domingo, 16 de abril de 2017

Cartografia poética: o mapeamento da Europa através das mais expressivas obras de arte de cada país




A incrível imagem acima, que batizei de Cartografia poética, descobri via Twitter do jornal El País, da Espanha e trata-se de criativo mapeamento da Europa através das mais expressivas obras de arte de cada país, destacando mestres da pintura como Picasso (Espanha), Da Vinci (Itália), Monet (França), Munch (Noruega), Klimt (Áustria), Magritte (Bélgica) etc.
Uma iniciativa que pode inspirar algum projeto semelhante unindo professores de Geografia, História, Artes e outros mais, com seus alunos, para fazer algo semelhante no Brasil, não apenas na questão das artes plásticas, mas da música, do folclore, da cultura em geral, numa espécie de colagem e mapeamento artístico, histórico e cultural de cada sociedade.
Para saber mais sobre a ideia original, recomendo visita ao link da notícia no jornal, logo a seguir:

Obras de arte por países: el mapa de Europa con sus cuadros más famosos, via El País

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Mapeando o olhar: a Geografia poética dos mapas invertidos




O vídeo acima, que batizei de Mapeamento do Olhar, descobri no Twitter de ¯\_(ツ)_/¯‏ e trata-se de criativa animação em forma de GIF que une os mapas da América do Sul e da África, formando uma surpreendente cabeça de T-Rex, justo no berço da vida.
Uma beça ideia que resolvi fazer upload no You Tube para poder compartilhar em meu blog educacional como forma de refletir justamente sobre a poética do olhar as coisas além do seu sentido usual, tentando inverter este olhar para perceber outras possibilidades ao redor, seja na Geografia, na História, na Arte e em toda parte.



Quando compartilhei este vídeo e a imagem acima, do mapa do continente americano no Facebook, que lembra o formato de um imenso pato... (Donald?...), o colega e amigo Paulo Medeiros, educador de Currais Novos (RN) que reside e trabalha em Blumenau (SC), Brasil (que foi também meu orientando na especialização em Mídias na Educação), e que me indicou outros mapas, como do estado de Santa Catarina (SC), que lembra a silhueta da cabeça de uma mulher de pescoço longo e a de seu estado natal, o Rio Grande do Norte (RN) que colocada de cabeça para baixo parece um enorme elefante com tromba e tudo.





Como fotógrafo amador, vivo tirando fotos oblíquas, de pontos conhecidos das cidades em que visito e muitas vezes até moradores delas não reconhecem aquelas imagens, pois foge do lugar-comum, e provoca uma poética do olhar.
Este blog educacional e seu editor propõe a partir destas imagens e GIF um projeto a outros educadores, unindo arte, cultura, história, geografia, arte e muito mais, em pesquisas na internet, em visitas ás bibliotecas e em saídas de campo procurando captar imagens invertidas de outras coisas que possuam ser associadas ao conteúdo. Desafio feito, aguardando imagens para divulgação!