sábado, 27 de setembro de 2014

Câmera escondida na Autoescola – Direção Agressiva (Viver seguro no trânsito)




O vídeo acima Câmera escondida na Autoescola – Direção Agressiva, trata-se de campanha do portal Viver Seguro no Trânsito, que aproveitou o tema da Semana Nacional do Trânsito 2014 - Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre e fez um teste com futuros motoristas.
Interessante a reação de pessoas que estão aprendendo a dirigir, diante das atitudes de um instrutor que quer ensiná-las a fazer coisas absurdas ao volante. Situações que usualmente o mau motorista faz no cotidiano.
Mesmo assim, sem saber que estavam sendo filmados, os aprendizes demonstram a sua inconformidade com o que esta sendo pedido. Assim acontece na vida escolar, quando o aprendiz percebe que o mau educador ou explica algo errado, ou demonstra inaptidão para a disciplina ou conteúdos ministrados.
Segundo dados da apresentação do vídeo no You Tube: "nosso trânsito é um dos mais violentos do mundo, fazendo em média 150 vítimas fatais todos os dias".
Abaixo, outro vídeo cujo tema é a segurança no trânsito, intitulado A última mensagem para Pedro, uma campanha sobre o risco do uso de celular no trânsito. Material feito para a Disciplina de processos psicológicos básicos, disciplina Psicologia UFSM, RS, Brasil:



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A semente do nosso futuro: Pais colocam sementes em cápsula do tempo para serem plantadas pelos filhos no futuro




O vídeo acima A semente do nosso futuro, descobri no portal Hypeness e trata-se de iniciativa de empresa de tratores de homenagear o Dia dos Pais, a partir de uma ideia simples e ao mesmo tempo universal e atemporal: "Pais colocam sementes em cápsula do tempo para serem plantadas pelos filhos no futuro".
Como bem destaca o Hypeness: "A vida é o resultado de nossas escolhas e essa é uma metáfora perfeita do plantio. Viver é semear diariamente, e cada uma dessas sementes resulta em algum fruto no futuro. Talvez o maior exemplo disso seja a relação que temos com os nossos pais. Escolher ter um filho é plantar uma semente no mundo. É preciso muito cuidado, carinho, proteção, e atenção para que ela sobreviva às adversidades da vida e consiga gerar excelentes frutos. Não é um trabalho fácil. Por isso, homenagear os pais nunca é demais".
A empresa, segundo dados, "viajou pelo país atrás de histórias de pais que estão realizando o rito de passagem de suas propriedades para os filhos. Além de gravar as histórias das famílias em um mini-documentário emocionante, eles coletaram as melhores sementes da safra atual de cada propriedade. Eles então enviaram estas sementes para um laboratório, passando elas por um processo que garante que elas durem por muito tempo. Depois disso, as sementes ganharam cápsulas especiais, e foram entregues aos pais, para que eles pudessem presentear seus filhos, simbolizando a continuidade da vida".
De fato, algo que remete à educação enquanto sentido mais amplo de pais com filhos, professores com alunos, em que cada qual passa à geração futura parte de sua herança de vida... Ou como dizia um radialista de uma rádio do interior, quando o editor deste blog era menino: "Da vida se leva a vida que se leva".
Os filhos e os alunos são a semente que plantamos no presente, e o nosso presente poderá ser o futuro deles, plantado agora para ser colhido um dia.
Que tal, educadores - sejam pais ou professores - reunirem numa cápsula do tempo - como faço com meu filho - seus trabalhos, fotos, e outras coisas para ao final de cada ano rever e refletir sobre essa plantação de sonhos e projetos, para futura colheita de resultados positivos?
Os professores de história poderiam falar sobre outras cápsulas do tempo, através de fotos e jornais antigos, de uma biblioteca escolar, uma visita a um museu, digital ou não, etc.
O editor deste blog tem uma pasta - que breve será uma caixa - com desenhos, cartões, mensagens e outras coisas que seu filho lhe presenteia - como uma cápsula do tempo - para um dia, quando este for adulto fazer o mesmo com seu herdeiro. :-)) Os valores e limites que passamos aos filhos e alunos são nossa melhor semente, que um dia darão bons frutos...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Comovente exercício de alteridade: Pais também engravidam




O vídeo acima, Huggies: Dad's pregnant too (Pais também engravidam), descobri no Pavablog e trata-se de campanha de empresa de produtos higiênicos para bebês, produzido pela filial da Argentina para o Dia dos Pais do ano passado.
Como destaca o blog: "A ação permitiu que os pais sentissem fisicamente em suas barrigas o mesmo que as mães, quando o bebê chuta ainda dentro do útero. Isso só foi possível graças a um cinto que reproduz em tempo real as sensações causadas pelos movimentos do bebê, oferecendo uma experiência inesquecível aos emocionados participantes. A criação foi da agência Ogilvy & Mather".
Uma bela iniciativa que envolve publicidade, tecnologia, educação e sociedade, e que é para o Educa Tbe Brasil um belíssimo exercício de alteridade (de se colocar no lugar do outro). Somente passando pelas sensações que o outro passa - no caso, uma mãe - é que alguém pode dar-se conta daquela realidade. É comovente ver a emoção de pais sentindo os movimentos do filho, como se estivessem dentro de si, algo único e só sentido em sua plenitude por uma mãe. Mas pais de fato engravidam quando gravitam em torno da barriga de uma mãe, acompanhando a maternidade de ambos. :-))
Assim deveriam ser pais e filhos, professores e alunos, também, colocando-se vez em quando, um no lugar do outro, conhecendo a realidade de cada um. Muitos dos problemas de relacionamento e choques de geração poderiam ser evitados com uma simples expedição ao mundo de outrem, além do próprio umbigo.
Um belo vídeo que se presta a diversas reflexões.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

"O que você está pensando?" : Vídeo mostra como a felicidade “editada” das redes sociais não é real




O vídeo acima What's on your mind? (O que você está pensando?), descobri no portal Hypness e "mostra como a felicidade 'editada' das redes sociais não é real".
Um material para refletir sobre o cotidiano digital e real, em que pessoas cada vez mais compartilham fotos, imagens, vídeos mas nem sempre se relacionam de fato uns com os outros. Algo que nos propõe a pensar se de fato a felicidade é tão maravilhosa como mostrada em perfis de redes sociais. Se é preciso viajar, se expor tanto para se sentir feliz...
O título do vídeo de Shaun Higton é uma alusão à frase do Facebook e questiona este conceito do que é ser feliz.
Como educador - pai e professor -, além de editor deste blog, penso que em matéria de felicidade e realização pessoal e profissional, os verdadeiros projetos de vida e de trabalho eficientes e sustentáveis são os mais simples, que permitem justamente a continuidade, seja no ambiente escolar, familiar, social. Coisa que fazemos por que gostamos, que permitem as trocas de experiências com amigos e colegas seja online ou off, seja em tempo real ou armazenado em blogs e perfis de redes sociais.
A realidade é que, em contraponto, existe muito projeto educacional interessante que é pouco divulgado, curtido e compartilhado, pois seus autores acham se tratar de algo simples que todos fazem. Ou que divulgando-os serão taxados de exibicionista. Tudo depende de bom senso. Mas é justamente essa simplicidade que poderá incentivar outros professores e alunos mundo afora, adaptando ideias interessantes feitas numa comunidade para uma outra realidade local.
Ser feliz é acima de tudo fazer algo simples, eficiente e que possibilita a aprendizagem mútua. E, evidentemente, quando compartilhado em rede, que seja feito com bom senso, autocrítica e autorização de terceiros envolvidos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

HQ digital feita com 14 telas de equipamentos eletrônicos em sincronia e mobilidade




O vídeo acima, que descobri via Twitter da amiga Elenara Stein Leitão a partir de postagem do portal do Rodrigo Toledo, e que trata-se de clipe da música Knock Knock (algo como onomatopeia para uma batida numa porta), da banda ucraniana Brunettes Shoot Blondes, que utilizou 14 telas de equipamentos eletrônicos (6 iPhones, 4 iPads, 1 iPod e 3 MacBooks) para contar uma espécie de criativa e original HQ (história em quadrinhos) digital, que ocorre em sequência de uma tela para outra, demonstrando total sintonia, sincronia, convergência e mobilidade entre os aparelhos e os seus usuários.
Algo que une arte (curta-metragem, música, cinema) com tecnologia de ponta.
Um exemplo das inúmeras possibilidades de comunicação, interação e criação que tablets, iphones, ipads, notebooks e outros equipamentos eletrônicos podem proporcionar, não apenas na arte, mas na educação e na sociedade, se educadores - pais e/ou professores - possibilitarem que conceitos como mobilidade, portabilidade, convergência, interação, multifuncionalidade, multifocalidade e outros deixem de ser apenas focados em maquinários e passam a ser utilizados - além de teorias progressistas pra práticas conservadoras - junto com usuários, em especial, os alunos, permitindo que tais equipamentos - na maioria proibidos ou usados de forma recreativa no ambiente escolar e familiar possam ser pensados de forma artística, cultural, educativa e social.
Existem outras tantas possibilidades de utilização de inúmeras funções de smartphones, tablets, notebooks etc serem usados na educação, de forma instrutiva, e basta fazer uma pesquisa no mundo virtual para achar preciosidades como este vídeos e outros mais.
No vídeo e na reportagem não existe menção das técnicas utilizadas, mas pode-se notar que a animação foi feita em partes, cada uma disponibilizada em um equipamento (tela) para serem sincronizadas e utilizadas numa sequência pré-estabelecida. Uma narrativa visual sem diálogos que bem poderia ter sido feita em stop-motion, via apresentação de slides, depois gravada como arquivo de vídeo e baixada para os equipamentos.
Independente da maneira como foi feito e de quais softwares e recursos utilizados, o que mais importa neste vídeo é o conceito de mobilidade e convergência entre pessoas e suas telas.

domingo, 21 de setembro de 2014

#PensadoresTIC - Martha Gabriel fala sobre o papel do novo professor e o uso das TIC na educação




O vídeo acima #PensadoresTIC, trata-se de fala de Martha Gabriel, "pesquisadora brasileira - considerada uma das 100 maiores especialistas em tecnologia no mundo - que fala sobre o papel do novo professor e o uso das TIC na educação; e discute com exclusividade para o Instituto Claro o novo papel de professores e alunos em um mundo em que real e virtual estão cada vez mais interligados. Ela defende ideias centrais, como a de cibridismo, e afirma que os problemas que ainda enfrentamos de infraestrutura (como o acesso à banda larga longe do ideal) não podem impedir os avanços".
Para saber mais sobre o tema, leia a reportagem completa na série #PensadoresTIC, no link abaixo, e conheça conceitos como cibridismo (corpo virtual), professor digital e mediador do conhecimento:

#PensadoresTIC - Instituto Claro

De fato, o professor do século XXI precisa estar mais conectado ao mundo do aluno, seja de forma digital ou não. Requer que conheça certos recursos, experimentando-os sozinho, com outros colegas e, principalmente, com os alunos, para ver possibilidades pedagógicos para equipamentos tecnológicos. Enfim, para ensinar em tempos de TIC,m requer antes aprender as potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação no espaço escolar, pensando a educação além da sala de aula (via redes sociais digitais) e além do tempo e espaço escolares convencionais. O termo conectividade e mobilidades associados apenas aos equipamentos e não às pessoas envolvidas num ambiente de ensino-aprendizagem torna-se paradoxal, pois pessoas mais do que máquinas é que precisam ter esta mobilidade além do espaço físico tradicional - fazendo pequenos "tours" pelo entorno da escola - e conectando-se num sentido educacional e social, não apenas tecnológico. De nada adianta utilizar notebooks, tablets, telefones celulares na escola, se não houver uma conectividade do ponto de vista afetivo e educativo.
Eis o grande desafio da educação neste século: tornar realidade esta virtualidade. Promover a convergência não só de equipamentos mas de pessoas.
Se é uma geração audiovisual que lida diariamente, via celular e internet como vídeos, clipes, filmes, músicas, dança, esportes, games que são linguagens visuais, corporais etc, cabe ao professor tornar-se um arte educador e um mídia educador, incorporando ao seu fazer pedagógico recursos tecnológicos que seus filhos e alunos utilizam mais de forma recreativa, nem sempre educativa, tornando o lazer em aprendizagem e ensino mútuos, à medida que aluno e professor interajam como piloto e navegador em uma prova de conhecimento, como uma corrida de rally, em que quem dirige o veículo é o jovem alunado, mas quem orienta e conduz essa navegação é o professor. Mais que uma metáfora, um dilema e um desafio a serem ultrapassados para que todos sejam vencedores.

sábado, 20 de setembro de 2014

Uma lição de vida para quem costuma rir da desgraça alheia




O vídeo acima, Star Spangled Banner (Hino dos EUA), descobri nas redes sociais e trata-se de comovente gesto de apoio de um treinador à menina cantora, salvando-a das vaias de um ginásio lotado! Realmente, "Uma lição para quem costuma rir da desgraça alheia".
Conforme dados do portal Administradores:

"O fato ocorreu em 2003, quando a menina Natalie Gilbert, na época com 13 anos, foi selecionada para cantar o hino nacional dos Estados Unidos na abertura de um jogo da NBA, após vencer um concurso de calouros. Nos primeiros versos, a menina deu provas suficientes de que era uma ótima cantora. Mas, em um determinado momento, o nervosismo falou mais alto e ela esqueceu a letra.
Com o primeiro sinal de falha, a plateia reagiu instantaneamente, num misto de aplausos e vaias. A menina, então, desistiu de cantar e levou as mãos ao rosto. Foi quando apareceu ao seu lado Maurice "Mo" Cheeks, técnico dos Portland Trail Blazers. O treinador saiu do banco de seu time e foi até Natalie, para ajudá-la a cantar.
Maurice ficou ao lado da menina até o final da execução do hino, cantando com ela. E fez mais: convocou todo o público a cantar junto. No final, ambos saíram aplaudidos e Natalie claramente agradecida.
A pergunta, então, é: você estaria no lado dos aplausos ou das vaias? Fica a sugestão de reflexão".

Um gesto de solidariedade que uniu muito mais do que um treinador de basquete e uma jovem cantora, diante de um ginásio com 20 mil pessoas. Um abraço e o canto correto, diante de uma falha natural de memória por conta da pressão e a constatação que é em momentos de tensão que descobrimos o verdadeiro valor das pessoas. E de quanto é importante a experiência de um adulto para apoiar um jovem talentoso. O incentivo do treinador, cantando junto é a prova de que iniciativas como esta existem e precisam ser socializadas.
No ambiente escolar e familiar também faz-se necessário este incentivo do educador - seja pai ou professor - incentivando o filho e aluno, quando tava diante de desafios, quando se sente impotente diante das adversidades da vida. Afinal, que já viveu mais, em tese, tem uma experiência de vida e uma maturidade para passar aos mais novos.
Algo para assistir, refletir e debater, afinal, em situação similar aqui no Brasil, famosa cantora do passado (Vanusa) teve lapso de memória (trocando a letra do hino nacional, supostamente por conta de ingestão de medicação para labirintite) e além de não ter esse apoio, passou a ser ridicularizada nas redes sociais.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A importância da arte e da cultura na formação do aluno e do cidadão




O vídeo acima, trata-se de fragmento da entrevista da escritora Martha Medeiros, ao Programa Roda Vida, da TV Cultura, SP< Brasil, falando sobre a importância da arte e da cultura na formação do cidadão e foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação.
Para Marta Medeiros - com total apoio do Educa Tube: "Boa educação não é só escola, boa educação não são só valores. Boa educação é também arte e cultura". Haja vista que as grandes experiências de aprendizagem envolvem de fato a arte, a cultura e toda a sociedade. Imaginem a grandeza das obra de autores variados como Villa-Lobos, na música; Portinari, nas artes plásticas; Monteiro Lobato, na literatura e outros tantos, na dança, teatro, esportes, etc, sem o trânsito entre o erudito ou clássico e o popular... Autores que se valorem do folclore, da cultura popular, para dar a sua arte a autenticidade de seu povo e que influenciaram, não apenas outros artistas, mas há muitos educadores. O próprio educador Paulo Freire destacou a importância da arte e cultura na educação. Rubem Alves fazia arte falando sobre educação.
Os grandes educadores se apropriam de cenas de filmes, de curtas-metragens, de pequenos vídeos, animações, comerciais, slides, etc para iniciar uma aula, palestra, projeto, como recurso metodológico e pedagógico, muito mais do que apenas dinâmica de grupo, pois a arte nos toca no que temos de mais profundo: a sensibilidade humana. Todos temos alguma aptidão para alguma forma de ate, e isto está em toda parte e cabe ao professor, o mestre, o maestro desta pequena orquestra sinfônica que existe em sua sala de aula perceber e reger sua turma, pensando cada aluno como um músico que toca um instrumento, mas que esse indivíduo faz parte de um grupo em que o todo (a sinfonia dos dias) é o mais importante, e que há momento nesta sinfonia para que entre violinos e violoncelos, ora piano, ora prato e bumbo; e assim por diante. E isto é a pura realidade, muito mais do que uma simples metáfora.
Abaixo, vídeo completo da entrevista e jornalista de Martha Medeiros ao Programa Roda Viva, em que fala sobre sua trajetória:



Vejam também (logo abaixo), vídeo correlato que encontrei no You Tube, sobre A importância da arte na educação:



Conforme apresentação do referido, no You Tube: "Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo". Algo que vem ao encontro do que o Educa Tube defende e divulga constantemente neste espaço de interação educacional e social. Arte e cultura na educação são também a expressão da cidadania de uma comunidade, unindo o particular ao universal, mostrando valores e limites da cada região.

Abaixo, alguns exemplos do cancioneiro popular que servem a boas reflexões no ambiente escolar:

Zélia Barbosa - Pau de arara (1978) - Álbum Canto Della Terra (Sertão Favela):



Heitor Villa-Lobos - O trenzinho do caipira (Bachianas brasileiras #2), em videoclip gravado numa estação de trem em Fortaleza, CE, Brasil, com voz incidental de Adriana Calcanhoto, àlbum Partimpim, a partir de poema de Ferreira Gullar:



Maria Bethânia e a Oração ao Tempo, canção de Caetano Veloso, com poema introdutório de Vinícius de Moraes:



Eta Nóis, Ney Matogrosso canta canção de Luhli e Lucina, no Programa Som Brasil (1981):



João Chagas Leite - Desassossegos, canto nativista no Galpão Crioulo, RS, Brasil:



quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias" (arte, cultura, educação e sociedade)




O vídeo acima, veiculado em setembro 2014 pela RBS TV Rio Grande-RS, trata-se do Projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias", da EMEF Barão do Rio Branco, de Rio Grande, RS, Brasil, sob coordenação da professora Marilene Silva e apoio da equipe diretiva da instituição de ensino.
Iniciou a partir de oficina de oficina de criação literária, denominada Lego Poesia, projeto experimental criado pelo professor José Antonio Klaes Roig - editor do blog Educa Tube (http://educa-tube.blogspot.com) - que recebeu convite da escola para tal atividade, que consistia em utilizar peças coloridas de montar (tipo Lego) e livros de histórias infantis para despertar o interesse pela poesia nos alunos de 4º e 5º anos da referida escola. Oficinas que ocorreram nos anos de 2013 e 2014, e que resultaram, posteriormente, neste projeto elaborado pela prof. Marilene que expôs o resultado a pais, alunos e professores da escola, através de "Varal da Poesia", bem como conseguiu apoio da Padaria Gaúcha, da cidade, para estampar no papel de embrulho de pães (saco) os trabalhos poéticos (poema e poesias) dos alunos.

O projeto "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias", conforme sua autora, a professora Marilene Silva, "tem como objetivo trabalhar a poesia em sala de aula e o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida cotidiana de cada aluno e assim, através desse contato, estimular a escrita de poesias e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimentos e descobertas".

Trabalhar educação, unindo arte, cultura e sociedade é uma maneira de promover a interação efetiva entre professor e aluno, estimulando o imaginário, a criatividade, o diálogo entre gerações.
O Educa Tube e, especialmente, seu editor, agradecem à EMEF Rio Branco pela possibilidade de poder apresentar aos alunos um projeto educacional experimental - Lego Poesia - que possibilitou, posteriormente, a criação pelos professores da escola de outros projetos, como a mostra de criatividade, a Feira do Livro e o "Conhecendo, construindo e encantando com poemas e poesias".
Viva a rede social educacional, que compartilha experiências de vida e de trabalho.

Abaixo, a bela poesia da aluna Ana Gabriela, do 4º ano, intitulada "Será que eu posso voar", inspirada na história "O menino que queria voar", conto escrito por mim, José Antonio Klaes Roig e ilustrada por meu filho Allan (de nove anos), inspirada na vida de meu pai, o artista plástico José Américo Roig, o Zeméco:



Observação: Para ver em tamanho maior a poesia, basta clicar duas vezes sobre a imagem.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Guerras de Brinquedo: curta que retrata batalha épica de pais utilizando brinquedos de seus filhos




O vídeo acima Toy Wars (Guerras de Brinquedo), com direção de Andrew McMurry e som de Matthew McMurry, descobri no portal Hypeness e trata-se de divertida, criativa e interessante curta-metragem que mostra pais utilizando os brinquedos de seus filhos para disputar uma batalha épica, com direito a efeitos especiais e um final surpreendente.
Pensando sempre num enfoque educacional vejo a questão da alteridade de pais se colocando no lugar dos filhos, voltando a ser crianças, inclusive pilotando carros minúsculos, usando sabres de luz e tudo mais.
O colocar-se no lugar do outro é essencial para todo educador, seja pai ou professor e este vídeo simboliza um pouco deste diálogo de gerações.
Para ampliar o debate com pais e filhos no ambiente escolar, sugiro que os professores assistam também outro curioso e divertido curta (logo abaixo), chamado GTA: Cheat Phone que é uma paródia sobre o jogo Grand Theft Auto (GTA), uma série famosa de jogos para computador em que o jogador precisa roubar carros e fugir da polícia. Um material para ensinar a diferença entre o real e a ficção, entre o game e a sociedade. Afinal, como demonstra o curta, o jogador consegue milagres apenas apertando teclas de um telefone celular, trocando de roupas, veículos etc com um simples toque, algo impossível na vida real. Da mesma forma que bater nas pessoas ou nos carros é algo que tem sérias consequências, quando além de uma simples simulação...



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Trem veloz e câmera super lenta: jogando com a percepção de tempo (e breve reflexão sobre a educação)




O vídeo acima Stainless, 42 Street (excerpt), trata-se de uma série de vídeos, intitulada de "Inoxidável", a partir de nova técnica de filmar pessoas esperando o trem, criada pelo atista e fotógrafo húngaro Adam Magyar, e descobri no portal Hypeness.
A técnica consiste em: "Dentro de um vagão, munido de uma câmera de alta velocidade, Magyar capta a multidão de uma forma incrível, jogando com a percepção de tempo, uma vez que nos mostra o trem andando (e sabemos como ele anda rápido) ao mesmo tempo que as pessoas parecem congeladas. Pode parecer confuso (e é um pouco), mas olhando os vídeos você entende na hora. Magyar esteve em Nova York, nos EUA, Berlim, na Alemanha, e Tóquio, no Japão (na estação de Shinjuku, a mais movimentada do mundo), captando a 100.000 frames por segundo os grupos de pessoas que se aglomeravam nas plataformas. O resultado consegue mesmo criar essa sensação estranha de ver movimento por entre pessoas imóveis".
O resultado é de fato é fascinante, surpreendente, hipnotizante de ver o segundo o próprio autor é como “uma fila interminável de esculturas vivas reunidas na mesma linha de metrô, na mesma direção, com a mesma intenção de tomar o trem para ser pego e levado pelo fluxo urbano. Todos os seus movimentos abrandaram, eles estão graciosos e inoxidáveis, prendendo a respiração esperando o trem chegar à estação”.
Parece aquele efeito Matrix, do cinema. E o mais curioso é que apenas uma criança, aos 2 minutos do vídeo filmado na Alexanderplatz, Alemanha (vídeo logo abaixo), pela agitação natural, parece que tem vida, em torno de tantas estátuas vivas. A criança, por sinal, se estimulada através da arte e cultura, esporte e brincadeiras, pode dar grandes saltos para o futuro.
Alguns educadores, ao não se atualizarem, parecem muito com seres estáticos numa plataforma à espera de um futuro que nunca chega, com os pés enraizados no passado.
Como educador, percebo que em alguns casos, a educação avançou demais como discurso progressista, mas ainda com uma prática conservadora. Algo que tem a ver como o "paradoxo do Curupira": olhos voltados ao futuro, pés virados para o passado.
E esta impressão, ironicamente, tem a ver com o próprio processo de captação destas imagens, feita por Magyar, pois segundo o próprio, teve diversas dificuldades para tornar-se realidade, "como o fato de seguranças dos metrôs e trens não permitirem o uso do seu equipamento fotográfico". Lembra-me escolas e professores que, por receio e/ou desconhecimento, proíbem o fone celular na sala de aula, quando este pode ser uma ótima ferramenta de interação, se usada dentro de um propósito educacional, afinal, um smartphone pode filmar, gravar áudio, conectar-se à internet, baixar aplicativos os mais criativos e diversos, etc.
Os avanços tecnológicos são como o trem veloz, mas sua utilização efetiva, no ambiente escolar, de forma criativa e pedagógica, e não apenas recreativa, ainda são lentos como a imagens em questão. Um grande desafio para a educação do século XXI acelerar este processo entre os que continuam no passado e os que adentram o futuro... Entre os que 5 anos antes da aposentadoria já desaceleram e são refratários a tudo que é novo, e àqueles que utilizam as TIC, mídias e redes sociais apenas como uma novidade.
Afinal, como bem falou recentemente Pierre Levy, filósofo francês: "Precisamos programar cabeças para construir o conhecimento coletivo". Levy faz uma projeção: "O futuro terá combinações de metadados. Assim, eles serão capazes de relacionar conhecimentos a partir de conexões semânticas. A partir daí criamos uma uma inteligência coletiva e reflexiva". Para tanto, precisamos nos desprender de certos conceitos e reorganizar nossa forma de ver e ser neste novo mundo. Para o filósofo: "A educação ficou travada em um momento anterior da comunicação" e neste contexto, os vídeos, aqui disponibilizados vão ao encontro desta situação.
Um ótimo material visual para assistir, refletir e debater a questão do tempo-espaço na escola, família e sociedade.
Abaixo, mais alguns vídeos de Adam Magyar:





Abaixo, link para conhecer mais sobre a técnica fotográfica criada por Adam Magyar:

EINSTEIN'S CAMERA

domingo, 7 de setembro de 2014

Onde está Wally?, das páginas dos livros, agora também em jogo online




A imagem acima, trata-se de Where is Wally? (Onde está Wally?), jogo online (link abaixo), inspirado no livro de mesmo nome, referente a personagem de série inglesa de livros infantis, criada por Martin Handford em 1987, e que descobri via Pavablog.

ONDE ESTÁ WALLY? (JOGO ONLINE)

Conforme postagem do Pavablog: "As publicações, que tinham diversos temas como pano de fundo – entre eles história mundial, praias e o futuro – desafiavam os leitores a acharem, em meio a muitas (MUITAS) figuras o rapaz de óculos redondos e roupa listrada. Ainda é possível encontrar as versões físicas do clássico, porém há de se destacar que existe uma alternativa 'online'.
O jogo 'Onde está Wally' pode ser acessado na web e traz novos desafios. Além da já conhecida busca pelo 'fujão', o game apresenta uma lista de outros elementos que devem ser encontrados no cenário"
.
Uma boa oportunidade para unir literatura e tecnologia, e incentivar os alunos a lerem imagens, procurando a personagem, para depois experimentar outros tipos de livros da biblioteca escolar.

sábado, 6 de setembro de 2014

Instituto Alana e vídeos sobre educação: iniciativas de mobilização em prol da criança






As imagens acima, respectivamente, são do canal de vídeos e do portal do INSTITUTO ALANA, que "é uma organização sem fins lucrativos criada em 1994 que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população em geral, visando a valorização do homem e a melhoria da sua qualidade de vida, conscientizando-o para que atue em favor de seu desenvolvimento, do desenvolvimento de sua família e da comunidade em geral, sem distinção de raça, cor, posicionamento político partidário ou credo religioso".
Vejam abaixo link para o canal:

INSTITUTO ALANA - Canal de Vídeos

Lá, dentro do amplo acervo de temas, recomendo os vídeos sobre educação, link a seguir, com rico material para reflexão, debate e divulgação no ambiente escolar:

VÍDEOS SOBRE EDUCAÇÃO - INSTITUTO ALANA

O Educa Tube, visitando o portal do INSTITUTO ALANA, descobriu outras incríveis iniciativas de mobilização social, como os projetos Outro Olhar, Marinha Farinha, Prioridade Absoluta, Território do brincar, Ciranda filmes, entre outros, conforme links e breves apresentações de cada, logo abaixo:

OUTRO OLHAR (nasce com a missão de inspirar mais e mais pessoas a honrarem a diversidade ao seu redor. Para isso, busca romper com os paradigmas sobre as pessoas com síndrome de Down, reconhecendo em suas singularidades e competências um passo essencial para a construção de um futuro melhor);

CRIANÇA E CONSUMO (O objetivo do Projeto Criança e Consumo é divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação mercadológica);

MARIA FARINHA FILMES (é uma produtora audiovisual que acredita no poder transformador de uma história bem contada. A parceria com o Alana rendeu documentários que já foram vistos mais de 10 milhões de vezes – entre eles o “Criança, a alma do negócio”, “Muito Além do Peso” e “Tarja Branca”);

PRIORIDADE ABSOLUTA (O site do projeto compartilha experiências de mobilização e de advocacy, além de modelos de carta, petições, denúncias e ações judiciais, para que os operadores do direito possam atuar em favor das crianças. O Prioridade Absoluta tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB);

TERRITÓRIO DO BRINCAR (é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks e correalizado pelo Instituto Alana. Os dois viajaram pelo Brasil por dois anos e o registro dessa jornada - em filmes, fotos, textos e áudios – se transformou em publicações, documentários, exposições e diálogos sobre a infância brasileira);

CIRANDA FILMES (A Ciranda nasceu em 2014, como a primeira Mostra de Cinema focada em educação e infância do Brasil. Correalizada pelo Instituto Alana, Circuito Cinearte e Aiuê Produtora de Conteúdo, com patrocínio do Instituto Alana e Instituto Península, a primeira edição da mostra foi realizada durante três dias em São Paulo e contou com a exibição de filmes e rodas de conversa divididos em três eixos: nascimento e infância, espaços de aprendizagem e movimentos de transformação);

SLOW KIDS (O movimento Slow Kids defende a desaceleração da rotina da criança e a valorização do tempo livre na infância. Correalizado pelo Instituto Alana e pela produtora Respire Cultura, sua primeira edição aconteceu em 2013, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Em 2014, o Slow Kids chegou ao Museu da Casa Brasileira. Em comum: pais e filhos curtindo juntos um dia de muita brincadeira e cinema ao ar livre, piquenique, músicas e oficinas),

CATRAQUINHA (Parceria do Alana com o Catraca Livre, o Catraquinha valoriza, em seu conteúdo, a construção de uma cidade cada vez mais acolhedora à infância e às crianças. Com a proposta de aproximar a cidade das famílias que nela habitam e de descortiná-la como “cidade-educadora”, o Catraquinha reúne informações relevantes sobre tudo o que interessa a pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância, de matérias que questionam o lugar que os pequenos ocupam hoje a inovadoras propostas de ocupação do espaço público).

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SENATED - Seminário Nacional de Tecnologias na Educação 2014 (on line e inscrição gratuita)




O vídeo acima trata-se de apresentação e chamamento aos professores para participação no SENATED- Seminário Nacional de Tecnologias na Educação 2014, feito pela professora Cristiane Mendes Netto, de Governador Valadares, MG, Brasil, organizadora do evento.
O SENATED, que ocorrerá de 14 a 20 de setembro de 2014, é evento on line e gratuito, com a participação de mais de 20 profissionais especialistas de todo o Brasil, reunidos para oferecer ideias, estratégias e recursos para que professores possam integrar tecnologias na educação.
As vagas são limitadas e os interessados poderão se inscrever no portal do evento, link abaixo, cadastrando seu email:

SENATED - Seminário Nacional de Tecnologias na Educação 2014

No portal já consta a programação com uma diversidade de palestrantes e temas sobre tecnologias aplicadas à educação.
As palestras ocorrerão diariamente, durante o período do evento, às 1o, 14, 16 e 20 horas.
Os inscritos receberão a confirmação da inscrição, bem como links para acessar às palestras, tudo via email cadastrado durante a referida inscrição.
O Educa Tube Brasil apoia toda iniciativa que venha a colaborar com a troca de experiências entre educadores. :-))

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aplicação das TIC em nossa vida: do particular ao universal




O vídeo acima Aplicação das TIC em nosso vida, que descobri no You Tube, mostra algumas das Tecnologias da Informação e da Comunicação em nosso cotidiano, principalmente no uso de telefones celulares e seus aplicativos.
Ironicamente, dados estatísticos demonstram a maior quantidade de telefones celulares vendidos anualmente, quase na média de um por habitante, entretanto, ainda que incorporados como ferramentas de informação e comunicação na sociedade, sua utilização pela educação é limitada. Limitada em duplo sentido: ora pela proibição de algumas instituições de ensino de seu uso no ambiente escolar, ora quando utilizado mais como recreação do que atividade pedagógica.
Atualmente, podemos encontrar aplicativos praticamente para quase tudo; de apps para acompanhar horário de ônibus e chamar táxis; para traduzir português para Linguagem de Sinais; enfim, uma variedade, muitas vezes criada por jovens, alguns, menores de idade, ainda cursando ensino fundamental e médio. Um rico potencial dentro das escolas, que poderia ser utilizado em projetos colaborativos, em todas as áreas do conhecimento.
Mas o que a escola, em sua maioria, faz? Rotula este aluno criativo, multifocal e às vezes de fato hiperativo, como aluno problema, que ora precisa ser "enquadrado", disciplinado, ora medicado...
Conhecer esse novo mundo do alunado é essencial para estabelecer um diálogo, pensar estratégias de interação, projetos de aprendizagem e atividades educacionais. Pensar o universal através do particular. E o fone celular é uma ferramenta que possibilita que indivíduos descubram ações universais, de outras professore e alunos utilizando-se das TIC, Mídias e redes sociais na educação.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

NOAS - Núcleo de Objetos de Aprendizagem Significativa (material para educação infantil, ensino fundamental, médio e superior)




A imagem acima é do NOAS - Núcleo de Objetos de Aprendizagem Significativa, "um núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos".
Conforme apresentação no portal educacional:

"Da experiência concreta vivenciada na sala de aula ao ministrar cursos de Física e de Matemática, percebemos com frequência que, mesmo aqueles estudantes que apresentavam os conceitos básicos relacionáveis ao assunto a ser abordado, mostravam, durante as aulas, grande dificuldade em abstrair o conteúdo dado a partir de modelos descritos pelo professor. Concomitante a trabalhos de simulação numérica, realizados em laboratórios de pesquisa em ciência pura, percebemos o potencial que as simulações computacionais de fenômenos, bem como as animações interativas, em menor escala, possuíam. À medida que possibilitavam a percepção visual de variações temporais de grandezas físicas e matemáticas, abstratas ou não, as animações interativas conduziam a um nível de abstração da realidade que, sem elas, seria alcançado apenas por poucos aprendizes.
Nesse cenário, foi criado o NOAS com a proposta de desenvolver objetos que contribuam para uma aprendizagem significativa. Esses atividades são baseadas em simulações computacionais (applets Java, animações em flash, realidade virtual) que permitem ao aprendiz a interação necessária à compreensão dos fenômenos estudados.
A equipe do NOAS é constituída por educadores, especialistas em softwares, engenheiros, que se utilizam da tecnologia digital como elemento potencializador do processo de ensino e aprendizagem.
Uma biblioteca virtual de aplicativos de diversas áreas, sob a concepção de software livre, acaba de ser lançada pelo NOAS - Galileu."

Em seu acervo existem diversos objetos de aprendizagem destinados a estudantes da educação infantil, ensino fundamental médio e superior.

Abaixo, link para o referido portal educacional:

NOAS

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dominó das Sílabas: jogo educacional on line




A imagem acima, trata-se do jogo DOMINÓ DAS SÍLABAS, que descobri via indicação indireta de Fernanda Tardin, no Twitter, educadora de Bom Jesus de Itabapoana, RJ, Brasil, editora do blog Utilizando Mídias, citando a também colega e amiga Gládis Leal Santos, de Joinville, SC, editora do blog Oficina de Educação.
O DOMINÓ DE SÍLABAS é um objeto de aprendizagem, "desenvolvido pelo NOAS, núcleo de computação aplicada, destinado ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem significativa, estruturados em simulações computacionais de fenômenos".
O jogo trabalha com sílabas e imagens, auxiliando na aprendizagem da criança em processo de alfabetização, unindo o lúdico com o educacional.
Abaixo, link para jogar on line:

DOMINÓ DAS SÍLABAS - ON LINE

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vida de inseto: formigas fazem corrente para arrastar minhoca (organização)




O vídeo acima, Ants Work in Harmony (Formigas trabalhando em harmonia), descobri no Pavablog e trata-se de matéria da Revista Galileu sobre a incrível e surpreendente corrente que faz uma "rede social" de formigas para arrastar uma minhoca a sua colônia. As pequenas belezas que nos proporcionam a Mãe Natureza...
Algo, tipo a vida imita a arte, que remete ao filme da Pixar/Disney "Vida de Inseto", principalmente a cena abaixo, denominada "Organizações", que encontrei no You Tube e se presta a diversas aplicações e reflexões no ambiente escolar e social:



Vejam também o vídeo a seguir, denominado Cool Tornado of Ants , que mostra o que parece um pequeno tornado, só que formado pelo movimento das formigas:



Afinal, todo trabalho em equipe, seja numa empresa, família ou escola, requer o mínimo de organização, de comprometimento, envolvimento do grupo para superar grandes desafios. Uma corrente do bom se faz em pequena, média e grande escala, dependendo da situação e a Natureza está ai para nos dar suas lições.