domingo, 22 de maio de 2022
A metáfora da amizade e do coleguismo: tartarugas se unem para desvirar outra num exercício de empatia e alteridade
O vídeo acima, "Tartarugas se unem para desvirar outra tartaruga", foi indicação via WhatsApp pela amiga Faby Cruz, professora, supervisora e colega de projetos escolares, em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.
Trata-se desses vídeos amadores, mostrando um flagrante inusitado, que justamente demonstra de forma didática os conceitos de empatia e alteridade, mas, além disso, de amizade e coleguismo, de como em situações adversas, pode-se contar com um trabalho em equipe para resolver problemas individuais ou coletivos. O que chamamos de inteligência coletiva, tão necessária nesses tempos pandêmicos e com ares de distopia.
Quando unimos forças e objetivos em comum, ninguém de fato fica para trás. Cada elo de um grupo é fundamental para manter o espírito de equipe. Saber perceber o amigo e/ou colega que precisa de uma ajuda para ranspor desafios é exercício de sensibilidade, de civilidade e cidadania, também.
Um pequeno audiovisual sobre uma situação corriqueira, mas que permite diversas reflexões no ambiente familiar, escolar, do trabalho e da sociedade em geral.
O futuro, não apenas da educação, mas da sociedade, é a colaboração e cooperação. Colaboração, quando requer alguém mediando outros [alunos orientados por um professor, trabalhadores orientados por um encarregado, etc]; cooperação quando todos estão no mesmo nível de conhecimento [professores, médicos, advogados etc], que podem unir forças e informações em prol de um objetivo em comum.
Material que serve para múltiplas aplicações também, como em atividades envolvendo sociologia, filosofia, geografia, história, educação ambiental, etc.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
aprendizagem,
biologia,
cidadania,
ciências,
colaboração,
cooperação,
educação,
filosofia,
meio ambiente,
sociedade,
sociologia
terça-feira, 17 de maio de 2022
Esculpindo o mundo: a arte em pedra de Jon Foreman [mosaicos na praia]
O video acima, Sculpt The World - Astral Explosion, encontrei no YouTube, appos receber vídeo semelhante via Whatsapp de minha prima Rejane Klaes. Trata-se da arte em pedra [e também com areia] do escultor e criador de mosaicos gigantes Jon Foreman, aqui perfil dele no instagram: https://www.instagram.com/sculpttheworld/.
Jon diz considerar sua técnica uma terapia também, além de uma arte que envolve elementos da natureza [pedras e arreia]. E o resultado é genial, pela beleza dos masacios e formas criadas, algo que lembra os Crop Circles, aqueles misteriosos círculos nas plantações da Inglaterra, que surgem do nada, sem ainda uma explicação consistente [farsa, discos voadores etc].
Jon Foreman, que é homônimo de um cantor, é um criativo e original escultor que embeleza o meio ambiente com sua arte, esculpindo o mundo, como diz em sua série de vídeos sobre o tema e que servem como inspração, não apenas para professores de artes, como outros educadores.
Abaixo, outros vídeos com as obras do artista em questão:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
quinta-feira, 12 de maio de 2022
SBPC vai à Escola: iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [canal de vídeos no YouTube]
O vídeo acima, SBPC vai à escola, descobri no Twitter Ciência Hoje e trata-se da iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência [SBPC], através de projeto "[...] criado nos anos 80 pela Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro e ganhou o País com a presença de cientistas nas escolas, promovendo a divulgação da ciência e o intercâmbio de conhecimentos entre professores e estudantes."
Uma belíssima iniciativa de divulgação e popularização científica que, conforme apresentação do referido canal no YouTube, "[...] visa a promoção de atividades de divulgação da ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, abrangendo, ainda, atividades voltadas à formação de professores de ensino fundamental e médio."
Ainda, de acordo com sinopse, "[...] Em 2015, o 'SBPC vai à Escola' foi ampliado nacionalmente, com suporte financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e de agências financiadoras, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De lá para cá, centenas de escolas participaram do programa, impactando milhares de estudantes e professores. São dezenas de atividades realizadas todos os anos, que levam conhecimento, inclusão, cidadania e fomentam o interesse científico de milhares de brasileiros por todos os cantos do País."
O Educa Tube Brasil recomendo visitação ao canal SBPCnet, bastando clicar no link a seguir:
SBPCnet
Conheça o site da instituição também:
SBPC - Portal
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 7 de maio de 2022
A personalidade autoritária como base do cotidiano: sobre a importância da educação, em geral, e da filosofia, sociologia e história, em especial
O vídeo acima, A personalidade autoritária como base do cotidiano, descobri no YouTube e é um precioso material para reflexão e debate, entre outras temas, como Memória e História, mas principalmente sobre "a importância da educação em geral e da filosofia, sociologia e história em especial", pois promove um choque de realidade, através da análise da genealogia do autoritarismo, feita pelo professor Flávio Ricardo Vassoler.
Um vídeo de pouco mais de 15 minutos que permite uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de filosofia, sociologia, história, além de língua portuguesa, produção textual, geografia etc. Um diálogo entre as áreas de Humanas e Linguagens.
Um audiovisual muito didático e pedagógico que pode, inclusive, servir como suporte aos estudos para o Enem, justamente por abarcar diversas áreas do conhecimento em sua abordagem analítica e crítica.
Um material terrivelmente atual.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
segunda-feira, 2 de maio de 2022
"Mais armas, mais feminicídio": campanha contra as armas de fogo e em defesa da vida das mulheres
O vídeo acima, Mais armas, mais feminicídio, descobri via Linkedin de Rosi Escobar, produtora audiovisual da cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e trata-se de campanha contra as armas de fogo e em defesa da vida das mulheres expostas a violência urbana e familiar.
O audiovisual "Com apoio do AEQSE e do Coletivo Feminista 4D, esta é uma campanha realizada em parceria com a ONG CEPIA. Jacqueline Pitanguy, coordenadora, explica no texto abaixo o quanto armas de fogo em casa desrespeitam a disposição constitucional de coibir a violência intrafamiliar e oferecer apoio e proteção às vítimas da violência doméstica."
Confrme apresentação do vídeo, feita por Jacqueline PItanguy, "Pesquisa recente (DataFolha, Dezembro de 2018) indicou que 61% da população brasileira não querem esses instrumentos letais em suas casas. Essa porcentagem ultrapassa os 70% no caso das mulheres. Não se trata de paranoia: mulheres se sentem mais inseguras porque, de fato, estão mais inseguras".
Material de apoio para produção textual visando a redação para o Enem, abordando temas como violência contra a mulher, feminicídio, sociedade, cidadania, constitucionalidade, segurança pública e muito mais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 1 de maio de 2022
Dois pilotos [de mountain bike e de drone] simulando jogo eletrônico, tipo GTA ou Downhill Domination do Playstation, pelas ruas de Valparaíso [Chile]
O vídeo acima, A melhor filmagem de Drone FPV? (Mountain Bike Extremo), descobri primeiro no Tik Tok e depois o encontrei no YouTube e é algo genial, pois mostra a sintonia e sincronia de dois pilotos, um de bike e outro de drone, parecendo simular um jogo eletrôncio como GTA ou Downhill Domination num console, como Playstation, só que pelas ruas da cidade de Valparaíso, o Chile, e o resultado é sensacional.
A habilidade de Nicholi Rogatkin, piloto de drone, aliada a de Tomas Slavik, piloto de Mountain Bike.
Eis o futuro da educação, da sociedade e do mundo, saber mesclar habilidades e competências, buscando um objetivo em comum, numa sintonia e sincronia perfeitas, numa empatia entre o homem, as máquinas e o meio.
Vejam abaixo uma cena do jogo Downhill Domination em 4K:
Segue também outro audiovisual do jogo GTA - Grand Theft Auto, chamado de Rolê de bike na chuva com a galera. ;-)
Um audiovisual que propõe um outro tipo de "Gameficação da vida".
Um rico material para ilustrar uma proposta de projeto coletivo entre alunos e professores, entre colegas de sala de aula ou de empresa, aliando essas habilidades múltiplas e as competências coletivas, nos ITINERÁRIOS FORMATIVOS [e suas didáticas e metodologias], sejam eles do Ensino Médio ou da vida e do mundo do trabalho.
Saber unir o conhecimento prévio do aluno ao conhecimento formal da escola, eis o grande desafio do educador do século XXI, valendo-se de diversas linguagens e recursos, principalmente os tecnológicos, além dos metodológicos e didáticos. Um drone ou uma câmera de celular acoplada a uma atividade escolar, documentando a prática escolar de professores e alunos poderá ser, de uma grande aventura a um ótimo repositório institucional, documentando projetos e proposas criativas e inovadoras no ambiente educacional.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Marcadores:
criatividade,
drone,
educação e tecnologia,
esportes,
gameficação,
games,
metodologia,
recursos tecnológicos,
reflexão,
tecnologia,
videogame,
vídeos diversos
Assinar:
Postagens (Atom)