domingo, 21 de abril de 2019

Tens a palavra: nosso patrimônio artístico, cultural, social e universal é a Palavra




O vídeo acima Vive Literland. Tienes la palabra, trata-se de vídeo de apresentação do canal Literland, de Madrid, Espanha, que "tem o propósito de produzir conteúdos audiovisuais literários, realizar resenhas e ampliar os pontos de encontro com uma comunidade que já supera as 700 mil pessoas" nas redes sociais, como Twitter e Facebook".
Para o portal Literland: "Nuestro patrimonio es la palabra".
Alguém já disse que "nossa pátria é a nossa língua", e digo que a pátria da humanidade é a Literatura e a Arte em geral, pois mantém nossa dignidade humana e nossa sanidade mental.
Como editor deste blog, além de professor de Literatura, Filosofia, Produção Textual Tecnologia e Pedagogia, sinto no dever de compartilhar esse audiovisual que é um primor de valorização do livro, mostrando em poucos segundos a importância do livro e da leitura, desde a seleção das letras, da confecção da capa, de toda a arte que envolve a fabricação do livro, que é uma pequena passagem para um universo paralelo, máquina do tempo e teletransporte para outros mundos possíveis. br /> Valorizar o meio - o Livro - e o conteúdo nele impresso, através das palavras, que podem ser mágicas para o leitor é ato relevante e compromisso deste blog educacional.
Viva o Livro. Viva a Leitura. Viva as palavras organizadas em prosa e verso, que dão sentido e significado à vida dos leitores, mundo afora, por eras e eras...
Abaixo, links para o canal de vídeo e redes sociais do Literland:

Canal de Vídeo - Literland

Literland no Twitter

Literland no Facebook

sábado, 20 de abril de 2019

Diálogo atemporal, universal e tremendamente atual entre cinema, educação, religiosidade e sociedade




A cena acima entre Jesus e Judas, no filme A Última Tentação de Cristo, que encontrei na rede social, é emblemática, pois trata-se de um diálogo atemporal, universal e ainda tremendamente atual: "Se você não muda o que está dentro das pessoas, o ódio, o veneno, a ganância, você só mudará os romanos que estarão nos dominando. Mesmo se você sair vitorioso, ainda estará cheio de veneno. Você tem que quebrar a corrente da maldade".
Diante dessa onda de intolerância, discurso de ódio, xenofobia, racismo, discriminação, misoginia e tudo mais, chega ser curioso que o que mais propagam isso, trazem nos perfis e avatares a expressão "cristão", "cidadão de bem", "patriota" e outras que são tão contraditórias a suas ações extremistas.
A arte em geral, e a literatura e o cinema, em especial, em seu diálogo intertextual, sempre provocam em espectadores e leitores profundas reflexões, como essa cena do referido filme de Martin Scorsese, de 1988.
Trabalhar com cenas de filmes aliadas a trechos de livros, com clipes e poesias, "tudo vale a pena se alma não é pequena", já disse Fernando, uma Pessoa singular falando sempre no plural. No dia que aprendi que "!Navegar é preciso, viver não", trata-se de precisão por equipamentos e não de necessidade, esses versos, o poema e a própria poesia no sentido amplo passou a ter outro significado pra mim. Dar significação ao processo educacional, mostrar a importância da socialização, do aprender uns com os outros, do motivo de aprender Literatura, Matemática e qualquer outra disciplina, abre a mente do aluno para o próprio sentido do viver.
Entre o Cristo histórico e o religioso, entre o literário e o filosófico, quantos ensinamentos podemos ter com as passagens bíblicas, suas parábolas e metáforas, independente de ser religioso ou não.
A arte a cultura e a sociedade precisam sempre dialogar.
br />

MozART Group: arte, criatividade, inovação e multifuncionalidade (a arte em toda parte)




O vídeo acima, MozART Group, foi indicação via Faebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora de Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil e trata-se de performance incrível de grupo de músicos criativos, inovadores e multifuncionais que aliam ao seu fazer musical, outras atividades: quando um dedilha as cordas de um violino, joga ping pong sozinho, mantendo o ritmo com a bolinha e a raquete, além de cantar e fazer o 4 com as pernas, numa irreverência; o outro músico, que segue os acordes da canção, usando um balão de borracha, controlando a emissão de ar e som, e valendo-se do humor.
MozArt um jogo de palavras com o grande mestre Wolfgang Amadeus Mozart e com a própria Arte que está em toda pArte, como indicam esses fantásticos músicos, que retiram sons dos objetos inesperados.
Assim age o arte educador, o educador do século XXI, valendo-se não apenas do conteúdo formal, mas da informalidade, de sua bagagem artística e cultural, incluindo, a arte e cultura em seu fazer pedagógico: cinema, música, dança, teatro, esportes, literatura etc.
Sempre digo que nenhuma escola - principalmente as públicas - funcionaria a contendo sem esses professores multifuncionais, quase transformers, que são além de profissionais do saber, em parte psicólogos, pais substitutos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, confidentes e muito, muito mais. Profissionais que além de prepararem aulas, provas trabalhos, fazerem avaliações, saídas de estudos etc, ainda trazem de sua experiência de vida muitas manifestações artísticas e culturais para qualificar suas aulas. O bom professor está sempre pensando em trazer novidades para suas aulas, para motivar, inspirar, cativar e encantar seu alunado.
A Metodologia dos músicos, os recursos que utilizam além dos instrumentos musicais, e sua didática a forma de passar o conteúdo para a plateia é uma boa metáfora do arte educadora numa sala de aula.
Inovar é transformar coisas e gentes dando a elas novas funções... E o vídeo é uma pequena aula prática de inovação.
Quando o editor desse blog educacional diz que "A arte está em toda parte", não é apenas exercício de retórica, mas a pura realidade, e muitos exemplos que são incorporados a este diário virtual comprovam essa alegação.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Desafio matemático: educação física contribuindo para os estudos de matemática




O vídeo acima DESAFIO MATEMÁTICO, descobri na página do Facebook Educação Física Escolar e achei bem criativo, interessante e divertido, pois une de forma interdisciplinar duas áreas: Educação Física e Matemática, através de jogos de raciocínio. Vejam a seguir a proposta de prática escolar realizada pela professora Tarcilene Idalgo de São Paulo, Brasil.
Consiste em:
Primeiramente criar "duas equipes de igual número. Aumenta-se a dificuldade a cada rodada.
Somará 10 pontos à equipe que:
1. Completar a tabela de 9 números em ordem crescente, colocando um cone em cada número, na respectiva ordem;
2. Realizar a Conta de apenas um algarismo mentalmente primeiro e colocar o cone no resultado da tabela;
3. Realizar a conta de dois algarismos (aqui à equipe escolhe um aluno para ser o escrivão, que ficará por conta de realizar as contas no papel em caso de dúvida).
4. Realizar a conta de três algarismos (com ajuda do escrivão).
5. Resolução de situações problema.
Os alunos adoraram participar dessa atividade e os alunos com maiores dificuldades sentiram-se seguros com a ajuda de um amigo para auxiliar à equipe.
[Por fim,]A professora aproveitou colocando prova de corrida, juntamente com obstáculos. À equipe que falasse o resultado primeiro ganhava um ponto e a que terminasse a corrida primeiro, com o resultado correto na tabela ganhava dois pontos!"

Interdisciplinaridade na prática escolar. Uma boa indicação que o Educa Tube Brasil recomenda.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Oceano perpétuo: animação revela que movimento dos oceanos lembra quadros de Van Gogh




O vídeo acima, Oceano perpétuo, descobri no Facebook, na página Nota Terapia, que destaca animação divulgada pela a agência espacial norte-americana (NASA), em que o movimento dos oceanos lembra, e muito, aos quadros do pintor holandês Vincent Van Gogh. Por sinal, tudo que Vincent produziu de arte é genial e muitas postagens nesse blog destacam e comprovam isso.
O vídeo foi apresentado na página The Earth History (A História da Terra) e, confirme o Nota Terapia, "(...) foi produzido pela JPL e pelo MIT como parte do modelo de circulação global criado por estas instituições, com satélites e medições dos padrões das superfícies oceânicas. A ideia é possibilitar a visualização as correntes em larga e pequena escalas que movimentam nossos oceanos. A comparação com Van Gogh, que poderia parecer forçada, nos dá uma pista interessante, não só para entender o movimento dos mares, mas da potência da arte: ao contrário do que se pensa o oceano não se movimento em grandes blocos, ou frentes, mas em milhões de pequenos movimentos circulares que se organizam e reorganizam entre si".
A matéria fala em "desarmonia harmônica" que é a sensação que a obra de Van Gogh nos traz e que os oceanos trazem em seus movimentos também. A arte imita a vida que imita a arte. A arte está em toda parte e a Natureza é a artista primordial e autêntica. Nós, humanos, somos apenas seus copiadores.
Uma série de figuras geométricas e harmônicas estão nas obras de Vincent e nos oceanos do mundo. Algo genial. Tal qual a proporção áurea descoberta por Pitágoras e a matemática em toda parte.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Experiência imersiva deslumbrante: caminhe pelo interior dos quadros de Vincent Van Gogh




O vídeo acima, que descobri no Facebook, que denominei de experiência imersiva deslumbrante, demonstra toda a genialidade e beleza da obra de Vincent Van Gogh, talvez o maior pintor de todos os tempos.
Através de imensas projeções em paredes de um amplo espaço, o observador se sente literalmente dentro das telas do genial pintor holandês, numa imersão em 360 graus impactante que nenhum jogo eletrônico poderá simular. Algo que, na devida proporção, poderia ser pensado por arte educadores em seu fazer pedagógico, utilizando o datashow para projetar imagens de fundo nas paredes das salas de aula para que os alunos possam criar seus cenários digitais para a elaboração de curtas-metragens, adaptando contos e outros materiais, literários ou não.
O vídeo acima traz uma bela inovação com o conceito de projeção de imagens, tornando-as em três dimensões.