos fala das várias cordas que nos acordam para a vida, o trabalho, o mundo, o amor...
Conta a história de duas crianças, Maria, que vive em um orfanato, e um menino Nicolás que chega àquele local e logo é percebido como diferente perante as demais crianças. Menos Maria, que não fica indiferente àquela situação, tentando se comunicar, sem desistir de buscar formas de interação com aquele menino.
As cordas, mais do que mecanismos de movimentação, são recursos tecnológicos simples e eficientes para aquele momento, assim como o são outros, em uma escola convencional, caso algum educador não desista de se comunicar, dialogar com seus alunos, tenham eles necessidades especiais ou não. Afinal, todos nós, possuímos certa necessidade e a comunicação ou tentativa de é uma das melhores formas de interação.
Muitos educadores conseguem superar desafios, limites, tentando outras formas de didática e metodologia... Não basta ser o professor "bonzinho" que não se cansa de explicar um conteúdo, só que sempre da mesma forma. Se não é entendido de um jeito, repetindo-se continuará sem se fazer entender. Há que se ter o famoso "Plano B", uma segunda opção de se fazer compreender...
A menina Maria é considerada estranha para quem vive no ambiente convencional e, como ela, o Educa Tube conhece diversas outras Marias que fazem a diferença, diante da indiferença de uns e a resistência de outros em acordar, despertar para uma nova realidade.
Há cordas que promovem elevações, como o mecanismo do teatro clássico grego Deus ex machina, que feito de cordas e roldanas, suspendia os atores pelo palco, imitando o voo dos deuses. Há cordas que promovem nós e laços... E que com o uso da imaginação, promovem uma integração, como a menina Maria fez no curta-metragem...
Acordemos, então, como educadores - sejamos pais ou professores - para a vida, o mundo e o amor... Acordemos - estejamos de acordo que educar é um ato de comunicação entre pessoas diferentes...
A cena final deste encantador vídeo nos desperta para a certeza de que ninguém se torna educador por mero acaso, como bem dizia um outro grande educador: "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática" (FREIRE, Paulo. 1991: 58).
Acordemos então. E que esteja acordado entre pais, professores, alunos e funcionários de uma escola que devemos saber lidar, tanto com as diversidades, como as adversidades no ambiente escolar e social.
Filosofia, Literatura e Cinema integrados em videoaula valendo-se de cena de filme para complementação do conteúdo
O vídeo acima é cena inicial do filme Musa (2018), em que uma aluna recita os versos iniciais do Canto III, de O Inferno de Dante, em sua obra-prima Divina Comédia.
Eu, editor deste blog educacional, utilizei em meu fazer pedagógico essa cena específica para finalizar a aula de FILOSOFIA integrada com LITERATURA no ensino médio para complementar o tema da videoaula sobre "A filosofia renascentista presente na Divina Comédia de Dante Alighieri", em que o livro é alegoria à experiência humana, mesclando valores teológicos com filosóficos.
O próprio amor à Beatriz é metáfora para o amor de Dante à Filosofia.
E como Rebeca Fuks indica: Dante, em seu livro magistral, quis fazer uma "síntese enciclopédica do conhecimento científico e filosófico da Idade Média". Uma obra-prima da Literatura e da Filosofia, atemporal e universal, em que os 9 círculos do Inferno tratam dos sete pecados capitais, e que toda a obra, dividida em três partes (Inferno, Purgatório e Paraíso), com seus 33 cantos cada, trata da conversão de um homem comum e pecador através do caminho que leva a Deus.
O poeta Virgílio, que acompanha Dante nessa jornada pelo Inferno e Purgatório o deixa na entrada do Paraíso por seu pagão, o que reflete o pensamento teológico do escritor florentino.
No Paraíso, Dante reencontra sua amada terrena Beatriz, que é a representação humanizada da própria Filosofia (o amor à sabedoria, como os gregos assim definiram).
Segundo Étienne Gilson: "Dante amou uma mulher chamada Beatriz, sua grande paixão da juventude, que teria morrido em 1290, quando Dante tinha 25 anos. Entre a morte de Beatriz e a sua imersão na selva oscura, Dante substituiu o amor por Beatriz por uma misteriosa donna gentile, que nada mais é do que a Filosofia, a qual vai substituir a paixão por Beatriz na alma do poeta durante esse período. Essa paixão arrebatadora da filosofia na mente de Dante vai levar o poeta a glorificar essa ciência de maneira exagerada".
Unir Cinema e Literatura às aulas de Filosofia, bem como Filosofia, Cinema e outras artes às aulas de Literatura e, assim por diante, além da questão interdisciplinar e intertextual, é essencial para tornar a aula mais dinâmica, associativa, menos mecânica e mais reflexiva, provocativa e colaborativa, incentivando a participação do alunado, sua interação através de outras linguagens, imagens, mensagens...
Como sou professor de Literatura e Filosofia, além de Produção Textual, confesso que, sempre que posso, uno o útil ao agradável, além de indicar esses materiais como repertórios e referências para a escrita da Redação. O três em um, ou "combo", como alguns dirão.
Mas o interessante é promover, além da colaboração com o aluno, a cooperação com outros colegas professores, em atividades multidisciplinares, cujos temas possam dialogar entre si e com as turmas.
Em tempo: O filme mencionado, é uma produção britânica e catalã de suspense, em que a Literatura faz papel de coadjuvante na trama, muito bem organizada, sobre um professor de literatura e sua luta contra essas entidades mitológicas e sobrenaturais. O filme de 2018 está disponível para visualização completa no YouTube.
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Animação nigeriana e "O inimigo invisível": dois curtas-metragens que conscientizam as crianças sobre a pandemia do Covid-19
O vídeo acima, [não consegui localizar o título], descobri no YouTube e é um belo curta-metragem de animação, dirigida ao público infantil para conscientização sobre a pandemia e o Covid-19.
Animação é dirigida por Niyi Akinmolayan, de Lagos, Nigéria, África, através do estúdio Anthill Productions.
Outro curta de animação, dessa feita brasileiro, chama-se O INIMIGO INVISÍVEL
(vejam link a seguir) que descobri também via YouTube do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) Brasil, que "produziu um vídeo de animação direcionado ao público infantil com orientações sobre a Covid-19 e formas de prevenir a doença". Um projeto de extensão que mobilizou professores do curso de Enfermagem da UFRN e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de alunos dos cursos de Enfermagem, Design e Comunicação Social da UFRN.
Conforme dados de apresentação do mesmo: "'O inimigo invisível' é um vídeo que se destina a crianças entre quatro e dez anos, buscando atender a necessidade de compartilhar informações sobre a Covid-19 e estratégias para prevenir a contaminação e a disseminação da doença, em linguagem apropriada ao público infantil, com foco na faixa de idade que já apresenta desenvolvimento da oralidade até os que já estão na fase pré-escolar e escolar".
Dois ótimos audiovisuais sobre um mesmo tema e dirigidos ao mesmo público.