quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Rebobinar [Rewind]: impactante episódio 03 da série The Twilight Zone [Além da Imaginação, temporada 2019] que trata de racismo estrutural e viagem no tempo




A imagem acima, encontrada na internet, é meramente ilustrativa do episódio 03, do seriado The Twilight Zone, temporada de 2019, do portal de streaming Amazon Prime. Série criada por Rod Serling, e que no Brasil foi batizada de "Além da Imaginação", e já teve diversas outras temporadas nos anos 60, 80, início dos anos 2020 e recentemente a temporada de 2019, sendo que o episódio em questão é intitulado "Rewind" [Rebobinar], tratando inicialmente de viagem no tempo, através do retroceder de imagens gravadas numa antiga câmera filmadora com fita magnética, mas pouco a pouco o espectador começa a pensar que se trata mesmo de uma experiência social de alegoria, travestida de ficção científica e suspense, remetendo ao racismo estrutural, a discriminação racial e a violência contra os negros, que se repete, ainda que se tente "rebobinar" e recomeçar a história. O próprio termo retroceder, que vem de retrocesso permite pensar no movimento oposto, que é avançar, ultrapassar limites, buscar novos caminhos, sempre avante.
Um episódio impactante, avassalador e perturbador, pois remete a uma questão quase institucional, e que pode ser feito um paralelo entre EUA e Brasil, no que tange seus passados escravocratas, a luta pelos direitos civis, as cotas raciais, a violência policial e muito mais.
Logo abaixo, fragmento de cena final do referido episódio para aguçar a curiosidade do educador [seja pai ou professor] que queira utilizá-lo como material de apoio à produção textual [ativem legendas e tradução nos ícones no canto inferior direito da janela de exibição do YouTube]. Em tempo: Sempre recomendando ver o original, atualmente à disposição no serviço de streaming da Amazon Prime Video.



Um ótimo material para aulas integradas de Linguagens e Humanas, envolvendo interpretação de imagens e escrita reflexiva ao final e que indico com o marcado #CinEducação neste blog educacional. Pode-se também tratar de filosofia, sociologia e tecnologia, além de história, memória, cinema e literatura em sala de aula.
Abaixo, seguem dois vídeos complementares, já que não foi possível inserir o episódio "Rebobinar" neste blog educacional, mas que tratam de "Rewind" e comentam sobre o próprio seriado cult The Twilight Zone [Além da Imaginação]: Primeiro, o canal CINEMA FALADO e em seguida do canal REFÚGIO CULT, ambos são espaços de crítica cinematográfica:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Impressora manual: uma ideia, uma folha de papel e uma máquina de escrever e a impressionante arte de James Cook




O vídeo acima, Typewriter Art Exhibition at Trinity Buoy Wharf Highlights, descobri no Tik Tok e trata-se da impressionante arte de James Cook, que vale-se de máquinas de escrever para produzir desenhos incríveis, munido apenas de papel e imaginação.
De certa forma, inovar é justamente isso, transformar algo antigo, no caso, uma peçla de museu que se tornou as máquinas de escrever, em algo novo, tornando-a uma espécie de "impressora manual".
Artista e inventor são aquelas figuras que vem arte e originalidade onde ninguém consegue perceber, extraindo coisas surpreendentes de situções do cotidiano.
Um belo material para aulas de artes, tecnologia e produção textual.
Abaixo, link para o canal de vídeos de James Cook, no YouTube:

@My_Typer

Abaixo, outro vídeo interessante sobre uma obra de Cook, envolvendo o inusitado retrato da Mona Lisa, de Da Vinci:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Fotos, Mundos e Contrastes, na visão avassaladora do artista turco Ügur Gallen [fotografia, produção textual e sociedade]




O vídeo acima, Fotos, Mundos e Contraste, descobri no Facebook e trata-se de uma impressionante, comovente sensível montagem do artista turco Ügur Gallen, criando uma série de colagens a partir da mescla de fotografias impactantes, mostrando justamente o contraste entre dois mundos em que vivemos,entre o ideal e o real, entre pacífico e o caótico que, conforme apresentação do mesmo, "visa alertar a sociedade paara as brutais desigualdades que afetam o planeta Terra".
A junção de cenas de "propaganda de margarina" com fatos violentos do cotidiano apresentam ao espectador esses dois planos de leitura e de vida, numa sociedade terrivelmente desigual, em que enquanto uns vivem uma vida sem maiores problemas, outros sobrevivem entre as diversas tragédias humanas que assolam o mundo.
Um poderoso material para leitura de imagens e produção textual sobre essas paradoxos humanos, políticos e sociais, podendo ser também uma atividade integrada com as disciplinas de Humanas e Linguagens, pedindo aos alunos que pesquisem diversas imagens semelhantes para construírem suas colagens.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Por uma comunidade inclusiva: um experimento social impactante e comovente sobre Inclusão, Educação e Sociedade




O vídeo acima, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO - UM VÍDEO IMPACTANTE, encontrei no YouTube e trata-se de um audiovisual e expecimento social comovente, demonstrando o quanto somos todos seres sociais e sociáveis, além de influenciados e influenciáveis.
O experimento realizado em 2020 em Moscou, Rússia, produzido pela "Naked Heart Foundation", sobre uma sociedade mais inclusiva, mostra duas salas, sendo uma vazia e outra ocupada por uma criança com necessidade especial. As crianças maiores, já em idade de escolarização, incorporam valores dos adultos e das demais pessoas com quem convivem e preferem a sala vazia [provavelmente por conta de algum pré-conceito]; já as crianças menores não fazem distinção entre as pessoas e convivem de forma mais harmonioza com o menino solitário, agem como se fsse um novo amigo.
O grande desafio da educação inclusiva [e de uma sociedade igualmente inclusiva] é saber integrar as pessoas com equidade e não apenas igualdade, pois a igualdade pressupõe mesmos locais e formas semelhantes de tratamento. Entretanto, a equidade significa respeitar as diferenças, limitações, peculiaridades de cada ser humano, tentando aproximá-los do convívio social, estabelecendo pontes e não levantando muros.
Uma comunidade inclusiva requer dotar de meios, equipamentos e profissionais qualificados para esse desafio de promover não apenas a integração, mas a interação, a convivência e a equidade entre os diferentes.
Uma sociedade justa, fraterna e avançada precisa constantemente promover a crítica, autocrítica, avaliação e autoavaliação em prol de um convívio saudável para todos, num ambiente adaptável em que a inclusão seja pessoal, digital, social e profissional.
Este vídeo promove essa reflexão e cabe aos educadores - sejam pais e/ou professores - promoverem essa conexão, não apenas de equipamentos, mas de pessoas, sem interdições nem pré-conceitos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

"The Last Of Us": o jogo, a série, a pandemia e a educação [análise e proposta pedagógica]




O vídeo acima é "teaser" da série "The Last Of Us", que estreou recentemente no canal por streaming HBO Max, se tornando um sucesso, além dos fãs do jogo eletrônico de mesmo nome, campeão de vendas e acessos.
Mas o que tem a ver o jogo, a série, a pandemia e a educação conforme subtpitulo desta postagem em blog educacional?
Inicialmente, cabe salientar que o editor deste blog educacional, além de professor, escritor e poeta, foi por muito tempo fã de jogos eletrônicos, e ainda é, desde os jurássicos telejogo [em tela prata na TV] aos fliperamas, passando pelos consoles Atari, superNES, até chegar ao Playtation e agora no streaming.
Feita essa consideração inicial, cabe também destacar que como educador, sempre utilizei de jogos, cenas de filmes, clipes, curtas e variados audiovisuais em minhas formações, sejam como formador de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, quando foi multiplicador e coordenador de NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional, seja como professor de escola particular no ensino médio. Inclusive, de 2007 a 2011, coocrdenei projeto de educação incousiva em informática, em parceria com professoras da educação especial da EEEF Barao de Cêrro Largo, Rio Grande, RS, Brasil, tendo turmas de alunos surdos, cegos, com déficit de inteligência e altas habilidades.
Dessa forma, penso que o uso de recursos tecnológicos, artísticos e culturais em formações pedagógicos seja algo essencial ao professor digital do século XXI, principalmente após a pandemia, que potencializou os multimeios, o ensino remoto, a educação a distância, as metodologias ativas, o ensino híbrido, etc.
Nunca mais a educação, os educadores e os educandos serão os mesmos de antes da pandemia; assim como a humanidade nunca mais foi a mesma depois de grandes eventos como a revolução francesa, a revolução industrial, as grandes guerras, o 11 de setembro de 2001 e outros eventos que são marcos históricos e sociais.
Com o Covid 19, a resistência de muitos aos comércio eletrônico, aos uso de recursos digitais em sala de aula, das videochamadas, Lives, dos comunicadores como WhatsApp, das redes sociais digitais de forma mais sistemática foi amenizando, por questões óbvias. A educação, os educadores e os educandos precisaram se adaptar às transformações da pandemia com ares de distopia, semelhante ao jogo e série "The Last Of Us". Um vírus que contaminou boa parte da população mundial, que fez mudar hábitos dos sobreviventes, que precisou que uns ajudassem aos outros a travessar esse complexo e perigoso trajeto rumo à busca por uma vacina. Joel, Ellie e outros são de certa forma a metáfora de muitos pais e professores jutos a seus filhos e alunos, em que um precisou contar com a ajuda do outro num momento extremo de saúde pública.
Sem querer dar spoilers quanto ao jogo e a série que está em sua primeira temporada, cabe frisar que tanto jogo, cinema, literatura, história possuem suas peculiaridades e narrativas; e que toda adaptação, como o próprio nome diz, é uma nova vesão sobre um tema em comum.
Por isso, o seriado THE LAST OF US, assim como o jogo, podem ser recursos pedagógicos para aulas diversificadas e até inter e multidisciplinares, envolvendo Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e outras mais, tratando de temas transversais como meio ambiente, saúde, higiene, tecnologia, bioética, fake news, intolerância etc.
Pode-se abordar também como há atualmente uma inversão: antigamente filmes e livros eram adaptados para o mundo dos jogos. Hoje, ocorre o oposto: jogos de sucesso são adaptados para filmes e séries, vide The Walking Dead, Resident Evil, Assassin's Creed etc. Um curioso "remake".
Professores conectados com o mundo jovem poderão fazer uma ligação, conexão com o universo de seus alunos, valendo-se de cenas do jogo, cenas do seriados, em diálogo com notícias do período da pandemia e muito mais. A criatividade, o bom senso, a empatia poderão prpporcionar bons momentos de reflexão, interação, debate de ideias e produção textual. Fica a dica para o início do ano letivo.

Indico aos professores que pretendam utilizar essa proposta em sala de aula, ver o vídeo a seguir [com spoilers], sobre A HISTÓRIA COMPLETA DE THE LAST OF US, que além da resenha literária há um belo storytelling em formato HQ que poderá ser um ótimo material de apoio:



Por fim, recomendo outro vídeo, do Canal Nerdologia, do biólogoa Átila Iamarino, que ficou conhecido justamente durante a pandemia e que trata de ciência e um pouco sobre o fungo que faz parte da ideia geral do jogo e do seriado:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.