quarta-feira, 30 de março de 2016

"Um Cientista, Uma História": Série de animação mostra a trajetória de 31 cientistas brasileiros




O vídeo acima Um Cientista, Uma História | Alberto Santos Dumont , trata-se de curta-metragem de animação que mostra a trajetória de Alberto Santos Dumont (1873-1932) que ficou mundialmente conhecido por voar nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Considerado um dos principais inventores brasileiros, tempos depois, em 1906, ele decolou no 14Bis nos céus de Paris, o primeiro voo de um avião em local público, fartamente documentado.
"Um Cientista, Uma História" é interessante série do Canal Futura, em parceria com o SESI e o Projor, que a cada episódio conta a trajetória de um cientista brasileiro.
Conforme matéria da Revista Galileu: "A animação tem como objetivo estimular a curiosidade e o conhecimento relacionados à ciência e à inovação nacional e apresenta 31 cientistas como Oswaldo Cruz, sanitarista que ajudou a eliminar a varíola do Brasil, Oscar Sala, físico que participou da montagem do primeiro acelerador de partículas do país. Quem quiser assistir aos demais vídeos da série, poderá acessar o site do Canal Futura.
Ou então, pelo canal de vídeo no You Tube, no link a seguir:

UM CIENTISTA, UMA HISTÓRIA - SÉRIE DO CANAL FUTURA

terça-feira, 29 de março de 2016

Careca TV: Canal de vídeo da menina Lorena, jovem "youtuber" que fala de sua vida




O vídeo acima Primeiro vídeo do canal/Falando um pouco sobre mim, como o nome indica, trata-se do primeiro vídeo do Careca TV, criado pela menina Lorena Reginato, de 12 anos, moradora de Jaú (SP, Brasil que teve recentemente (28/3) seu canal invadido por hacker e deletado vídeos e o próprio canal por um hacker.
Tal situação comoveu o mundo digital, que tinha mais de um milhão de inscritos. No dia seguinte, a jovem youtuber criou novo canal e teve num só dia mais de 250 mil inscritos. Neste primeiro vídeo Lorena explica o título do canal, por causa de seu doença (tumor) que por conta do tratamento fez perder o cabelo e ficou com a voz fina e com certa lentidão.
Lorena é uma entre tantos youtubers, crianças e jovens que tem um perfil no You Tube e criam canais de comunicação no mundo virtual, para falar de si, de jogos, livros, filmes e muito mais. Um rico potencial que serve também de incentivo a pais e professores.
Como destaca Marcos Donizetti em seu perfil no Twitter: "Os youtubers se tornaram uma das principais fontes de informação entre adolescentes. São ídolos e modelos".
A educação e os educadores, sejam pais e/ou professores, precisam não apenas conhecer esse fenômeno cultural, mas também se apropriar dele, como alguns professores tem feito gradualmente. Mais que um canal para falar de si, são ótimos espaços para conhecermos o outro. Um canal de vídeos, um blog, um site ou uma página em rede social pode e deve ser também um canal de comunicação com a comunidade.
Abaixo, imagem e link para acessar o canal Careca TV:



CARECA TV - CANAL DA LORENA

segunda-feira, 28 de março de 2016

Teacch.me: App educacional para autistas desenvolvido por jovens alunos do ensino médio




O vídeo acima Teacch.me - App educacional para autistas - Maratona de Aplicativos 2015, descobri através do perfil da Revista Galileu, no Twitter e, como o nome indica, trata-se de aplicativo que tem como foco o aprendizado de crianças do espectro autista, disponibilizando ferramentas tanto para a criança quanto para o educador. E o mais interessante, este e outros aplicativos foram apresentados em evento chamado Maratona, em que adolescentes do ensino médio de todo o Brasil participaram de desafio promovido por FIAP (faculdade de tecnologia localizada em São Paulo, SP) e o Google, mostrando suas criações.
O que chamam a atenção no app Teacch.me é o depoimento de seus desenvolvedores, jovens alunos que comentam que para sua criação, chegaram a ler dissertações de mestrado sobre o tema do autismo, entrevistado pais de crianças autistas e outras coisas mais, mostrando o desprendimento social e o interesse em fazer um aplicativo o mais fiel à realidade em questão. Cabe à educação saber aproveitar esse potencial para efetivar a verdadeira revolução nas escolas, utilizando estes jovens como monitores e/ou coautores em projetos educacionais.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:

"Atualmente, estima-se que existam mais de meio milhão de pessoas com autismo no Brasil, infelizmente, esse número expressivo de pessoas não têm uma disponibilidade fácil e efetiva de plataformas que acompanham suas necessidades acadêmicas e cognitivas. Observando essa situação no país, criamos o Teacch.me, um aplicativo educacional que pode ser usado por autistas e seus responsáveis e educadores. Baseado no método pedagógico TEACCH, o app conta com uma área para se comunicar, exercícios configuráveis separados por categorias que são acompanhados por vídeos explicativos e espaço para criar rotinas e analisar o desempenho do aluno. O aplicativo também conta com uma assistente pessoal que se comunica por fala, com o objetivo de guiar o aluno da forma mais objetiva possível. Em casos mais extremos, onde o aluno esteja passando por uma crise, nosso detector fecha a tela para tranquilizá-lo. Nossa proposta é revolucionar o aprendizado de autistas com um aplicativo sem custo, versátil e dinâmico; conectando autistas com seus educadores".

Para baixar o Teacche.me, bata clicar no link abaixo:

TEACCH.ME - App educacional para autistas

Na Maratona de aplicativos 2015, promovida pela FIAP e Google, o Teacch.me foi um dos 10 finalistas. Abaixo, breve descrição dos outros nove apps participantes e que podem ser encontrados na loja virtual Google Play:

FORMAÇÃO DE CAMPO PARA BASQUETE
O programa consiste em uma espécie de prancheta digital que auxilia o professor de educação física – ou até mesmo o técnico de basquete – na hora de repassar exercícios e estratégias aos seus alunos/atletas.

HORA DE COMER
Com o objetivo de combater a questão da obesidade infantil, o tema do aplicativo é a educação alimentar para crianças de 3 a 6 anos. Nesse jogo, a criança pode selecionar o que vai comer no café da manhã, almoço e jantar, mas só passa de fase se escolher os alimentos adequados pra cada refeição.

LAMP
Uma rede social de educação que funciona em duas frentes: você posta uma pergunta sobre qualquer tipo de conhecimento – ou responde alguma pergunta postada – e compartilha o projeto educacional da sua escola para inspirar outros educadores.

MATEMÁGIKA
A ideia é estimular o raciocínio lógico da criançada através de um game que reúne problemas matemáticos e computa os pontos do jogador, mostrando sua evolução.

MORESPECT
Nesse game também voltado para o público infantil, o usuário sai de casa e durante sua caminhada é confrontado com diversas situações que envolvem bullying, idosos e deficientes físicos. O objetivo é que valores como respeito e cidadania sejam apresentados de maneira lúdica.

MYCLASS
O app foi criado para auxiliar na relação entre alunos e professores, criando mecanismos que facilitem a comunicação entre eles. Entre outras coisas, o aluno pode fazer sugestões para melhorar o curso e o professor tem um espaço para organizar e divulgar as informações dos alunos, como faltas e notas.

NEURON
Através da ativação de neurônios, o usuário vai formando uma rede de conhecimento. O objetivo é mostrar como os diferentes campos do conhecimento se relacionam entre si.

OPINING
Baseado na ideia de que hoje temos acesso a muita informação, mas que pouco disso se transforma em conhecimento – e na ideia de que as redes sociais fazem de qualquer post um debate público em potencial – esse app cria um ambiente virtual que simula um debate para aprimorar a capacidade do usuário de construir um argumentos.

SMART ROBOT
Um robozinho Android tem um caminho para seguir, mas o trajeto só é desbloqueado conforme o usuário desenvolve seus conhecimentos de programação.


domingo, 27 de março de 2016

VLibras: Software desenvolvido pela UFPB permite acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais via tradução




O vídeo acima é uma apresentação de como usar o VLibras, software desenvolvido na UFPB para acesso de pessoas surdas a conteúdos digitais.
O Vlibras, como foi batizado, traduz o conteúdo digital, seja texto, áudio ou vídeo, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E pode ser baixado gratuitamente para smartphones e também pode ser acessado pelo computador, no link abaixo:

VLIBRAS - DOWNLOAD

Uma tecnologia assistiva que é uma ferramenta para traduzir textos selecionados em qualquer software ou aplicativo instalado no computador pessoal, dispositivos móveis ou plataforma web do usuário para LIBRAS de maneira simples, rápida e fácil.
O software também poderá ser executado através de plugins para navegadores, permitindo assim a sua execução sem precisar ser instalado.
A intenção é que o software também possa ser usado por emissoras de televisão. De acordo com o site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil. O dicionário do VLibras será referência para a transmissão de informações pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos programas veiculados pelas emissoras de televisão no Brasil.
De acordo com um dos parceiros do projeto, o Ministério do Planejamento, existem cerca de 9,5 milhões de pessoas com níveis de deficiência auditiva no país, que devem ser beneficiados pelo software.
O Educa Tube Brasil não apenas divulga, mas pede aos educadores que o seguem e visitam este espaço socializem essa informação a outros educadores (sejam pais e/ou professores) que possuem alunos com deficiência auditiva. E viva a rede social educacional.

sábado, 26 de março de 2016

Professora em campo de refugiados na Palestina vence prêmio Nobel da Educação usando jogos, brincadeiras e a não-violência




O vídeo acima Hanan al-Hroub Video: Palestinian teacher wins $1 million Global Teacher Prize é sobre a premiação recentemente recebida pela professora Hanan Al-Hroub, o Global Teacher Prize (comparado e chamado por alguns de Prêmio Nobel da Educação) e que anualmente destaca práticas educacionais relevantes pelo mundo.
Este ano foi escolhida uma professora responsável pela "Samiha Khalil High School", sscola localizada em um campo de refugiados na Palestina, recebendo 1 milhão de dólares de premiação.
A professora Hanan utiliza em suas aulas brinquedos, brincadeiras, jogos incentivando seus alunos a não-violência, o que é algo comovente e avassalador, em se pensando o local e o tempo em que professores e alunos estão submetidos, e a constante violência na região.
O método desenvolvido de aprendizagem, segundo o portal HuffPost Brasil "para dissipar a tensão na região, marcada pelo conflito entre Israel e Palestina" e que essas atividades "de aprendizagem permitem que as crianças se apropriem dos conteúdos em sala de aula por meio de brincadeiras".
"Eu ganhei. A Palestina ganhou. Todos nós temos o poder, nós podemos mudar o mundo", disse ela, quando seu nome foi anunciado pelo papa Francisco via vídeo.
Conforme ainda a notícia:

"Hanan disse que vai usar o prêmio para criar uma bolsa de estudos que ajude a divulgar seu método de ensino e também para apoiar outros professores na Palestina.
Segundo o Independent, Hanan cresceu em um campo de refugiados palestinos, e começou a dar aulas depois que seus filhos testemunharam um tiroteio no caminho da escola. A partir dai, ela começou a refletir como os professores poderiam ajudar as crianças que vivem situações traumáticas.
O prêmio é concedido pela Fundação Varkey, uma organização sem fins lucrativos que deseja impulsionar o ofício dos professores, e faz isso premiando educadores que influenciam o campo educacional positivamente"
.

Como tem sido fala recorrente do Educa Tube Brasil: "É a simplicidade de projetos de estudo e trabalho, que são extensão do projeto maior de vida que permitem sua sustentabilidade e continuidade". O exemplo da professora Hanan é ao mesmo tempo simples, sustentável e cativante, pois trabalha com a realidade local, com as brincadeiras, os jogos e com vontade de fazer o seu melhor, com os recursos e as possibilidades que tem. Ainda que não sejam as condições ideais de estudo, de trabalho e de vida, nem por isso ela deixou de acreditar em seus sonhos e torná-los realidade.
Outra fala recorrente do Educa Tube Brasil é cotação atribuída a León Tolstoi e que se adapta como uma luva â mão, na questão da professora Hanan é a que diz: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". No caso de Al-Hroub, torna-se literal, pois os campos de refugiados nada mais são do que pequenas aldeias em um mundo tão fragmentado, necessitando de modelos exemplares de convivência e civilidade, apesar do pesares...

sexta-feira, 25 de março de 2016

"Nada se perde, tudo se transforma": 6 tecnologias atuais que são mais velhas que a sua avó




O vídeo acima World's First Mobile Phone (1922) , descobri nas redes sociais, via portal Tec Mundo, em postagem sobre "6 tecnologias atuais que são mais velhas que a sua avó".
Conforme o Tec Mundo, portal especializado em tecnologia:

"Em 1922, havia um dispositivo que permitia ouvir mensagens. Como um rádio e utilizando um guarda-chuva como antena, ele só não entra na categoria de celular porque não havia 'uma conversa' em tempo real.
O primeiro celular, ou telefone móvel, data de 1946. Os 'gadgets' eram da Bell Labs e funcionavam como um serviço de telefone sem fio em mais de 100 cidades. Para a época, o preço era caro: US$ 15 mensais e até US$ 0,40 por chamada. Na cotação atual, US$ 15 mensais são US$ 150 por mês. O aparelho pesava 36 quilos e realizava até três chamadas por dia"
.

Mais do que ser um ótimo material para tratar de ciências e tecnologia no ambiente escolar, é melhor ainda para tratar de perspectiva histórica nas aulas de história, de filosofia, pois ilustra como certos conceitos e ideias já existiam há muito tempo atrás, e que muitas vezes a ciência e a tecnologia os atualizam, "reinventando a roda", ou seja, dando um "up grade" e ampliando o que antes era apenas de uso restrito de alguns, inovando suas propriedades e possibilidades.
O livro, não importa o formato, é uma das tecnologias mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas, não importa se apresentado na forma impressa ou digital. O conceito livro é milenar, e a cada geração vem sendo ampliado seu formato. Assim são outras tecnologias que passam a ser incorporadas a novos equipamentos, pois a fotografia não extinguiu a pintura de retratos; o cinema não acabou com o teatro, nem a televisão ao rádio, apenas uns foram sendo incorporados aos outros. A internet fez a televisão, os jornais, tudo mais se adaptar as novas possibilidades de veiculação. Hoje o smartphone, que é, podemos dizer, um quase "bisneto" daquele telefone sem fio com antena de guarda-chuva de 1922, incorporou em sua pequena tela funções de câmera fotográfica, filmadora, telefone, internet, rádio e muito mais... "Na natureza nada se perde, tudo se transforma" já dissera muitos séculos atrás Lavoisier. Há que se pensar essa ideia também sobre o lixo eletrônico, resultado do descarte desses equipamentos, que precisam ser transformados pela reciclagem.
Nessa perspectiva histórica, recomendo a leitura da postagem do Tec Mundo, link abaixo, para reflexão entre pais e filhos, professores e alunos, sobre ciência, tecnologia, filosofia, história e sociedade:

6 tecnologias atuais que são mais velhas que a sua avó

quinta-feira, 24 de março de 2016

Super-heróis na América Latina: Curta irônico, crítico e bem humorado exercício de alteridade




O vídeo acima "Superhéroes En Latinoamérica" (Super-heróis na América Latina), descobri nas redes sociais, através da versão digital do jornal El País, da Espanha, e trata-se de criativo curta-metragem da produtora equatoriana Touché Filmes, responsável pelo canal Enchufe TV no YouTube, que imaginou o que aconteceria se os super-heróis da Marvel e DC Comics, de repente, fossem exilados da parte Norte para a parte Sul do continente americano, num divertido, irônico e crítico exercício de alteridade, trabalhando com arquétipos e estereótipos.
Desde 28 de junho de 2015, quando foi publicado, o curta acumula mais de 3 milhões de visualizações no You Tube, e os próprios produtores se surpreenderam com a repercussão. De acordo com Verne Jorge Ulloa, um dos criadores do projeto: “A ideia inicial era criar um super-herói latino-americano (...) Aos poucos desenvolvemos essa tese e acabamos pensando que seria divertido enfrentar esses personagens, que são gringos, no ambiente que vivemos aqui".
O vídeo é interessante por tratar assuntos como infraestrutura, já que Homem Aranha não tem muitos arranha-céus para voar com suas teias, a Mulher Maravilha é tratada de forma machista, Wolverine sofre com a violência policial, Batman é um "gringo" que não consegue entender o idioma nativo e outras coisas mais.
A Touché Filmes, diante do sucesso do primeiro vídeo, fez uma continuação "Superhéroes En Latinoamérica 2", que pode ser assistida logo a seguir:



Um ótimo material para trabalhar história, arte, cultura e sociedade, de forma humorada e crítica, através do uso de "paródias" visuais, afinal, essa geração é audiovisual, e um pequeno curta-metragem, um videoclipe, uma animação etc, poderão estabelecer uma abertura para uma atividade educação intertextual e interdisciplinar, unindo professores de história, geografia, artes.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vídeo hipnótico da NASA com "time lapse" de um ano de atividades solares (e app para vídeos em time lapse)




O material acima SDO: Year 6 Ultra-HD , descobri nas redes sociais, e trata-se de espetacular e hipnótico vídeo em time lapse (lapso de tempo) feito pela NASA em que nosso astro-rei parece um globo luminoso em uma imensa discoteca sideral.
O vídeo foi captado com luz ultravioleta (luz que não é captada pelo olho humano) durante um ano pelo Centro Espacial Goddard, da NASA, a agencia espacial norte-americana, através do Solar Dynamics Observatory (SDO) ou Observatório de Dinâmica Solar (um satélite em órbita ao redor da Terra, que captura imagens do Sol a cada 12 segundos, com uma resolução fantástica), e tem narração de Nicholeen Viall, física solar.
Esse monitoramento solar permite acompanhar as manifestações magnéticas que acontecem em seu interior.
O Educa Tube Brasil, a partir da visualização deste impressionante vídeo, que pode ser utilizado em aulas de ciências, geografia, educação ambiental etc, recomenda aos educadores o acompanhamento de algumas saídas de campo e projetos escolares dentro ou fora da escola, usando o conceito time lapse, que é o de fazer pequenos vídeos com saltos de tempo, que podem ser feitos a partir da instalação de um aplicativo como Lapse It no smartphone do professor e/ou de algum aluno para capturar toda uma movimentação espacial (no sentido de espaço e ambiente escolar). E depois compartilhar com a turma, a escola e a comunidade escolar, seja em uma apresentação restrita a pais, professores e alunos, seja publicando em um blog educacional, num canal de vídeos da escola no You Tube, no perfil da escola numa rede social. :-)
Abaixo, link para o app (aplicativo) Lapse It, que pode ser baixado gratuitamente:

LAPSE IT APP

No vídeo a seguir, há uma explicação do uso do referido aplicativo:



terça-feira, 22 de março de 2016

Alimente heróis com livros: Projeto educacional de financiamento coletivo via internet




O vídeo acima, Alimente heróis com livros L4H, é um projeto educacional de financiamento coletivo, via Catarse, promovido pelo professor de língua portuguesa Cléssio Pereira Bastos, com apoio de seus alunos da Escola Municipal José Carlos Pimenta, na zona rural de Goiânia (GO), Brasil, para a aquisição de livros para sua escola.
Um projeto muito interessante, que descobri via Twitter da colega Paula Ugalde, educadora de Santa Barbara do Sul (RS), Brasil.
A sigla L4H ou Looking4Heroes (Procurando por Heróis) é o nome de plataforma criada pelo professor para desenvolver projeto de leitura e escrita com seus alunos (e pode ser melhor conhecido AQUI), visando criar um diário recheado de histórias e daí surgiu a ideia de criar o projeto "Alimente heróis com livros" para adquirir um total de 90 livros, 30 exemplares de três livros escolhidos pelo professor, que são: Eu Sou Malala – edição juvenil; O diário de Anne Frank e Ben Carson: O Menino Pobre Que Se Tornou Neurocirurgião De Fama Mundial.
A meta inicial foi atingida antes do prazo final que encerra em meados de abril, mas foi estendida a ação, que inicialmente atuava com 60 alunos de 6º a 9º anos, que faziam parte do projeto inicial, que agora ampliado, abraçará também os alunos do 1º ao 5º anos, 100% dos alunos da escola. Conforme novo vídeo abaixo, denominado de Meta extraaaa:



Uma relevante ação pedagógica e social de incentivo à leitura, que o Educa Tube Brasil divulga a outros educadores que possuem ótimas ideias mas faltam recursos financeiros para colocarem em prática. Este blog educacional, indica o link abaixo para maiores informações e apoios ao belo projeto do professor Cléssio:

ALIMENTE HERÓIS COM LIVROS

Os sonhos podem tornarem-se realidade quando aplicamos as teorias à realidade local. Hoje, muitos educadores conseguem superar desafios, divulgando seus projetos na rede mundial de computadores, nas redes sociais, em blogues e portais como estes de financiamento coletivo. É uma nova possibilidade de compartilhar ideias e ideais e ainda conseguir ampliar possibilidades educacionais, ainda mais quando embutido no financiamento coletivo há a possibilidade de oferecer, o que chamam de brindes, que são o resultado dessa ação, sejam por livros, vídeos etc.
No Facebook há página do Looking For Heroes, que pode ser acompnahada no link a seguir:

LOOKING FOR HEROES

Parabéns ao professor Cléssio, aos seus alunos e outros mais que motivam a outros professores e alunos mundo afora, através de sua "Pedagogia do exemplo".

segunda-feira, 21 de março de 2016

Cursos USP (Gratuitos e online): Tópicos de Epistemologia e Didática (para professores)




O vídeo acima Tópicos de Epistemologia e Didática, trata-se da Introdução do referido curso oferecido de forma gratuita e online pela USP - Universidade de São Paulo, através da Univesp TV, que é o "canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão".
O curso em questão, entre os diversos oferecidos pelo Canal da Univesp TV, "é voltado mais para professores e interessados em aprofundar o conhecimento na área de ensino e educação" e apresentado na forma de videoaulas online, que podem ser acessadas via internet a qualquer momento.
Na Introdução de Tópicos de Epistemologia e Didática, que é composto de 13 aulas, "o professor Nilson José Machado faz uma reflexão crítica sobre a função da educação e explica como buscar elementos que ajudem a reorganizar os espaços e os tempos escolares, bem como redefinir o papel e a autoridade do professor".
Abaixo, a lista do Conteúdo programático do Curso "Tópicos de Epistemologia e Didática":

Aula 1 – Introdução: A função da educação.
Aula 2 – Projetos e Valores em Cidadania, Personalidade e Profissionalismo: Profissionalismo e pessoalidade.
Aula 3 – Conhecimento: Cenário e Perspectivas Teóricas: Dado, informação e conhecimento
Aula 4 – Conhecimento: Imagens e Ações Docentes: O conhecimento e suas perspectivas
Aula 5 – Inteligência: Cenário e Perspectivas Teóricas: Projetos e planejamento para docentes
Aula 6 – Competências: Cenário e Perspectivas Teóricas: Os possíveis cenários dentro de uma sala de aula
Aula 7 – Competências do Professor: Habilidades e pré-requisitos
Aula 8 – Currículo, Planejamento do Ensino: A importância do planejamento
Aula 9 – Sobre Ideia de Avaliação: A diferença entre avaliar disciplinas e competências
Aula 10 – Tecnologias e Educação: A capacidade de mobilizar o que se sabe
Aula 11 – Conhecimento e Valor: As relações com o mercado de trabalho
Aula 12 – Educação e Autoridade: Tolerância, integridade e democracia
Aula 13 – Ética e Educação: Separação entre Estado e religião.

Para acessar as demais videoaulas, basta clicar no link a seguir:

Cursos USP - Tópicos de Epistemologia e Didática

Síndrome do pensamento acelerado confundida com hiperatividade em crianças e jovens, por Augusto Cury


Gente!!!!!!! Isso é um alerta. Assistir vai valer a pena!

Publicado por Eleonora Montenegro em Quarta, 11 de fevereiro de 2015


O vídeo acima, que intitulei Síndrome do pensamento acelerado, descobri via Facebook, e trata-se de fragmento de entrevista com Augusto Cury, psiquiatra, psicopedagogo e escritor, sobre a Teoria da inteligência multifocal.
Cury comenta que crianças e jovens vêm se tornando cada vez mais agitados, irritadiços, não conseguindo se concentrar, repetindo os mesmos erros, o que faz que muitos médicos, mundo afora, confundam a denominada "síndrome do pensamento acelerado" com a hiperatividade, pois sintomas são parecidos.
Para ele, crianças e adolescentes estão saturadas de informação, e o excesso de informação produz esta síndrome. E se pararmos para pensar, e eu, como pai de um menino na pré-adolescência, tenho podido acompanhar isso, a partir do acompanhamento dele na assistência de desenhos animados, animações e filmes com efeitos visuais impactantes que mal dão tempo para se pensar na história que está sendo contada, se é que tem às vezes alguma história além da sucessão de cenas aceleradas. Filmes, muito parecidos, videoclipes sexistas, programas que exploram situações extravagantes, e nem sempre aconselháveis a crianças e jovens, realmente, se com adultos como eu, já incomodam, imaginem como jovens em formação, sem a mesma bagagem emocional. Converso muito com meu filho sobre que mensagem trazem tais materiais, mostro a ele desenhos, filmes antigos, onde havia uma história, uma mensagem...
Como declara Cury, devemos, como educadores, sejam pais ou professores, "educar crianças e adolescentes para serem pensadores e não servos", pois essas crianças serão adultos que desenvolverão "ansiedade, depressão, síndrome do pânico, doenças psicossomáticas, como anorexia, bulimia, consumo de drogas etc"... Para Cury, "a humanidade tomou o caminho errado e estamos adoecendo coletivamente", sem tempo para afetividade, para trabalhar com o lado emocional das pessoas cada vez mais sujeitas a pressões internas e externas, e, portanto, devemos "ter um caso de amor com nossa qualidade de vida".
As crianças não têm tempo para serem apenas crianças, não têm mais espaço para brincarem como crianças, e isso tem comprometido o desempenho escolar de muitos. Crianças em que a afetividade, o lúdico, o imaginário são trabalhados, tem um desempenho e resposta diferenciada. Estão menos vulneráveis ao desenvolvimento desses tipos de síndrome. Mas para isso, faz-se necessário que os educadores, sejam pais e/ou professores, acompanhem este desenvolvimento, conversem com seus filhos, estejam disponíveis para trocas de experiências com eles, sejam lúdicas, escolares ou outras atividades de socialização.
A pedagogia do afeto ainda é um saudável remédio, mas é preciso pais, professores, escola e a sociedade avaliem o seu próprio modelo de vida acelerada...

domingo, 20 de março de 2016

Seabin Project: Lixeira aquática criada por dois surfistas auxiliará a limpeza de rios e oceanos


AINDA DÁ PRA TER FÉ NA HUMANIDADE! Surfistas criaram uma lixeira para limpar rios e oceanos de maneira inteligente. E...

Publicado por TecMundo em Quinta, 17 de março de 2016


O vídeo acima Lixeira aquática é solução para limpar os oceanos, descobri através do portal TecMundo, e trata-se de criativo projeto de dois surfistas, sendo um deles ex-designer, que pensaram em um dispositivo simples e eficiente (mistura de lixeira com aspirador) para a retirada de lixo dos oceanos, e que pode ser utilizada também na limpeza de rios, açudes etc, pois suga plástico, folhas, combustível, petróleo, etc. O material coletado, após separado, poderá ser reciclado. Mas os peixes dificilmente serão sugados pois a pressão não é o suficiente para isso...
Uma sensacional ideia que demonstra como é possível um outro mundo, em que a tecnologia social possa ser um grande aliado àqueles que se preocupam com o meio ambiente em que vivem.
E o mais incrível é que o Seabin Project foi possível graças a financiamento coletivo, via internet, uma prática que tem aumentado em todas as áreas do conhecimento, favorecendo que ideias criativas possam receber doação de pessoas mundo afora, pelo ciberespaço.
Através de financiamento coletivo pela internet diversos artistas, cientistas e ativistas, entre outros, têm conseguido recursos para colocar em prática seus projetos educacionais, artísticos, culturais, científicos, sociais etc. A educação precisa conhecer e se saber se beneficiar dessas possibilidades.
Um ótimo vídeo para tratar de inteligência, ciências, meio ambiente, educação ambiental e muito mais.

sábado, 19 de março de 2016

Kiddle: Google lança sistema de buscas de sites para crianças




A imagem acima, é do KIDDLE, que é o novo sistema de busca do Google, direcionado para crianças, que impede que as mesmas acessem algum conteúdo adulto.
Conforme o site Incrível:

"O Kiddle tem as mesmas opções do Google, mas adaptadas para crianças. Por exemplo, no lugar do fundo branco, exibe uma imagem espacial com um robô.
As três primeiras páginas exibidas pelo buscador são voltadas para crianças. As outras são mais direcionadas a adultos, mas são filtradas.
Um teste que o Educa Tube Brasil fez com o buscar, colocando a palavra "pornografia" comprovou a eficiência do site de buscas, por conta do bloqueio do referido tema.
Abaixo, link para o site de buscas direcionado às crianças:

KIDDLE

Abaixo, no link, um material complementar:

O guia completo para os pais que querem proteger os seus filhos na Internet

sexta-feira, 18 de março de 2016

Contra a intolerância, palavrões fofos e fofinhos (Humor, arte e propaganda criativa)




O vídeo acima Palavrões fofos, trata-se de divertida, criativa e original campanha publicitária, bem apropriada a esses tempos de intolerância generalizada, em que qualquer coisa é motivo para agressão, seja no esporte, na política, na religião etc.
Há que se valorizar as palavras, e sua forma artística de utilização. No comercial em questão, elas são usadas de uma forma humorada e criativa, que fez a colega e amiga Jenny Horta, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, dizer na rede social, onde compartilhei o material que "Isso me lembrou meu avo: quando se irritava, mandava chupar um prego até virar parafuso! Nunca o vi falar um palavrão".

Algo que também me lembrou canção do grupo artístico e musical O Teatro Mágico (que mistura circo, teatro, música, dança, arte em geral), na canção "Eu Não Sei Na Verdade Quem Eu Sou", em que um de seus versos poéticos, diz textualmente algo que é a pura verdade e tem tudo a ver com a Educação: "Velhinhos são crianças nascidas faz tempo!/ Com água e farinha colo figurinha e foto em documento!/ Escola é onde a gente aprende palavrão. [grifo deste blog]/ Tambor no meu peito faz o batuque do meu coração!".



De fato: Longe do ambiente familiar, em que os pais, apesar de alguns deslizes, normalmente não falam palavrões (antigamente, hoje nem tanto assim!), as crianças começam a ter noção com o mundo real, e não tão mágico, nem também tão trágico, mas autêntico, através da escola, onde os palavrões entre os alunos começam a ser compartilhados, socializados, além das demais brincadeiras e descobertas...
O palavrão faz parte da cultura de qualquer país, cidade, grupo social. É inevitável e, em algumas situações, quase inevitável. Experimentem tropeçar, cair, levar um tombo, um choque, cortar um dedo e não dizer algum palavrão fofo, fofinho ou algo mais! Impossível. É quase ato reflexo.
Mas evidentemente, ainda que culturalmente existente, e aceito com normalidade em certos locais, como estádios de futebol e outros, há também que saber respeitar o outro, a opinião alheia. E ai que essa propaganda, aliada ao videoclipe, proporciona uma reflexão sobre como podemos ser críticos sem precisar sermos grosseiros, sermos humorados sem a necessidade de apelar para a vulgaridade, as expressões chulas e de baixo calão, como tem ocorrido em diversas discussões, nas redes sociais, sejam elas digitais, atrás de uma tela, ou num grupo de colegas, amigos, parentes...
Saber ser divertido, criativo, mas acima de tudo humorado em situações de estresse, de tensão, às vezes, não é regra, pode desanuviar o meio em que vivemos, despressurizar o ambiente social, propiciando que a lucidez, a cordialidade e a civilidade possam de novo prosperar... Afinal, citando o eterno Pequeno Príncipe, de Exúpery: "És responsável pelo que cativas", e também pelo que incitas, agrides, ofendes, deprecias... É a famosa lei do eterno retorno: "Quem planta vento, colhe tempestades", que "Gentileza gera gentileza" e por ai vai... Como os versos finais desta bela canção de O Teatro Mágico: "Mas eu não sei na verdade quem eu sou/ Já tentei calcular o meu valor/ Mas sempre encontro sorriso/ e o meu paraíso é onde estou/ Eu não sei na verdade quem eu sou".
Não sabemos quem somos, mas descobrimos a nossa identidade, através das palavras, mas mais ainda de nossas ações... O que me lembra León Tolstoi, quando disse: "Queres ser universal, canta a tua aldeia!". Eis aí a receita ideal para professores e alunos saberem quem são e outros mais poderem conhecer essa visão de mundo que cada realidade local sabe cantar e contar, através de projetos, atividades e eventos educacionais...

quinta-feira, 17 de março de 2016

Os fins NÃO justificam os meios (Breve aula de Direito sobre chavões jurídicos)




O vídeo acima, Os fins NÃO justificam os meios, descobri na rede social e trata-se de aula de Túlio Viana, professor da Faculdade de Direito da UFMG, que de forma clara e direta trata de ética, legislação e sua devida utilização no contexto judicial. Mas que pode ser pensada a questão da ética no contexto escolar. Não é possível empregar qualquer tipo de meio para atingir uma finalidade.
Ainda neste contexto, recomendo o vídeo Argumentum ad hominem - Falácias Argumentativas (argumento contra a pessoa e não o fato, que engloba insultos e xingamentos para desqualificar seu opositor), presentes dos discursos jurídicos aos debates na internet, na escola, na comunidade, em toda parte.
Como o professor Túlio demonstra: o debate deve ser sobre as ideia e não sobre a vida do autor dessas ideias. Neste vídeo (abaixo) é comentado o uso do "argumentum ad hominem", nas suas variantes "tu quoque", "ad hominem" circunstancial, "ad hominem" por associação.



Estes dois vídeos do prof. Túlio Viana lembraram-me este ótimo filme, chamado O Grande Desafio (The Great Debaters), inspirado em fato real, em que professor de oratória ensina seus alunos a argumentarem e contra-argumentarem para enfrentamento com as grandes universidades norte-americanas.
Neste contexto, do jurídico ao educacional, de político ao social, recomendo o filme "O Grande Desafio", como exemplo de como o debate de ideias pode ser estimulado em sala de aula, na escola, e na sociedade, de forma civilizada, argumentativa, com réplica, tréplica, direito de resposta, abordagem dos dois lados de uma questão, contraditório e outros princípios constitucionais que têm sido esquecidos no calor das paixões, sejam nas redes sociais digitais ou não.

O Grande Desafio: cinema, educação e sociedade (postagem no Educa Tube)

quarta-feira, 16 de março de 2016

Mídias na Educação (Conteúdo dos ciclos disponível gratuitamente no portal do MEC)




A imagem acima é da área de acesso aos conteúdos dos ciclos (básico,intermediário e avançado) do CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, oferecido pela MEC (Ministério da Educação do Brasil) aos professores da rede pública e que podem ser acessados e baixados gratuitamente no link a seguir:

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - CONTEÚDO DOS MÓDULOS

O conteúdo é ótimo e pode servir de apoio ao professor no uso criativo das mídias no seu fazer pedagógico.
Para os professores que desejam a certificação, faz-se necessário primeiro efetuar a inscrição, que inicia no ciclo básico, vai para o intermediário e depois torna-se especialização no ciclo avançado.
Abaixo segue maiores informações sobre o referido curso, objetivos, conteúdo, instituições participantes e email de contato:

"Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso.O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.
Há três níveis de certificação, que constituem ciclos de estudo: o básico, de extensão, com 120 horas de duração; o intermediário, de aperfeiçoamento, com 180 horas; e o avançado, de especialização, com 360 horas.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores.
Entre os objetivos do programa estão: destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das instituições de ensino superior e das secretarias estaduais e municipais de educação no projeto político-pedagógico da escola e desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias"
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INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Contato via email: midia.educacao@mec.gov.br

terça-feira, 15 de março de 2016

Sustentáculos: Plataforma de conteúdo sobre sustentabilidade, dirigida a professores do ensino médio




O vídeo acima, Plataforma Sustentáculos, descobri na rede social e trata-se de tutorial para conhecer este portal educacional "de conteúdo sobre sustentabilidade, pensada especialmente para professores do ensino médio", com vídeos e materiais diversos.
Um ótimo espaço de e para professores que vem ao encontro do que o editor deste blog sempre comenta com outros colegas e amigos: o projetos mais autênticos e sustentáveis são aqueles que trazem em si a simplicidade, pois permite, justamente, por isso, a continuidade, proporcionando a ampliação gradativa de ações e agentes neles envolvidos.
Para visitar a Plataforma, basta clicar no link abaixo:

PLATAFORMA SUSTENTÁCULOS

O Educa Tube Brasil recomenda também as opções "temas" e "objetivos de desenvolvimento sustentável" (ODS):

PLATAFORMA SUSTENTÁCULOS - TEMAS E ODS

sábado, 12 de março de 2016

Toda criança tem direito de ir à escola: Animação mostra os princípios da Educação Inclusiva




O vídeo acima Toda criança tem direito de ir à escola, descobri via Facebook da colega e amiga Jenny Horta, educadora do Rio de Janeiro (RJ) Brasil, sobre notícia do portal Catraca Livre, e trata-se de animação que mostra os princípios da Educação Inclusiva, e "fala sobre a importância de um sistema educacional que respeite as características de cada criança".
Vídeo produzido pelo programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana.
Conforme o Catraquinha, versão do Catraca Livre para crianças:
"Um sistema educacional inclusivo garante que crianças com e sem deficiência convivam, desenvolvam empatia e se sintam parte do todo. De acordo com diversos tratados e pesquisas, um sistema educacional que respeita as diferenças e características de cada um é considerado a melhor opção para toda e qualquer criança.
Além disso, a educação inclusiva é uma garantia assegurada em diversos dispositivos legais, tanto nacionalmente, em nossa Constituição Federal, quanto em diplomas internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. Ainda assim, não são poucos os casos em que o acesso a uma escola regular é negado a pessoas com deficiência"
Seguindo o mesmo tema, o Educa Tube Brasil indica, logo abaixo, vídeo intitulado "Escola Inclusiva", veiculado no Jornal da Justiça:



Conforme apresentação do referido vídeo:
"A Constituição determina que o aluno com deficiência tem direito e deve receber na escola todo o atendimento específico que necessitar. Para os especialistas, a convivência só traz bons resultados. A melhoria no rendimento escolar é visível, e deficiências na área social tendem a desaparecer. Mas o que fazer quando falta estrutura nas escolas?"
Ótimo material para debater sobre inclusão com a comunidade escolar.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Museu Afro Brasil apresenta a História de maneira lúdica pelo pertencimento




O vídeo acima Museu Afro Brasil, descobri na rede social e trata-se episódio 4 da série Conhecendo Museus, que visa "à valorização da história negra africana e afro-brasileira". Foi criado em 2004, e destaca a rica cultura em fotografias, pinturas, gravuras, documentos e peças no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, localizado dentro do Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP) Brasil.
Segundo dados, "o museu que abriga mais de 5 mil obras, sendo 2.163 doadas pelo artista plástico Emanoel Araújo, que teve a ideia de criar o museu e hoje é seu curador. Um sonho realizado por esse baiano para contar a história de um povo sofrido, mas que soube vencer com dignidade", valorizando a igualdade e o pertencimento, através da dança, religiosidade, culinária, a língua, as festas, os costumes, arte etc.
De acordo com outro vídeo, na Rede Vida, link abaixo, "Museu Afro Brasil, na capital paulista, conta a história dos africanos de maneira lúdica, inclusiva e digital. A jornalista Moniele Nogueira visitou o espaço cultural e mostra as curiosidades":

Museu afro apresenta história de maneira lúdica

A seguir, vídeo produzido pela Revista Nova Escola, sobre o Museu Afro Brasil, cujo tema é Trabalho e Escravidão:



quarta-feira, 9 de março de 2016

Calcule Mais: Canal gratuito no You Tube com 600 video aulas de matemática




O vídeo acima Linguagem Matemática, descobri no Canal do Ensino, via rede social digital, e trata-se de vídeo aula online do portal CALCULE MAIS, do Professor Vandeir Vioti dos Santos, que possui canal gratuito no You Tube (AQUI) com cerca de 600 vídeo aulas de matemática.
Conforme apresentação do Canal do Ensino: "O Calcule Mais é um site com vídeo aulas de matemática, com o objetivo de ajudar pessoas de todas as idades que desejam aprender e se preparar para concursos públicos, vestibulares e Enem. Nesse site, você encontrará todas as vídeo aulas separadas e organizadas por temas. O foco das aulas, vai além da explicação teórica. A prática é essencial, por isso existe uma série de resoluções e uma enorme quantidade de exercícios resolvidos para auxiliar no seu preparo."
E segundo a notícia: "O site acaba de lançar uma plataforma de exercícios".
Abaixo, link para o canal de vídeos:
CALCULE MAIS - 600 VÍDEO AULAS GRATUITAS DE MATEMÁTICA

terça-feira, 8 de março de 2016

A magia da capoeira: A alma supera os limites do corpo nesse jogo da vida


A capoeira e suas magias!#CapoeiraAngolaMãe

Publicado por Capoeira Angola Mãe em Quarta, 2 de março de 2016


O vídeo acima A magia da capoeira, descobri via Facebook da colega e amiga Carmem Luíza Silva Andrade, educadora de Rio Grande (RS Brasil e trata-se de material interessante por mostrar uma criança que mesmo sem uma perna consegue jogar capoeira com tamanha desenvoltura. A alma supera os limites do corpo nesse jogo da vida. E muitas pessoas consegue demonstrar que cada um tempos eu tempo e suas possibilidades de ter uma vida relativamente normal, se tiver a oportunidade. Todos tem uma aptidão, um talento. O esporte é um desses meios de interação.

segunda-feira, 7 de março de 2016

"Quem faz o quê em casa?": Propaganda que é uma lição de alteridade


Quem faz o quê em casa? Meninas e meninos são criados de forma desigual e na divisão das tarefas domésticas entre eles, elas sempre ficam com a maior parte. Dados da pesquisa, Ela vai no meu Barco- casamento na infância e adolescência no Brasil, realizada pela Promundo-Brasil e a Plan International, revelam que meninas ainda gastam grande parte do seu tempo arrumando a casa, lavando louça e cozinhando, enquanto os meninos estão na rua brincando e socializando. A prática, ainda "comum" em 21 cidades brasileiras aonde a pesquisa foi realizada, diminui o tempo dessas meninas em desenvolver suas aspirações, como emprego e educação, por exemplo. http://bit.ly/1RkcvxYPara refletir sobre o assunto, recomendamos esse vídeo, um comercial de uma marca de sabão em pó, direcionado para as famīlias na India, aonde 76% dos homens acreditam que "lavar roupa é trabalho de mulher". "Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?" Vale muito assistir <3 #março #MêsdaMulher #DireitosHumanos #Igualdade #Equidade

Publicado por Direitos Humanos Brasil em Terça, 1 de março de 2016

O vídeo acima, Quem faz o quê em casa?, foi indicação de minha colega e esposa Elisabete Brasil Roig, educadora em Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de propaganda publicitária de marca de sabão em pó que é também ótimo exercício de alteridade, do colocar-se no lugar do outro, e demonstra de forma didática que a mulher que é mãe, trabalha fora de casa e ainda tem as lidas domésticas sempre foi multifuncional e multifocal antes mesmo de equipamentos incorporarem estes funções e conceitos. E que num casal não deve haver apenas um que faz e o outro observa. Que as atividades devem ser divididas para evitar sobrecarga de alguém.
Direcionado inicialmente ás famílias na Índia, onde 76% dos homens acredita que "lavar roupa é trabalho de mulher", é também um vídeo universal, à medida que muitos homens, mundo afora, também consideram essa opinião como uma máxima milenar. Para refletir mais ainda o, a propaganda traz interessante slogan: "Por que só a mulher tem que lavar a roupa suja?"
Na divisão de tarefas, seja em casa, na escola ou no trabalho, o ideal é que seja equilibrada para não sobrecarregar ninguém.
Conforme apresentação do referido vídeo no Facebook, que este blog educacional, sem fins lucrativos, toma a liberdade de copiar o texto, a seguir:

"Meninas e meninos são criados de forma desigual e na divisão das tarefas domésticas entre eles, elas sempre ficam com a maior parte. Dados da pesquisa, Ela vai no meu Barco- casamento na infância e adolescência no Brasil, realizada pela Promundo-Brasil e a Plan International, revelam que meninas ainda gastam grande parte do seu tempo arrumando a casa, lavando louça e cozinhando, enquanto os meninos estão na rua brincando e socializando. A prática, ainda "comum" em 21 cidades brasileiras aonde a pesquisa foi realizada, diminui o tempo dessas meninas em desenvolver suas aspirações, como emprego e educação, por exemplo.

domingo, 6 de março de 2016

"Correndo (Perco Tudo): Videoclipe de perder o fôlego por conta de sua poesia visual




O vídeo acima, Runnin' (Lose It All) - Correndo (Perco Tudo) -, descobri por puro acaso, nos vídeos correlatos do You Tube enquanto ouvia outro. Em princípio, como escrevia um texto no notebook, apenas ouvia a canção, que me chamou a atenção. Quando resolvi assistir ao clipe, um impacto sem igual. Caraca! Pura poesia visual, com imagens aquáticas fenomenais que parecem etéreas, devido a inversões de ângulo da câmera fazendo parecer que voam pelo céu líquido. O caminhar de cabeça para baixo próximo ao espelho d'água, outra cena espetacular. De perder o fôlego mesmo!
Um videoclipe realmente espetacular para professores de artes visuais e de língua portuguesa e inglesa interagirem em atividade intertextual (música, cinema e literatura) e interdisciplinar com seus alunos, seja na tradução da letra da canção do inglês para o português, seja pela interpretação simbólica e imagética, seja pela construção de uma narrativa escrita para essa narrativa visual.
Em projetos semelhantes, unindo "Clipes que parecem Curtas", tenho me surpreendido com o poder de observação de crianças e jovens que percebem detalhes que o adulto, por mais vezes que tenha assistido a um clipe ou curta-metragem, não consegue às vezes captar com seu olhar mais abrangente.
Enfim, um dos videoclipes mais impressionantes que já assisti, por todos os elementos que o compõem e pelo impacto visual que desperta no espectador. Quem coreografou estes movimentos é genial.
Um casal mergulhado, um na profundeza, outro mais na superfície... Ambos correndo (contra o tempo? contra os contratempos?)... E o mais incrível é que o casal pouco se movimenta, mas a câmera indo em velocidade ao encontro deles que dá essa falsa impressão e magia de estarem se deslocando na água...
Abaixo, link para a tradução da canção:

Runnin’ (Lose It All), by Beyoncé (feat. Naughty Boy / Arrow Benjamin)

Observação do Educa Tube Brasil:

Após a publicação desta postagem, enviei para diversos colegas, e a amiga Kelly Demo Christ, que estou cinema na UCPEL, de Pelotas (RS) Brasil me indicou o vídeo a seguir, com making of do referido clipe, e vale a pena ver como as geniais tomadas foram feitas:



sábado, 5 de março de 2016

O guarda-chuva azul: encantador curta-metragem de animação




O vídeo acima, O guarda-chuva azul, foi indicação de meu filho Allan, que assistia na TV ao canal Disney. Trata-se de encantador curta-metragem de animação da Pixar, em que dois guarda-chuvas, um azul e outro vermelho, se encontram e desencontram no meio de uma multidão no centro de uma grande cidade em um dia de chuva. O foco está nas personagens inanimadas que criam vida e que auxiliam aquele inusitado casal a se reencontrar.
Em um mundo tão cinzento às vezes, vez em quando algo ou alguém se diferencia, trazendo cores às coisas que faz... E a arte e a cultura são essas coisas que colorem nossos dias, cinzentos ou não... A arte rompe com a mesmice e o lugar-comum, ainda que use muitas vezes de recursos simples, mas criativos...
Ótimo material para trabalhar de linguagem não-verbal, visual, com alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental em uma contação de histórias especial, em que ao invés de o professor contar a história para eles, pode registrar em áudio e/ou vídeo uma contação feita pelos próprios alunos para futura apresentação aos pais. Apenas uma sugestão de hora do conto digital. :-)

sexta-feira, 4 de março de 2016

Investigação forense no ensino e aprendizagem de conceitos de matemática, física e biologia (Didática e metodologia)




O vídeo acima Professores usam investigação forense para ensinar conceitos de matemática e física, descobri via Facebook da colega e amiga Jenny Horta, educadora do Rio de Janeiro (RJ) Brasil e trata-se de reportagem de TV sobre projeto de escola de São Paulo, em que "os alunos têm aulas de investigação forense para aprender conceitos de matemática, física e biologia. Inspirado em séries de TV sobre investigação criminal, o colégio passou a oferecer aulas extracurriculares para os estudantes do 9º ano, que aprendem a coletar evidências e a preservar a cena de um crime".
Os professores fazem curso e recebem material vindo dos EUA, utilizando tecnologia de ponta, simulando peritos dos seriados de TV.
Ainda que seja um projeto de excelência em condições ideais para tal simulação, professores e escolas públicas podem utilizar esse conceito de simulação da arte na vida, em projetos simplificados que permitam a continuidade, inspirando-se neste e adaptando-o à realidade local, da escola e da comunidade.
Seriados como CSI e outros podem proporcionar ao professor de Química, Física, Biologia e Matemática ótimos temas para aliar ao seu conteúdo programático, usando cenas, pedindo ao aluno assistir algum episódio, refletir em sala de aula sobre o sentido destas disciplinas no cotidiano, seja artístico, cultural, como social e profissional.
Como destaca o professor Tiago Eugênio, integrante deste interessante projeto: a aprendizagem é significativa para o aluno e passa a ter sentido quando este "não estuda apenas para fazer uma prova mas para resolver um problema". A resolução de problemas que está nos jogos e na educação, podem ser adaptados aos conteúdos curriculares, usando conteúdo das mídias, como seriados de TV, cinema etc, como constante no projeto em questão.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Encontro no Infinito: Poesia visual e em movimento para refletir, via Ciência de Arte




O vídeo acima Encontro no Infinito, encontrei ao visitar o portal educacional CIÊNCIA DE ARTE, e trata-se de poesia para refletir. Poesia em movimento, poesia visual, criativa e original que demonstra as possibilidades de utilização dos recursos de edição de imagens e vídeos na arte e na educação.
Recomendo outros vídeos interessantes que constam do portal e canal de vídeo Ciências de Arte, logo abaixo:

CIÊNCIA DE ARTE - PORTAL EDUCACIONAL

CIÊNCIA DE ARTE - CANAL DE VÍDEOS

quarta-feira, 2 de março de 2016

Pebolim na Terra de Gigantes? Esportividade, intertextualidade e interdisciplinaridade em grande escala na escola


Necessito <3

Publicado por Videos Whatsapp em Sexta, 29 de janeiro de 2016


O vídeo acima, que intitulei de Pebolim na Terra de Gigantes, foi indicação via Facebook de minha esposa e colega Elisabete Brasil Roig, educadora em Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de divertido, criativo e original vídeo em que pessoas se reúnem dentro de um espaço que simulando um pebolim (ou totó como alguns chamam), em escala gigante, que faz com que pessoas pareçam aqueles bonecos de plástico presos a varas para rebaterem a bola de futebol.
Ótima sugestão para professores de história (livros que inspiraram seriados antigos de TV e suas influência na arte, cultura e imaginário de uma sociedade), de português (intertextualidade entre literatura e cinema, como o livro As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift adaptado para o cinema e TV), de matemática (aula de proporção, escala, cálculos matemáticos) e educação física (jogos e esportes interativos e coletivos) se unirem em uma atividade inter e multidisciplinar, na construção de um pebolim gigante no espaço escolar.
O editor deste blog educacional, quando menino e jovem, muito praticou esse jogo e brincadeira, e o vídeo em questão demonstra que nunca é tarde para que crianças de todas as idades e tamanhos possam brincar. A expressão "Terra de Gigantes" remete a seriado antigo (uma versão das "Aventuras de Gulliver" na era espacial?), da década de 1970, que passa na TV, quando eu era um menino que usava calças curtas com suspensórios e que pode ser conferido no vídeo abaixo, encontrado no You Tube:



Abaixo, sinopse do seriado que encantou uma geração:

"Num futuro próximo (1983, segundo o episódio piloto), tripulantes e passageiros da nave sub-orbital Spindrift partem para uma viagem de Los Angeles a Londres seguindo uma rota parabólica em torno do planeta. Ao chegarem nos limites da atmosfera, o Spindrift é colhido por uma tempestade espacial e transportado para um misterioso planeta que parece em tudo igual a sociedade americana de 20 anos atrás. Porém, os habitantes e tudo o mais são em tamanho "gigante" e os viajantes se veem como 'pequeninos'. Não há muitos detalhes do governo dos gigantes mas o mesmo aparenta ser um Estado totalitário que oferece uma recompensa pela captura dos viajantes, pois temem a tecnologia terrestre superior".

terça-feira, 1 de março de 2016

Crianças nos ensinam a sermos humanos com todos os humanos (Educação Especial)


Crianças contam como é conviver com amigo autista na escolaFonte: Portal Virgula no youtubeLindo video falando sobre o Tom, filho da Silvia Ruiz

Publicado por Síndrome de Asperger - Autismo em Quarta, 1 de abril de 2015


O vídeo acima, Síndrome de Asperger - Autismo, descobri por acaso no Facebook e é um ótimo material para tratar de inclusão de crianças com deficiência na escola. Todos somos portadores de alguma necessidade especial, sem pensarmos num sentido amplo. Num sentido estrito, há a necessidade de que a Educação Especial seja pensada no ambiente escolar, promovendo a inclusão social e a interação educacional.
O vídeo em questão permite reflexão sobre como as crianças nos ensinam a sermos humanos com todos os seres humanos, independente de suas limitações físicas, neurológicas, pedagógicas, sociais...
Como comentou lá no Facebook a amiga Pâmela Gonçalves, mãe de um menino autista: "Crianças não são preconceituosas, não as ensinem a ser".
Um belo vídeo sobre Tom, filho de Sílvia Ruiz, em que "crianças contam como é conviver com amigo autista na escola".
Conviver com o diferente nos faz mais gente. A alteridade é justamente esse exercício de colocar-se no lugar do outro... E as crianças dão lição de interação...
Fonte: Portal Vírgula no You Tube.