quinta-feira, 15 de maio de 2025

Canção infantil de César MC: "react" do clipe e redação para o Enem [música, filosofia, psicologia e sociedade]




O vídeo acima, CANÇÃO INFANTIL, de César MC, foi-me indicado anos atrás, por aluna, dentro do projeto Clipes que parecem Curtas, pois traz tema atual da violência, e, com alguns ajustes, poderia ser adaptado à redação dissertativa-argumentativa do Enem, pois tem afirmação de que "A vida é uma canção infantil" e em seguida começa a explicar, através de diversos exemplos entre as diversas realidades sociais, cheio de alusões, menções, repertórios socioculturais remetendo ao imaginário dos contos de fadas e as histórias nada infantis das comunidades brasileiras, fazendo uma relação entre texto e contexto, tempo e espaço, contos e cantos.
Recentemente, reutilizei o clipe em questão, e pesquisando sobre o mesmo, achei diversos REACT's [reações] ao referido audiovisual, seja no campo da teologia e filosofia, seja na medicina e psicologia, como os vídeos a seguir, que ampliam o debate sobre o clipe e seu tema, e as múltiplas possibilidades de uso dele em variados campos do conhecimento, comoa literatura, a poesia o RAP:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Aqui, vídeo REACT de outra canção de César MC, chamada Ligação Perdida:



domingo, 11 de maio de 2025

O poder da sua voz: vídeo de "Histórias da Alma" que serve à aula integrada de filosofia, sociologia e empatia




O vídeo acima, O PODER DA SUA VOZ, que considero uma aula de filosofia e empatia, a partir de fragmento de vídeo que encontrei primeiro no Instagram de Luiz Claudio Monteiro, demonstra de forma prática, didática e pedagógica o que é o sentido de justiça e serve como dinâmica inicial para falar de outros valores éticos e morais em sociedade.
O referido vídeo, que encontrei também na versão original, no canal do YouTube Soul Stories by Fearless Soul [Histórias da Alma por Alma Sem Medo, tradução livre], pode ser assistido logo abaixo, foi escrito, dirigido e produzido por Chiara Gizzi. Segundo dados, o vídeo foi inspirado na história original do Dr. Joerg Storm, no LinkedIn, e acredito que sirva para introdução a aula sobre filosofia, sociologia, direito e muito mais, pois a cena de um professor [em um experimento social] expulsa um aluno de sua sala de aula sem que ninguém se intrometa ou defenda a aluna serve para discutir valores, limites, ética, moralidade, empatia, alteridade, justiça etc.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

sábado, 3 de maio de 2025

Clipes que parecem curtas: Glósóli e a metáfora da educação através da simbologia de imagens e de hipnótica canção




O vídeo acima Glósóli [do islandês "sol brilhante", em tradução livre], da banda Sigur Rós [Rosa da Vitória], toda vez que o editor do Educa Tube Brasil vê, percebe outras nuances neste clipe que parece um curta-metragem. Seja a intertextualidade, na cena final com o clássico Peter Pan e a Terra do Nunca, seja uma metáfora do próprio ato de educar, em que sempre precisa ter alguém à frente, um batedor, que ao bater o seu bumbo mantém o ritmo, seja de um exército, uma tropa, um grupo, uma turma, tal qual um professor que reúne um grupo de jovens para emancipá-los da mesmice e do lugar-comum, levando-os a uma viagem do conhecimento.
Como na cena final, só consegue voar, fazer seus "aeroplanos" decolar, aqueles que acreditam que os sonhos podem se realizar, que creem em si mesmos. O menininho que ficou pra trás, por não estar no memso ritmo da turma, ao invé sde voar, acaba por mergulhar em si.
Há no meio do clipe um corte, em que a menina que segura a mão do menino do bumbo e adormece. E tudo dali em diante poderá ser tão-somente um sonho dentrod e um sonho...
Educadores, sejam pais ou professores, são esses tocadores de bumbo, que reúnem um coletivo em torno de ideias, conceitos, muitos mais do que apenas fórmulas e equações, fazendo a grande poesia dos dias despertar em cada um, valorizando habilidades e competências. Emancipando corações e mentes, pois o impossível é um limite; os sonhos podem se tornar realidade, basta acreditar e lutar por eles.
Numa possível continuação de Grósóli, logo abaixo, conecto outro clipe da Sigur Rós Hoppípolla ["pular em poças", tradução livre], um audiovisual mágico que parece um curta fantástico, remetendo também ao filme Cocoon [1985], de Steven Spielberg, quando idosos retomam o espírito da infância ao receberem a visita de alienígenas e aos versos do Clube da Esquina 2 [1978], de Flávio Venturini "Os sonhos não envelhecem" :



Vejam logo a seguir o trailer do filme Cocoon e o clipe de Clube da Esquina 2:





Intertextualidades múltiplas para discutir arte, cultura, cinema, educação e sociedade.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

O drama britânico e a realidade brasileira de educadores e da educação: um "reality show" que poucos assistem e muitos palpitam




A poderosa cena acima é de episódio da série britânica "Waterloo Road" que dramatiza situações do ambiente escolar, não apenas do Reino Unido, mas que poderia ser reflexo das escolas brasileiras e outras nacionalidades, pois traz um diálogo entre dois professores que poderiam estar vivendo e trabalhando em uma escola de qualquer país, pois a realidade da maioria dos educadores, transformados por um sistema mecanizados, robotizado é de torná-los "burocratas do saber" inundados por diversas pressões e atividades mais administrativas do que pedagógicas: aprovação por causa de índices que remetem a verbas públicas ou privadas; diversas planilhas, dados que deveriam ser tabulados e analisados por outros setores; planejamentos detalhados que consomem tempo para preparação de materiais didáticos e pedagógicos; poucos recursos metodológicos e de infraestrutura; baixos salários e falta de incentivo; carreira desvalorizada e atacada por extremistas etc.
Uma reflexão profunda, realista e necessária que trago do Instagram do perfil Coração de Professor, neste Dia do Trabalhador [01/05], que é uma questão atemporal e universal: a valorização da educação, a defesa de um plano de carreira que motive e reconheça o valor dos educadores, o papel social relevante do professor e muito mais.
Ser a realidade da sala de aula, da escola, da própria educação fosse televisionada, como num reality show, teria tamanha audiência como nesses programas que simulam fofocas com atores canastrões numa mansão sem nada fazer durante meses? Com certeza "há mais coisas entre o céu e a terra que pode supor nossa vã televisão"...
Este vídeo é uma necessária provocação pedagógica e social, pois uma sociedade adoecida acaba adoecendo seus integrantes [o número de professores afastados por problemas de saúde mental ou que se demitiram só vem aumentando]. Um mundo individualista, consumista, narcisista combate uma educação cidadã, emancipadora, solidária. Escola é uma fábrica de sonhos não uma indústria de consumidores e de mão de obra barata para o mercado. Escola não é mero preparatório para outras instâncias: universidade, trabalho. Escola promove socialização, valorização de talentos, senso crítico, habilidades e competências para a Vida e para o Mundo! Pra que estudar física, matemática, química, biologia, história, literatura, sociologia, filosofia, artes? Pra não ser um negacionista, terraplanista, ora bolas! Para que nessa grande fábrica de sonhos a matéria-prima [o aluno] durante sua "linha de produção" de informações, geral ao final do processo, não um produto comercializável, mas um conhecimento geral, e não a cultura inútil de dancinhas e vídeos monetizaveis nas redes sociais digitais.
A escola é uma das primeiras redes sociais, após a família! E como tal, seu papel é fundamental na construção de valores e limites, muitas vezes sonegados aos jovens no período anterior ao ingresso no ambiente escolar. O papoel social da educação é de instrução, a educação em sentido ampla cabe primeiro à família, que tem terceirizado às "babás eletrônicas" [smartphones, videogames, tablets etc], como visto em outro seirado britânico, chamado ADOLESCÊNCIA. Um chamado à realidade dramática que muitas escolas e professores estão vivenciando mundo afora. Pausa pra reflexão...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.